Animais de estimação ideais para crianças pequenas

maio 4, 2019
Há inúmeros animais que não requerem muito cuidado, ou que requerem cuidados muito simples, o que os torna ideais para crianças pequenas.

Os benefícios que as crianças obtêm ao ter animais próximos enquanto crescem estão mais do que comprovados. Eles não apenas as ensinam a respeitar, amar e a serem responsáveis, mas também podem prevenir alergias e doenças. Estes são alguns dos animais de estimação ideais para crianças pequenas que você pode considerar se deseja expandir a sua família.

Animais de estimação ideais para crianças pequenas

Ter animais em casa é benéfico, e muitos estudos científicos têm provado que ter um cão ajuda a ter um estilo de vida menos sedentário, que as pessoas com gatos estão menos propensas a terem problemas cardíacos e, em geral, passar tempo com os animais aumenta a liberação de serotonina, o hormônio que causa uma sensação de bem-estar.

No entanto, nem todos os animais podem se divertir com as crianças pequenas em casa. Cada família específica tem suas próprias necessidades, mas geralmente as crianças pequenas são menos qualificadas, controlam pior sua força e têm menos paciência que os adultos.

Portanto, como animais de estimação ideais para crianças pequenas, os animais que não precisam de muita atenção ou cuidados especiais são mais recomendados. Há animais que exigem pouca atenção e que podem ser felizes vivendo com crianças pequenas e adultos.

Não devemos nos esquecer de que um animal de estimação não deve ser de exclusiva responsabilidade das crianças. O pequeno pode se encarregar de algumas tarefas, para aprender sobre responsabilidade ou rotinas, mas um adulto deve sempre ser o zelador final do animal. Além disso, quando a criança e os animais interagem, por segurança, eles devem sempre ser supervisionados por um adulto.

1. Peixe

Os peixes são animais de estimação clássicos entre as crianças: ocupam pouco espaço, pois devem viver dentro de um aquário. São animais que exigem pouco cuidado: depois de condicionar adequadamente o aquário, você só precisa se preocupar em alimentá-los e manter a água limpa.

Peixes em aquário

Os peixes, por essa razão, são um dos animais de estimação ideais para as crianças pequenas: elas podem cuidar de alimentá-los e serem responsáveis ​​por saber quanta comida lhes resta. A limpeza, por ser um processo mais complicado, deve ser feita por um adulto.

2. Aves

As aves têm uma situação semelhante, porque elas precisam de pouca atenção: como geralmente vivem em um espaço pequeno e se limpam, elas precisam de pouco cuidado. No entanto, há aves que pedem mais interação do que outras, e como a gaiola precisa ser limpa, elas podem ser consideradas um pouco mais avançadas nas responsabilidades das crianças pequenas.

Aves ideais para crianças pequenas

3. Insetos: um formigueiro

Ter um formigueiro em casa pode ser uma experiência educacional e edificante para crianças pequenas. As formigas precisam de muito pouco cuidado: de vez em quando você precisa dar-lhes um pouco de comida e umedecer o seu ambiente. O resto, elas fazem sozinhas.

Formigas

Não é preciso muita responsabilidade para cuidar de um formigueiro, mas isso estimula a paciência em crianças pequenas: os resultados de vê-las crescer e construir o formigueiro levam semanas, embora o esforço valha a pena.

4. Hamster

Hamsters estão frequentemente entre os outros animais de estimação ideais para crianças pequenas. Esses roedores são independentes, então não exigem muito. A manutenção e o cuidado de sua gaiola também são simples e eles podem receber uma dieta variada, a qual as crianças pequenas podem fornecer.

Animais de estimação ideais para crianças pequenas

No entanto, devemos ter em mente que os hamsters são muito frágeis fisicamente: as crianças que não controlam sua força não devem retirar os roedores de sua jaula, porque elas podem machucá-los sem querer. Também é conveniente lembrar que nem todos os hamsters são sociáveis e muitos podem não querer ser pegos ou acariciados.

5. Cães

Apesar de todos esses animais anteriores, o animal por excelência nas casas é o cão. A responsabilidade pelo cuidado de um cão não pode cair sobre em uma criança pequena: ele deve sair na rua, deve ser educado por um adulto, sua dieta deve ser supervisionada…

Menina pequena com cachorro

No entanto, o cachorro é um ótimo professor para as crianças pequenas: eles são pacientes e brincalhões, mas também empáticos e, à sua própria maneira, responsáveis. Eles são ótimos comunicadores e podem se tornar grandes amigos para as crianças da casa.

Cada cão tem uma personalidade diferente, mas em geral nem todas as raças de cães são adequadas para viver com crianças pequenas ou em casas muito agitadas: entre as raças que tendem a se adaptar melhor estão os labradores, os bretões e os pointers.

Os bichos de estimação podem ser ótimos professores para as crianças pequenas: eles as forçam a seguir rotinas e serem responsáveis ​​e pacientes. Além disso, eles podem ser grandes companheiros e amigos dos pequenos da casa.