Descubra os magníficos Schnauzer
Gostaríamos de apresentar um dos nossos cachorros preferidos, o Schnauzer. Trata-se de um raça de cachorro originária da Alemanha. Seu nome vem da palavra alemã schauze, que significa “focinho” e está muito relacionada com outra palavra, schnauzbart, que significa “bigode”, algo muito característico desde cachorro.
São cachorros indicados para viver em família, também são guardiões e muito inteligentes. Se você estiver pensando em adotar um cachorro, o Schnauzer é uma ótima escolha. Quer saber como eles são? Descubra abaixo.
As qualidades do Schnauzer
Suas características
Fisicamente, os Schnauzer caracterizam-se por sua barba e sobrancelhas grandes. Podem ter quatro variedades de cor, como sal e pimenta, preto e prata, preto sólido e branco puro.
Costumam ter um tamanho de 44 a 50 centímetros e ter uma esperança de vida de 14 anos. Conforme o tamanho, existem três variedades, Schnauzer miniatura, Schnauzer padrão e Schnauzer gigante.
O caráter
Schnauzer é sinônimo de inteligência e carinho. Possuem muitas qualidades, já que são pacientes, muito defensivos, atentos e ativos, embora às vezes um pouco teimosos.
Por tais características são considerados cachorros de família, além de se darem muito bem com as crianças da casa.
É um perfeito cão de guarda, pois costumam estar bastante alertas aos possíveis perigos que não apenas podem afetá-lo, mas afetar toda a família.
Por seu um cachorro com uma grande inteligência, é recomendável treiná-los e ensiná-los desde pequenos.
Os cuidados de um Schnauzer
Embora esta raça não precise de cuidados especiais, deve-se ter em conta alguns conselhos, sobretudo em relação aos cuidados com seu pêlo. Isso é muito importante, já que estes cachorros preciosos são reconhecidos por seu particular corte de pêlo chamado “stripping”, o que gera muita polêmica.
Este corte de pêlo costuma ser feito em cachorros que irão competir, e a técnica pode lhe causar danos. Se o pêlo desta raça não for cortado dessa maneira, seu aspecto não vai ser o de um Schnauzer.
Seguindo os cuidados com o Schnauzer, deve-se penteá-lo diariamente, dando especial ênfase à barba e ao pelo das pernas.
Além disso, seus bigodes e sua barba devem estar sempre bem limpos e higienizados, mas não acredite que ele vai deixar você mexer tão facilmente; por isso, é necessário acostumá-lo desde filhote.
Os bigodes têm de estar sempre bem limpos, deve-se lavá-los semanalmente com um xampu neutro, mas não precisa lavá-lo inteiramente, somente esta parte que normalmente se suja com muita facilidade.
As doenças mais comuns dos Schnauzer
Há uma doença característica desta raça chamada síndrome de comedão. É um problema de pele caracterizado por uns pontos pretos, principalmente nas costas.
Parece que a causa é genética e aparece principalmente nos Schnauzer em miniatura. É muito importante que você procure um veterinário para que ele o medique e impeça a doença de avançar.
O Schnauzer também é propenso a padecer de problemas oculares como a catarata, embora possa ser operada se detectadas a tempo.
A doença de Legg-Perthes costuma aparecer entre os 4 e 10 meses. Os sintomas são fortes dores e coceira nas patas dianteiras, podendo desencadear uma atrofia muscular.
Por tais motivos, deve-se procurar imediatamente um veterinário para início imediato de tratamento.
O Schnauzer e o Agility
O Agility é um esporte ou variedade competitiva muito benéfica para o cachorro. Nesta competição, deve ser demonstrada habilidade e inteligência, além de estabelecer um forte vínculo entre o cachorro e seu dono.
Consiste basicamente em passar uma série de obstáculos no menor tempo possível. Neste esporte, o dono é o que guia e o acompanha sem usar nenhum brinquedo ou prêmios.
O dono também não pode encostar ou passar os obstáculos, apenas poderá usar suas ordens e a linguagem corporal. Isto porque o Schnauzer é um perfeito competidor, possuindo as qualidades necessárias para ganhar qualquer competição de Agility.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.