Dez conselhos para ter um cão equilibrado

Dez conselhos para ter um cão equilibrado

Última atualização: 18 Novembro, 2017

Um cão equilibrado é um cão feliz. Mas, para ser feliz, sentir-se bem e viver uma vida plena, estes animais domésticos requerem uma série de fatores que lhes ajudem a se desenvolver plenamente. Saiba como manter os seus animais de estimação saudáveis de corpo e mente.

O que é necessário para um cão para viver em harmonia?

Uma família equilibrada

Para poder ser feliz, o cão deve se sentir parte de uma matilha. Em um local onde seus membros se respeitem e se amem. Se o ambiente no lar não é o mais adequado, ou se as relações são conflituosas, o animal ficará estressado e dificilmente poderá viver tranquilo, assim como seus donos.

Ter claro os seus limites desde pequenos

Um cão equilibrado precisa de disciplina. Os cães devem saber desde filhotes qual é o lugar deles no grupo e, portanto, as coisas que são permitidas e as que não são. A disciplina também inclui seguir ordens. Para isso, eles precisam receber comandos claros e inequívocos, ditos com um tom de voz firme.

Filhote de Corgi com cesta de frutas

Os gritos desaforados não servem para nada (um líder nunca perde o controle). Cada ordem deve ter uma única palavra: “Sit” ou “Senta”, não ambas. Também devem ser evitadas ordens que o animal não é capaz de cumprir, já que isso desorienta sua “matilha”.

Exercitar-se

Esse é um fator fundamental para um cão equilibrado. Levá-lo para passear por cinco minutos pela manhã e mais cinco a tarde, para que ele faça suas necessidades fisiológicas, não é suficiente. Eles precisam caminhar longas distâncias e, em alguns casos, até correr. O ideal seria um passeio de, em média, 45 minutos, duas vezes ao dia, nesse tempo, ele poderá interagir com outros cães.

Afeto, carinho e socialização

Os cães demandam, talvez como nenhum outro animal doméstico, receber afeto e devolvê-lo. Isso inclui as carícias e os mimos em general. Mas também as brincadeiras e as atividades que os ajudem a queimar energias.

Descansar e dormir bem

Após uma longa caminhada ou uma jornada intensa de brincadeiras, os animais de estimação precisarão recuperar suas energias. Eles precisam ter tempo para descansar. Esses são momentos que o animal necessita e que não devem ser interrompidos.

No que se refere à socialização, os filhotes também devem ser capazes de compartilhar momentos com os outros animais e interagir com pessoas, para além de seu núcleo familiar.

Cuidar da alimentação

Para permanecer saudável e forte, o cão deve ingerir todos os nutrientes e vitaminas que o corpo requer para “funcionar” em toda sua capacidade. Isso inclui um bom funcionamento do sistema imunológico para reduzir o risco de contrair doenças presentes no ambiente, como a sarna. É importante não abusar dos carboidratos (os cães também gostam de alimentos como frutas e vegetais). O sobrepeso é um risco latente.

Mantê-lo hidratado

Tão importante como uma boa alimentação é garantir ao animal acesso à água. Os recipientes devem permanecer afastados dos raios de sol, deve-se manter a água limpa e a uma temperatura agradável (ninguém gosta da água quente).

Permitir-lhe ser cão

Não se deve humanizar os animais. Eles têm demonstrado ser bastante inteligentes para entender o que lhes dizemos, é importante ter sempre clara a condição particular do animal. Isto também inclui aceitar que eles gostam de certas coisas e que não gostam de outras (há animais de estimação que não toleram os abraços, por exemplo).

Cãozinho simpático olhando para a câmera

Para viverem tranquilos em seu ambiente, em seu território, os cães precisam farejar, explorar e até marcar (urinar) o local para estabelecer seus limites e suas relações com outros cães. Deixando claro que não podem urinar nos móveis e nem dentro da casa, estes tipos de ações que os definem não devem ser suprimidas.

Reforços positivos

Está demonstrado que a melhor maneira de educar os cães é mediante reforços positivos. A violência só servirá para criar cães medrosos e sem confiança. E um cão carente de confiança e cheio de medos pode chegar a ser um cão potencialmente perigoso.

Desenvolva atividades de relaxamento para um cão equilibrado

Assim como acontece com algumas crianças pequenas, há cães cuja a ansiedade e energia parecem inconsumíveis. Uma boa massagem pode ter um efeito relaxante similar ao que tem nas pessoas.

Um cão equilibrado costuma ser de pessoas equilibradas. Afinal de contas, a personalidade destes animais de estimação costuma ser um reflexo quase exato da de seus donos.