Dicas para caminhar com seu cão

março 28, 2019
Caminhar com seu cão oferece múltiplas vantagens a nível físico e psicológico, e é uma atividade muito saudável.

Claro que você ouviu ou leu que é bom fazer exercícios com seu animal de estimação e procurou algumas opções para treinar com seu melhor amigo. Que tal caminhar com seu cão? Neste artigo, vamos dar algumas dicas para tornar a atividade divertida e agradável para ambos.

Por que caminhar com seu cão?

Se você ainda não se atreveu a sair com seu animal de estimação para se exercitar – e muito menos quando saiu de férias – nós citaremos algumas razões pelas quais você deve caminhar com seu cão:

  1. É uma atividade saudável.
  2. Você vai apreciar as paisagens.
  3. Você estará em contato com a natureza.
  4. Você estará acompanhado de seu melhor amigo.
  5. O cão será atraído por tudo o que ele ver e farejar.
  6. Você vai liberar o estresse.
  7. Ambos ficarão em forma.
  8. Atitudes destrutivas do animal serão reduzidas (por exemplo, quebrar as coisas por tédio).
caminhar com seu cão

Dicas para caminhar com seu cão

Se já o convencermos a caminhar com seu cão, o próximo passo é prestar atenção a algumas recomendações. Desta forma, a experiência será maravilhosa e você poderá repeti-la quantas vezes desejar:

  1. Planeje bem a rota

Você deve saber em detalhes o número de quilômetros que você fará, que tipo de altitude ou terreno você encontrará e a duração aproximada da rota.

Se esta é a primeira vez que você sai para caminhar com seu cão, recomendamos fazer um percurso curto sem muitas complicações.

Evite aquelas rotas com percursos difíceis, como pontes suspensas, degraus ou vias férreas, bem como aquelas que não têm sombra ou que estão muito próximas da estrada.

Escolha um caminho que tenha um lago, rio ou riacho próximo para que ambos possam se refrescar.

  1. Preste atenção às condições do cão

Talvez você se encontre em boas condições físicas, mas seu animal de estimação não. Ou talvez o animal não esteja acostumado a se exercitar.

Você não pode fingir que seu cão não tem uma vida sedentária para poder caminhar vários quilômetros com ele pela primeira vez.

Você também deve levar em conta a idade, saúde e resistência do cão, independentemente da raça: seja um labrador, um dálmata ou um collie.

Caminhar com cães idosos ou obesos não é recomendado. Pode ser prejudicial e até mortal para eles.

passear com cachorro

  1. Leve água e comida para ambos

Quando você fizer a mochila para a caminhada, não esqueça de colocar uma quantidade dupla de água: para você e, também, para o seu animal de estimação.

Mesmo que o cão possa beber de uma poça ou de um riacho, é melhor você ter água fresca e oferecê-la a cada certa quantidade de quilômetros ou de tempo.

Preste atenção aos sinais que o animal dá, porque se a língua estiver de fora ou ele se mostrar ofegante, pode estar muito cansado ou com sede.

Outra questão importante é a comida. Nenhum de vocês poderá se encher de comida, porque vocês não conseguirão andar bem, por outro lado, também não é bom se exercitar com o estômago vazio.

Tente levar cookies ou ração em sua mochila e dê ao seu animal de estimação quando ele estiver muito cansado ou com falta de energia.

  1. Segurança primeiro

Além de levar um kit de primeiros socorros, medicamentos para pessoas e para cães devem ser muito bem diferenciados; algo que é muito importante para garantir a segurança de seu animal de estimação.

Mesmo que não haja perigos, coloque-o na coleira. Pode ser a mais extensa do mercado, para que ele esteja mais livre e possa vasculhar todo o território.

Levá-lo solto é irresponsabilidade, porque você nunca sabe quando o animal poderá ter medo ou perceber algo que o leve a atravessar a rua.

Amarre a guia à sua cintura, para que suas mãos fiquem livres, e coloque um peitoral para que ele não fique solto por nada no mundo.

E, claro, você não pode se esquecer de colocar uma placa de identificação em seu cão com suas informações de contato, para caso o animal fuja ou se perca.

Especialmente se você for fazer caminhadas em um parque nacional ou em uma área protegida. Talvez esta seja uma condição para entrar.