Dicas para deixar um filhote sozinho em casa

· novembro 29, 2018
Para que o filhote não sofra, tente não transformá-lo em um ser dependente. Ele também precisa passear e comer bem, para que relaxe, se canse e adormeça. Brinquedos também podem evitar que ele destrua as coisas da casa.

Você adotou um filhote de cachorro e ele levou alguns dias para se acostumar com a sua nova casa. Mas é hora de ir trabalhar e cumprir com suas obrigações. Como deixar um filhote sozinho em casa? Neste artigo, daremos algumas dicas.

Dicas para deixar um filhote sozinho em casa

Nossas principais preocupações ao deixar um filhote sozinho em casa são ele destruir tudo o que encontrar ou urinar em todos os lugares.

Também podemos temer que o animal passe muitas horas chorando, latindo ou uivando e que, quando voltarmos, que esteja deprimido ou fique doente.

Mas, claro, também temos que cumprir nossas obrigações e sair de casa. Portanto, daremos as seguintes recomendações para que essa mudança não seja traumática para o animal:

  1. Não crie um cão dependente

É verdade que os cães dependem muito dos donos, algo que não acontece com os gatos; mas é essencial ensiná-los a ficar sozinhos algumas horas por dia.

Se você acabou de fechar a porta da sua casa e ouviu seu cão chorando e latindo, é porque ele não suporta a solidão. Cabe a você fazê-lo se sentir seguro.

É importante então que, durante o tempo em que você estiver presente no lar, que o deixe em seu espaço e que o torne autossuficiente.

Isso é conseguido de várias maneiras, como não permitir que ele fique em seus braços o tempo todo ou parar de fazer suas atividades para prestar atenção nele.

filhote de labrador

Não se sinta mal consigo mesmo por não estar disponível 24 horas para o cão… Nem as mães caninas fazem isso! Deste modo, você o educará de maneira equilibrada e ele te agradecerá no futuro.

  1. Não tenha medo ou se aborreça por tudo

Se você acabou de chegar em casa e está tudo bagunçado, é normal que sua reação seja gritar com seu cão ou repreendê-lo.

No entanto, isso não é recomendado, pois o animal não entende por que você está falando com ele dessa maneira.

A única maneira de torná-lo obediente e fazer com que ele não repita as más ações é pegá-lo “com as mãos na massa”, justamente quando ele comete um erro.

Caso contrário, você apenas encorajará a dependência, porque se comportar mal também está atraindo a sua atenção, e fará com que o animal sinta medo em sua presença.

  1. Refeição e passeios

Uma boa maneira de deixar um filhote sozinho (seja um cocker ou um golden retriever) e evitar que ele destrua tudo por causa do tédio, é gastar a energia dele antes de sair.

Você pode levá-lo para dar um passeio no parque ou ao redor do quarteirão. Brinque alguns minutos com ele para cansá-lo.

Quanto à comida, também pode ser uma técnica para fazê-lo dormir; assim como acontece com os bebês.

Portanto, depois de caminhar e de se alimentar, ele vai querer tirar uma soneca de várias horas… E não vai sentir sua falta por um bom tempo!

filhote de beagle

  1. Deixe alguns brinquedos

É claro que não podemos esperar que o animal passe muito tempo sem notar nossa ausência. Tenha em mente que, em muitos casos, ele destrói o que encontra porque está entediado.

Não seria melhor, então, deixar um brinquedo para ele se entreter?

Você pode comprar uma bola com som, um pato de borracha, mordedores em forma de lanches ou o que você puder imaginar. Isso irá mantê-lo entretido por algumas horas.

  1. Não faça drama quando sair

Por mais que nos doa, quando saímos de casa não podemos dar adeus como se nunca mais fossemos ver nosso animal de estimação. 

O animal considera esses gestos como algo ruim, um perigo ou uma ameaça. Portanto, é provável que ele permaneça inquieto e alerta durante todo o dia.

Aja normalmente, pegue suas coisas e feche a porta. Você não é um “mau dono” por não dar tchau ao seu cão antes de sair. Pense no que é melhor para sua saúde mental e emocional.

Para deixar um filhote sozinho em casa e fazê-lo se comportar corretamente, você deve “colocar-se em seu lugar” e oferecer-lhe tudo o que ele precisa.

Às vezes, com uma cama confortável, alguns brinquedos e uma tigela de água, tudo pode se resolver.

Pouco a pouco ele vai se acostumar com a sua ausência e deixar um filhote sozinho em casa não será mais o fim do mundo para você.