Dicas para ensinar amor pelos animais aos nossos filhos

· setembro 1, 2018
Esta é uma questão que deve fazer parte da vida dos pequenos o quanto antes: que não apenas devem amar seus pets, mas também todas as espécies silvestres do planeta.

Como pais devemos ensinar nossas crianças a respeitar e valorizar a todas as espécies que nos rodeiam. Começando pelos animais de estimação, podemos ensinar o amor pelos animais aos nossos filhos. Gostaria de saber como? Neste artigo, contaremos.

Ensinar amor pelos animais aos nossos filhos

Há coisas que nos parecem óbvias quando somos adultos, mas que em algum momento alguém se encarregou de nos ensinar. No caso do amor pelos animais, é um hábito que tem de ser cultivado desde pequenos. Por isso, se você tem filhos, preste atenção aos seguintes conselhos:

  1. Ensine com o exemplo

É fundamental que seus pequenos vejam você fazendo o que quer que eles façam.

Porque você não pode lhes dizer que amem aos animais se depois veem o próprio pai ou mãe maltratando um cão de rua. Ser congruente com nossos atos aplica-se a qualquer hábito que queremos ensinar a nossos descendentes.

No que se refere ao amor pelos animais, seus filhos devem ver que você trata bem os animais de estimação em casa – ou em outros lares – e em situações que fogem da rotina: se vamos a uma fazenda, à praia ou ao campo, mantenha a mesma postura.Menina com coelhinho

  1. Deixe de lado os medos

Não só nos referimos aos maus-tratos ou ao respeito para com um ser vivo, mas também às sensações ou emoções que nos produzem. Por exemplo, se temos medo de uma aranha e diante de nosso filho gritamos quando vemos uma, é provável que a criança também tenha medo de um aracnídeo.

É fundamental trabalhar para controlar nossos impulsos e levar em conta que nossos traumas não devem ser passados aos pequenos da casa.

  1. Permita que explorem

Outra maneira de ensinar o amor pelos animais aos nossos filhos é deixar que tenham contato com eles, desde que tomemos as precauções necessárias. Se um cão ou um gato é muito arisco, o pequeno deve apenas se relacionar com eles quando quiserem se aproximar.

Como fazer então? Você pode levá-los ao parque mais com frequência para que apreciem os insetos ou as aves. Deixe que seus filhos façam carinho nos pets de um familiar ou amigo; vá ao campo ou praia para que as crianças conheçam a fauna desses locais, etc.

Mas atenção, porque explorar não é levá-los ao zoológico para que vejam os animais encarcerados e fora de seu habitat natural. Alguns pais acham que isto ensina, mas na verdade isso fomenta o sofrimento de várias espécies.

Menino dando ração a coelhos

  1. Ensiná-los a cuidar

Se em casa temos animais de estimação, nossos filhos podem participar ativamente nas atividades de cuidado e manutenção. Obviamente, segundo a idade e habilidades de cada um. Coisas tão simples como encher o comedouro ou bebedouro, limpar os dejetos ou pôr a coleira para ir ao parque podem ser o pontapé inicial para que uma criança ame os animais.

À medida que vão crescendo, é possível aumentar essas tarefas ou obrigações: levar para passear, acompanhar no veterinário, dar banho, limpar suas camas, aspirar o chão para tirar pelos, etc.

  1. Ver filmes

Os desenhos animados têm muitos ensinamentos ‘escondidos’ que podem ser convertidos no gatilho para ensinar o amor pelos animais aos nossos filhos. Depois que o filme terminar, você pode aproveitar para falar do tema e as crianças podem dar suas opiniões a respeito.

Algumas opções de filmes sobre animais para crianças são: Procurando Nemo, A era do gelo, Irmão urso, Madagascar, Os sem floresta e A vida secreta das bichos.

Os vídeos da internet também podem ser de grande ajuda para que os pequenos tenham contato com outros animais que não sejam os que veem todos os dias. E, é claro, sempre há livros que incluem fotografias ou imagens para que as crianças aprendam sobre diferentes espécies de ecossistemas afastados, como o Polo Norte, a selva ou o deserto.