Dicas para escolher onde cortar o pelo do cachorro

· dezembro 10, 2017

Levar um animal de estimação para cortar o pelo é algo que deve ser feito periodicamente. Não só porque assim é possível manter o cão limpo e bonito, mas também mais saudável. No entanto, escolher com confiança onde cortar o pelo do cachorro pode se tornar uma questão complicada. A seguir, vamos ver algumas dicas para levar em conta na hora de decidir.

A importância de cortar o pelo

Há muitos cuidados essenciais que o animal de estimação merece. É o caso de uma boa alimentação, consultas médicas regulares e o carinho dos moradores do lar. Além disso, manter o pelo bem cuidado também é importante. E neste quesito, o fundamental é que o lugar onde vá cortar seja seguro e inspire confiança.

Ao contrário do que muitos pensam, cortar o pelo do cachorro regularmente tem muitas vantagens. Entre elas, se destacam:

Cachorro tomando banho

  • A higiene: do cão em si, porque a sessão normalmente inclui um banho, e também do lugar onde ele mora. Assim, o animal soltará menos pelos na casa, diminuindo o risco de contrair e transmitir doenças.
  • A saúde: cortar o pelo do cachorro regularmente faz com que o animal seja menos propenso a ter pulgas, carrapatos e outras infecções cutâneas.
  • A comodidade e frescor.

Como escolher onde cortar o pelo do cachorro

Agora que já vimos as vantagens de cuidar do pelo, a dúvida é sobre como escolher onde cortar o pelo do cachorro. Para isso, deve-se levar em conta alguns detalhes.

Em primeiro lugar, é preciso buscar referências sobre o local. Como em todo serviço que se busca, o fato do local ser indicado pelo veterinário ou por alguém de segurança é fundamental. Saber algo sobre o passado do local e deixar claro quem fez a recomendação é um bom começo.

Em segundo lugar, e já no local, é preciso observar. Analise como o animal é recebido e o trato dado aos outros animais que ali se encontram.

Um sinal de diferença entre um profissional e outro tem a ver com o interesse que ele demonstra com o animal. Interessou-se pelo nome do cão? Como o cumprimentou? Além disso, se ele pergunta pela saúde do animal e possíveis problemas na pele, suas preferências, etc.

Veja se ele tem interesse por conhecer o animal e por lhe dar, então, uma atenção individual. Cada animal é diferente, tem um caráter e temperamento particular e conhecê-lo garante um tratamento melhor. As opiniões em fóruns e redes sociais também influenciam, e servem para nos assegurar de que o local escolhido é uma boa opção.

O importante é que a tarefa aconteça em um ambiente em que o gosto e o cuidado pelos animais esteja presente como premissa. A partir disso, as sessões seguintes serão realizadas com tranquilidade, confiança e segurança.

O tratamento é a chave

Além da atitude da pessoa que atende o animal, há outras variáveis. Outro ponto a ser considerado para escolher onde cortar o pelo do cachorro é o jeito para controlar possíveis situações de ansiedade. Muitos locais optam por colocar em prática estratégias nesses casos. É o caso de música ou massagens, que ajudam a acalmar e mimar o cão.

A ansiedade do animalzinho pode influir em sua visita para cortar o pelo. É muito útil passear com o cão para que ele se distraia e relaxe.

Cachorro sendo escovado

Depois da tarefa realizada, a confiança vem naturalmente, se há sinceridade. Neste caso, se houve alguma pequena ferida no animal por conta do banho, algo que não é incomum, o importante é que o profissional lhe comunique. Assim, ele demonstrará preocupação e profissionalismo.

Tipos de pelo e produtos

As raças de pelo maior ou mais volumosos demandam produtos diferentes. É importante que sejam usados os produtos adequados. É preciso ter certeza que tudo o que for utilizado seja de boa qualidade.

Certificação

Outro ponto tem a ver com a devida certificação. Quem se dedica a esta tarefa precisa ter o certificado que o habilite a realizá-la. Assim, garante que o animal estará nas mãos de uma pessoa formada para tal, podendo realizar sua atividade com segurança.

Fonte da imagem principal: Oswaldo Rubio