Dicas para o cão não fazer buracos no jardim

· abril 18, 2018

Um dos muitos hábitos que nossos animais de estimação podem ter é cavar buracos onde encontram um pouco de terra ou grama. Se seu cachorro faz isso de vez em quando para enterrar um osso, não há problema, mas se esse comportamento se torna algo habitual, pode passar a ser perigoso para ele ou para o resto da família. Por isso, no texto a seguir, daremos algumas dicas para o cão não fazer buracos no jardim.

Às vezes é só para se divertir ou se refrescar, e outras vezes é para esconder um objeto especial ou para descarregar o estresse. Em qualquer caso, dar atenção ao animal evitará que esse comportamento seja repetitivo e prejudicial tanto para ele quanto para a família.

Por que o cão faz buracos no jardim

Trata-se de um comportamento natural dos cães, e mesmo que alguns sejam mais propensos a cavar que outros, o certo é que isso é parte do instinto “selvagem” dos animais. O problema não está tanto nos buracos que ele faz no jardim, mas sim nas consequências que isso pode trazer tanto para o animal quanto para as pessoas.

Por exemplo, se ele não tapa bem os buracos, alguém pode cair ou tropeçar. Se debaixo da terra passa uma tubulação de água, ele pode destruí-la e provocar uma inundação. Ou, se enterrou algum objeto afiado – um vidro, por exemplo – pode se machucar. Os cães escavam a terra por diversos motivos, e é bom saber o que leva seu pet a se comportar dessa maneira. 

  1. Para esconder ou enterrar coisas

Depois de comer, é normal que os cães queiram fazer um buraco para enterrar um osso ou algum resto de comida. Depois, podem cavar novamente para tirar seu “tesouro” e aproveitá-lo.

Cachorro cavando a terra

Talvez você veja que seu animal está comendo algo que você não lhe deu naquele momento e não saiba de onde vem… Ele havia escondido!

  1. Para reduzir o estresse, a ansiedade ou energia

Muitas vezes o animal precisa descarregar as energias porque não sai muito para passear ou não faz exercício. Às vezes, pode ser que ele se sinta estressado por algum fato em particular – como por exemplo a explosão de fogos de artifício. Em outras situações, separar-se do dono quando este sai para trabalhar também pode ser o motivo de condutas inadequadas, como cavar buracos.

Ele também pode agir desta maneira como forma de chamar a atenção dos donos, seja pela chegada de outro animal ou de um bebê em casa.

  1. Para se refrescar

Se durante o verão você vir seu cão fazendo um buraco na terra e depois se deitando no barro, entenda que essa é uma solução para um problema pontual: o calor. Talvez você tenha que dar um banho nele, levá-lo a um lugar na sombra e lhe dar mais água do que o normal.

Cachorro deitado em buraco que ele mesmo cavou

Também ele precise de um lugar confortável para dormir, caso sua casinha seja de madeira ou outro material duro. Ou seja, a casinha não tem elementos macios como um colchão ou cobertor.

  1. Para se divertir

Quem disse que os animais não sabem o que é diversão? Talvez se em casa ninguém lhe dá um pau ou uma bola, o cão se entendia e busca maneiras de passar o tempo. Cavar buracos pode ser uma ideia interessante para o animal!

  1. Para caçar

Os cães têm os instintos selvagens “à flor da pele”, e eles aparecem em qualquer momento, por mais que seja seja muito bem adestrado e ensinado. Se o animal percebe um esconderijo de um coelho ou de um roedor, é provável que queira pegá-lo cavando na terra.

Cachorro cavando a terra

Dicas para o cão não fazer buracos no jardim

Quando sabemos (ou temos ideia) do que está causando esse comportamento, pode ser mais simples encontrar uma solução. Se seu cão às vezes faz um buraco no jardim, você não deve fazer mais do que repreendê-lo no momento – nunca depois – e ter paciência até que ele aprenda.

Mas se seu animal é um “cavador compulsivo”, talvez você precise tomar atitudes sobre a questão, e buscar soluções mais específicas, certeiras e eficazes. Entre elas, podemos destacar:

  1. Dê mais atenção a ele

É claro que, com o trabalho, os afazeres domésticos e os assuntos pessoais, não temos muito tempo livre para dedicar a nosso cão. No entanto, é essencial tirarmos alguns minutos do dia para brincar com ele.

Dona brincando com seu cachorro

Isso diminuirá muito a ansiedade do animal e reduzirá os maus comportamentos. Nos dias em que ele não fizer nenhum buraco no jardim, seja ainda mais carinhosos com ele, para que possa relacionar seu bom comportamento aos mimos.

  1. Compre brinquedos

Você também pode fazê-los você mesmo para economizar. Quando o animal está sozinho e entediado no jardim, é normal que faça buracos. Por isso, é fundamental que ele tenha objetos divertidos que diminuam sua ansiedade e energia.

Cachorro brincando com bola

Outra opção é criar um lugar próprio para ele, onde possa brincar e fazer os buracos que desejar. É simples: construa um quadrado de madeira e coloque terra ou areia dentro. Enterre guloseimas para cães para acentuar seu instinto de busca.

  1. Brigue com ele no momento adequado

A única maneira do castigo surtir efeito é quando o cão pego “em flagrante”. Ou seja, você não pode repreendê-lo quando volta do trabalho e o buraco na terra já está feito.

Cachorro recebendo ordem para ficar quieto

Nesse sentido, você precisa surpreendê-lo com “a mão na massa” e, nesse momento, ensiná-lo que é errado fazer isso, para que não repita.