Ensinando seu cachorro a trazer a bola

Uma das brincadeiras mais comuns que podemos aproveitar com nosso animal envolve jogar e ensiná-lo a trazer a bola de volta. Ainda que possa parecer algo simples, requer nossa paciência e mérito de treinador. Neste artigo, daremos alguns conselhos para que preste atenção e a brincadeira não acabe.

É fácil ensinar a trazer a bola?

Responder a essa pergunta talvez seja mais “complicado”, porque depende de vários fatores. Em primeiro lugar, da idade do animal, já que é mais provável que aprenda rápido se for um filhote. Em segundo, de como é ensinado, e em terceiro, quanta paciência e constância você tem ao brincar com ele.

Como ensinar seu cão a trazer a bola

Existem diferentes brincadeiras que podemos aproveitar com nosso animal, mas, sem dúvida, a mais simples é a que inclui uma bola. É extremamente divertido, tanto para eles quanto para nós, porque reforça o vínculo, a prática de exercícios, a liberação de energia e gera um momento de muita alegria.

Passo a passo para que seu cão traga a bola

Te explicaremos de maneira detalhada para que possa ensinar seu animal a trazer a bola. Com a prática, basta que a atire, saia correndo para buscá-la, leve o animal para onde você está e a entregue para continuar brincando. Não se esqueça de recompensá-lo com um biscoito, um carinho ou palavra amorosa quando fizer corretamente!

1. Escolha o brinquedo

O mais comum é comprar uma bola de tamanho adequado para que seu cão consiga agarrá-la com a boca, e de um material que não quebre ou seja frágil. Ainda que em muitos casos os cachorros se sintam mais atraídos por um boneco, palito ou frisbee. Para qualquer um desses casos, deverá seguir os mesmos passos. Se já tem um brinquedo favorito, use-o! Será mais fácil que aprenda a devolvê-lo.

2. Escolha a recompensa

Pode ter à mão algumas guloseimas, um punhado de ração ou um pedaço de salsicha. Se não deseja acostumá-lo com esse tipo de prêmios, pense de que maneira pode alegrá-lo por seu bom trabalho. Pode lhe dar um carinho ou dizer palavras de incentivo, como “bom garoto”, “é assim que se faz”, “muito bem”, etc. Mas tenha em conta que, uma vez que lhe ensina com um tipo de recompensa, deve mantê-la. Por isso, pense bem.

3. Vá a um lugar tranquilo

Ensinar-lhe a trazer a bola pode ser uma missão impossível se o cachorro estiver cercado de estímulos externos. Isso significa que se vamos a um parque onde haja outros animais e crianças correndo, acabará se distraindo ou ficará nervoso e nunca “aprenderá o truque”. Caso tenha jardim ou quintal em casa, comece ali, onde ele poderá ficar 100% atento à brincadeira.

4. Dê indicações com palavras

Antes de mais nada, o cachorro precisa estar quieto para que comece a diversão, e depois possa trazer a bola de volta. Por isso, deve ensiná-lo a se sentar ou parar com palavras simples, como “sentado”, “quieto”.

Como ensinar seu cão a trazer a bola

Antes de atirar o brinquedo, mostre-o para que o animal o siga depois. Apenas jogue, e caso ele fique te olhando sem entender a situação, diga “pega” e aponte para o lugar onde a bola caiu.

5. Faça com que devolva a bola

Quando estiver com a bola na boca, precisa dizer que volte para seu lado. Também usando palavras simples. Pode ser “traga”, “aqui”, “venha”, etc. Apenas se aproxime, tire o brinquedo de forma suave e dê o prêmio escolhido. Caso ele não queira abrir a boca e devolver o brinquedo, também deverá dar uma indicação: “solta” ou “larga” são as mais usadas.

A partir desse momento, tudo começa outra vez. Faça várias vezes sempre que saírem e aproveite horas e mais horas de diversão com seu animal. Pouco a pouco será mais fácil que ele entenda as indicações e ele mesmo vai insistir para brincar levando a bola para suas mãos ou se aproximando com o focinho.

Fonte da imagem principal: Cristián Berríos

Recomendados para você