Dicas para passear com um cão

· novembro 28, 2018
Como os cães são capazes de perceber as emoções dos seres humanos, é essencial permanecer calmo. Também é necessário dar ordens e recompensas muito claras quando o animal se comporta como esperado.

Além de ser uma atividade necessária para o animal, sair para passear com um cão pode ser nossa oportunidade de se exercitar ou de estar ao ar livre. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que essas saídas sejam benéficas e prazerosas para ambos.

Dicas para passear com um cão

Levar o seu animal de estimação para a rua é bom para a sua saúde física e mental, mas também pode se tornar um pesadelo, com puxões, latidos, desobediência, etc.

Portanto, é bom ensinar os cães desde pequenos a saírem e se socializarem, bem como a obedecerem às ordens de seus donos.

As seguintes recomendações podem ser muito úteis, sobretudo se o seu animal de estimação ainda for um filhote.

Se ele já tem alguns anos, você deve ser mais paciente; mesmo que demore mais tempo, ele pode continuar aprendendo por toda a sua vida. Para sair para passear com um cão, tenha em mente o seguinte:

  1. Coloque uma coleira

Não importa se você simplesmente dá uma volta no quarteirão ou se a sua rua não está movimentada.

Um cão pode ficar assustado ou agressivo devido a diferentes fatores que o levam a agir instintivamente.

Por exemplo, se ele ouvir uma buzina ou vir outro cão, não hesitará em atravessar e correr. E isso é realmente perigoso!

É mais fácil para o proprietário controlar os instintos do seu animal de estimação se ele estiver na coleira.

Dependendo do tamanho ou força que ele tem, é recomendável colocar coleira ou peitoral, dependendo de cada caso.

Entretanto, estes não devem ficar muito apertados. A regra indica que dois dedos da sua mão devem caber entre o corpo do animal e a coleira.

Mulher passeando com seu cachorro

  1. Faça com que ele fique ao seu lado

Isso é essencial no momento de sair com um cão, mas também o que leva mais tempo para ser aprendido.

Desde o começo você terá que acostumá-lo a ficar perto de você, do lado que você escolher.

Embora nossa recomendação seja para que você segure a alça com o seu braço mais forte.

Evite que o animal puxe para a frente ou para os lados e, nos primeiros momentos, leve-o com a correia o mais curta possível (sem machucá-lo, é claro).

Puxar a correia pode ser uma técnica eficaz, mas não recomendada, pois pode causar problemas em sua garganta ou barriga (se ele usar peitoral).

  1. Dê ordens específicas

O cão entende a voz de seu mestre e a reconhece entre as outras. No entanto, também pode se confundir quando há muito barulho ou está correndo no meio do parque. Ensine-o as regras básicas para sair à rua.

Por exemplo: parado, sentado, vem, não e aqui. Estas são as palavras que você deve utilizar e explicar com muita paciência.

Você não precisa dar a ele uma explicação de por que ele tem que ficar ao seu lado. Ordens específicas são mais fáceis de entender e, portanto, de serem seguidas pelo seu animal de estimação.

Cachorro à porta com coleira na boca

Claro, você não deve se esquecer do tom imperativo: alto e forte, mas sem gritar ou repetir a ordem várias vezes. Uma ou duas, no máximo, já deve ser suficiente para ele responder.

  1. Prêmios para quando se comportar bem

Quando seu pet se comportar mal, é natural que receba algum tipo de repreensão. Desta forma, sair para passear com um cão não será um pesadelo.

Mas leve também algumas guloseimas com você enquanto ensina os truques básicos de comportamento no exterior. Esse prêmio será o incentivo que ele precisa para se comportar de acordo.

  1. Mantenha a calma

Animais podem sentir o nervosismo, a ansiedade e o medo das pessoas, especialmente de seus donos.

Portanto, para que o passeio seja um sucesso, você deve estar sempre calmo. Desta forma, não só o seu animal de estimação será mais sereno, mas também você poderá lhe dar instruções compreensíveis.

A linguagem corporal, suas entonações e até mesmo seu ritmo respiratório dizem como ele deve agir. Se você está nervoso, ele irá pensar que algo ruim acontece e não será fácil responder às suas ordens.

Finalmente, para dar um passeio com um cão – seja um dálmata ou um chihuahua – não se esqueça de levar uma sacola para pegar o cocô.

Além disso, se o seu animal costuma se tornar agressivo quando vê outros animais, opte por colocar uma focinheira.