Dicas para perder peso com o cachorro

Quando se trata de ser saudável e estar em forma, existem muitas práticas que ajudam. No entanto, poucas coisas são mais divertidas e produtivas do que perder peso com o cachorro. Realizar exercícios com animais de estimação estreita laços e ajuda a cuidar da saúde do dono e do animal de estimação.

Está comprovado que as pessoas que possuem animais de estimação são mais ativas do que as demais. Mesmo que não participem de nenhuma atividade esportiva, a caminhada diária com o cão diminui o sedentarismo.

Perder peso com o cachorro inclui benefícios emocionais. Alguns especialistas apontam que os animais de estimação se tornam motivadores durante as rotinas de exercícios. Assim, para ficar em forma, basta fazer exercícios diários e aumentar aos poucos a intensidade.

Benefícios de perder peso com o cachorro

Melhora a condição física

Fazer exercícios com um animal é ideal para pessoas sedentárias. Assim como no caso de iniciantes em uma atividade esportiva. O exercício melhora a circulação e o sistema respiratório. Ele diminui os riscos cardíacos, gastando energia e estimulando o sistema nervoso.

Senhora com cachorro na praia

O exercício também é benéfico para os animais. Ao se exercitarem, fortalecem os músculos e os ossos, melhoram a condição cardíaca e reduzem os riscos associados ao sedentarismo. Outro benefício importante do exercício é que ele combate a obesidade, característica comum em cães adultos.

Estreita o relacionamento

As atividades realizadas com os animais de estimação beneficiam o relacionamento entre cão e dono, pois fortalecem os vínculos. Assim como a comunicação entre o proprietário e seu cão, um aspecto fundamental na convivência.

Vale acrescentar que, para os animais, o exercício é como um jogo, então sempre vão se divertir. Uma maneira de manter seu interesse é recompensá-los no final do exercício com um biscoito ou petisco favorito.

Beneficia o humor

Ter animais de estimação geralmente melhora o humor, inclusive quando se pratica exercícios. Brincar com animais estimula a produção de serotonina e dopamina, o que aumenta a sensação de felicidade na pessoa. Além disso, diminui estados depressivos ou sentimentos de solidão. 

Compartilhar tempo e atividades com um animal de estimação reduz o estresse e seus efeitos. O estresse se alivia em grande parte enquanto fazemos o exercício.

No caso de pessoas com doenças degenerativas ou crônicas, os animais representam uma grande esperança para animá-los. Eles se tornam uma fonte de motivação primordial para superar a doença.

Promove o trabalho em equipe

Os cães tornam-se parceiros de exercício para as pessoas. Psicologicamente, esse é um fator de engajamento para cumprir a rotina. Na verdade, existem algumas práticas que envolvem diretamente o animal. Por exemplo, a Doga, que é uma variante de ioga com cães, assim como as corridas de revezamento.

Por onde começar

Antes de iniciar qualquer atividade esportiva, é importante saber qual é a condição física da pessoa e do animal. Um exame médico geral pode determinar se a pessoa está apta a se exercitar fisicamente.

No caso da pessoa, também é necessário avaliar os níveis de colesterol e triglicerídeos e também seu rendimento cardíaco. Isso é fundamental, especialmente se você não fez atividade física nos últimos três anos de sua vida.

Se houver interesse em uma prática específica, é provável que os exames sejam mais detalhados. Por exemplo, se você quiser correr, deve avaliar a condição das pernas e joelhos. O mesmo vale para o animal. No exame, o veterinário poderá determinar se o cão está apto para o exercício.

É importante ter em mente que algumas raças têm uma maior predisposição para o exercício. Por exemplo, o pastor alemão e o labrador são ideais para rotinas de corrida. A prática da corrida é muito conveniente para o retriever, cujo físico é propenso ao excesso de peso ao comer demais ou envelhecer.

Cachorro correndo com seu dono

Por sua vez, cães pequenos, como Beagle ou Yorkshire, devem executar rotinas mais tranquilas. No último caso, yoga ou Doga são os exercícios ideais para perder peso com o cachorro.

Primeiros passos para perder peso com o cachorro

Toda atividade deve ser iniciada gradualmente, tanto para a pessoa quanto para o animal. A melhor maneira é ir estendendo o exercício pouco a pouco.

Por exemplo, se for uma caminhada, pode-se realizar duas caminhadas diárias de 15 minutos. Na semana seguinte, essa caminhada pode ser estendida para 20 minutos ou incluir outra caminhada com 15 minutos adicionais.

Se você quiser acelerar o ritmo, pode alternar a caminhada com alguns minutos de corrida. No entanto, não esqueça de checar condição física do animal quando quiser aumentar a exigência.

Fonte da imagem principal: Julia.This

Recomendados para você