Doenças de aves em cativeiro: saiba mais

maio 13, 2018

As aves são animais inteligentes e sociáveis, mas estão sujeitas a vários tipos de doenças. Saber reconhecer os primeiros sintomas desses problemas é essencial para preservar a saúde de suas aves domésticas.

Quais as doenças de aves em cativeiro mais frequentes?

O termo “pássaro” engloba um grupo enorme e muito diversificado de animais vertebrados adaptados à vida aérea. Cada espécie de pássaro possui um organismo específico. E, da mesma forma, cada espécie se desenvolve de forma diferente dependendo do ambiente ao qual foi exposta.

Cada espécie de pássaro mostrará maior ou menor sensibilidade a diferentes tipos de microrganismos, toxinas e/ou alimentos. Algumas também podem ter predisposição genética a desenvolver certos tipos de doenças devido a sua raça e/ou linhagem genética.

Algumas doenças de pássaros em cativeiro
Fonte: domwlive

Pancadas acidentais

Embora isso não seja exatamente uma doença, as pancadas acidentais estão entre as principais causas de morte de aves domésticas. Ocorrem com frequência quando elas vivem em liberdade em um ambiente que não foi devidamente preparado para elas.

Não há sintomas específicos. Porém, as aves que sofrem pancadas apresentarão dificuldades em voar, por conta de fraturas e ou deformações nas asas.

Automutilação

A automutilação é uma das doenças de aves em cativeiro causada por problemas no estado psicológico do animal, fazendo com que arranquem as penas de seu peito, costas e barriga. Geralmente, é causada por excesso de estresse, infecções na pele e/ou parasitas.

Sarna ou alergia a ácaros

Os ácaros podem causar alergias na pele e sarna nas aves domésticas. São doenças altamente contagiosas e precisam ser tratadas rapidamente. Portanto, ao reconhecer os sintomas, é necessário ir imediatamente ao veterinário.

O principal sintoma é a formação de crostas brancas ou verrugas nos olhos, orifícios nasais e pernas.

A melhor forma de prevenção é cuidar corretamente da higiene da casa e do animal. O tratamento geralmente se faz pela aplicação de pomadas e cremes à base de enxofre. Assim, o remédio irá agir combatendo a inflamação e promovendo a regeneração das células epiteliais.

Infestação de piolhos vermelhos

Os piolhos vermelhos podem facilmente infectar aves domésticas, causando sérios danos à sua pele e à sua plumagem.

Esses parasitas causam uma coceira forte, fazendo com que a ave se arranhe constantemente. Outro sintoma que aparece com o avanço da infecção é a perda da vitalidade, deixando o pássaro num estado apático.

Existem produtos específicos para a prevenção de piolhos vermelhos e outros tipos de ácaros em papagaios e demais aves em cativeiro. Para ser feita a prevenção, esses produtos devem ser borrifados periodicamente nos corpos das aves. Você também deve desinfetar a gaiola, os acessórios e todo o ambiente da casa.

Parasitas intestinais

contato direto com fezes e sua ingestão podem permitir a entrada e a proliferação de parasitas intestinais no organismo do animal. Especialmente perigosa é a presença de lombrigas.

A principal forma de prevenção é higienizar corretamente a gaiola. Também é necessário evitar que ela fique em contato com o chão, evitando o contato direto com os excrementos.

Candidíase

Assim como os seres humanos, os pássaros também podem sofrer do processo infeccioso da candidíase. Os primeiros sintomas ​​são diarreia e vômitos. Com o avanço da doença, o animal perde o apetite, apresentando desnutrição severa e tendo uma redução drástica de seu peso.

É essencial ir ao veterinário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Doença do bico e das penas (PBFD)

A doença do bico e das penas é infecciosa e viral.

Seu principal sintoma é a alteração na pele e nas penas da ave afetada. A plumagem começa a crescer anormalmente e as penas ficam bagunçadas. A ave também pode começar a perder a capacidade de regenerar sua plumagem. Em casos mais graves, ela pode perder todas as suas penas, além de poder apresentar deformações em seu bico.

Arara vermelha

Ao perceber qualquer um desses sintomas, é indispensável consultar imediatamente o veterinário. As infecções virais em aves são difíceis de tratar se já estiverem em um estágio avançado. Um diagnóstico antecipado pode salvar a vida do animal.

Intoxicações

Mais uma das graves doenças de pássaros em cativeiro.

Ocorre quando as aves acidentalmente ingerem alimentos ou objetos que são deixados ao seu alcance. Portanto, esteja atento a estas substâncias tóxicas:

  • Chumbo: muito presente em joias, pinturas, lâmpadas e brinquedos.
  • Zinco: faz parte da composição de cabos, parafusos e algumas ferramentas.
  • Alimentos venenosos: chocolates e guloseimas; alimentos industrializados, embutidos e/ou temperados; frituras; sal e açúcar; café e produtos com cafeína; leite e laticínios com muita gordura.

As doenças de aves em cativeiro podem se desenvolver de forma assintomática, então esteja sempre atento à saúde de seus animais. 

Fonte da imagem principal: Juan de Dios Santander Vela