Duas substâncias amigas dos cães

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem, mas quem são os melhores amigos dos cães? Hoje, não vamos falar de relações entre seres vivos, mas de dois bons companheiros que os cães têm, duas substâncias que ajudam muito em sua saúde e bem-estar.

São muitos os nutrientes e substâncias que nossos amigos peludos precisam. E dois componentes são extremamente importantes: a acetil L-carnitina e o ácido alfa-lipóico. Talvez você já tenha ouvido falar deles, pois já faz algum tempo que seus efeitos positivos são conhecidos. Porém, só recentemente os cientistas testaram sua ação em cães, já que o funcionamento do cérebro canino é parecido com o nosso.

Benefícios da L-carnitina, grande amiga dos cães

cachorro feliz ou cansado

A L-carnitina é um aminoácido cuja função é transportar gorduras até o lugar onde serão queimadas e convertidas em energia. Apesar das gorduras serem parte essencial de nossa dieta e dos nossos cães, devem ser transformadas em energia para evitar o sobrepeso e, com isso, algumas doenças.

Essa energia nos faz ter forças para realizar todas as nossas atividades diárias. Além disso, a L-carnitina tem diversos outros benefícios, como:

  • Queima de gorduras durante a prática de atividades físicas.
  • Auxilia na perda de peso, tanto em humanos quanto em cães. Pode ser administrada para portadores de diabetes ou pessoas com lesões de coluna ou artrose.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Melhora a atividade cardíaca, utilizando a energia da queima de gorduras.
  • Auxilia no tratamento de hipertiroidismo.
  • Essencial para cães de esporte, como caça, corrida, puxadores de trenó, entre outros.

Ao queimar gorduras e convertê-las em energia, o aminoácido ajuda na prevenção do sobrepeso e de doenças cardiovasculares, diminuição da gordura corporal e fortalecimento do sistema imunológico. Por ser um componente natural do sêmen, a L-carnitina também aumenta a fertilidade.

Os benefícios do ácido alfa-lipóico para os cães

O ácido alfa-lipóico é um dos antioxidantes mais benéficos para os cães, tendo um papel fundamental na saúde de nosso animal.

Os antioxidantes auxiliam no combate aos radicais livres, moléculas ou átomos que fazem com que nosso organismo envelheça. Por isso, essas substâncias:

  • Ajudam o sistema imune.
  • Reduzem o risco de artrite, doenças cardiovasculares, displasia de bacia, problemas respiratórios e até câncer.
  • Previnem problemas oculares, como catarata ou cegueira.
  • Previne e trata as infecções da pelagem.

Esse antioxidante tão importante para a saúde de nosso amigo de quatro patas pode ser encontrado em frutas, verduras e legumes. Certifique-se de que seu cachorro conta com uma quantidade suficiente desses alimentos na dieta diária. Se preferir, fale com seu veterinário para que ele recomende outra marca de ração ou um complemento vitamínico rico em ácido alfa-lipóico.

Estudos que comprovam o efeito desses antioxidantes

vida feliz com seu cachorro

Um recente trabalho publicado na revista FASEB demonstrou o efeito que os antioxidantes têm na saúde canina.

Para o estudo, foram utilizados cães da raça Beagle em idade avançada e o seu trabalho era encontrar pedaços de comida marcados com um clipe amarelo. Ao fim do experimento, 66% dos animais que tomaram suplementos de ácido alfa-lipóico e L-carnitina resolveram o teste sem problemas.

Já entre os cães que permaneceram com uma dieta normal, apenas 33% concluíram os testes. Quanto mais tempo de treinamento os animais tinham, mais aumentava a taxa de sucesso entre aqueles que tomavam o complemento.

Já estava comprovado que esses compostos melhoram a memória e o nível de energia em outros animais. O novo estudo, porém, demonstrou que as duas substâncias também ajudam a aprender coisas novas com mais facilidade. Como vimos neste artigo, tudo fica mais fácil com esses compostos. Mas lembre-se de sempre falar com o seu veterinário antes de oferecer um complemento nutricional ao seu cachorro, mesmo sendo natural.

Recomendados para você