É normal o cachorro comer grama?

Se temos um jardim ou se levamos o nosso animal de estimação ao parque, com certeza, já o vimos comendo grama alguma vez. Não se trata de um manjar delicioso, mas sim de uma espécie de medicina natural para eles. Mas também fazem isso por outras razões. No artigo a seguir, contaremos a você por que o seu cachorro come grama como se fosse uma ovelha.

Os cães comem grama

Talvez você já tenha se perguntado o motivo para esse comportamento um tanto “esquisito” dos nossos animais de estimação. Já que um cachorro é carnívoro… por que ele fica comendo grama como se fosse uma vaca? Mesmo que você não acredite, seu antepassado mais próximo, o lobo, também tinha esse hábito e ele adorava comer plantas verdes na floresta.

Embora algumas pessoas não permitam que seus bichinhos comam grama, a verdade é que, na medida certa, sua ingestão faz bem para a saúde dele. Se, depois dessa “ceia”, seu amigo de quatro patas vomitar, isso não significa que ele tenha passado mal por causa do consumo da grama, mas sim que ela cumpriu seu objetivo: limpar o estômago dele.

Motivos pelos quais os cães comem grama

Embora não se tenha “certeza absoluta” do motivo dos cães gostarem tanto de comer grama em casa, no parque ou no jardim do vizinho, existem algumas teorias que podem nos ajudar a resolver esse enigma. Esse comportamento que pra nós, seres humanos, parece esquisita, tem várias explicações “lógicas”.

Você quer saber por que o seu cachorro come grama? Talvez se deva ao seguinte:

1.Para limpar o intestino

Os cães não podem ir à farmácia e comprar um remédio para a indigestão, também não podem fazer dieta, deixando de lado os carboidratos e as frituras. Eles também não podem preparar uma vitamina de ameixa quando sofrem de prisão de ventre!

O elemento que lhe leva a vomitar quando sentem dor de estômago ou quando comeram algo que não lhes caiu bem, é a grama. Isso quer dizer que, depois da ingestão da grama, ele vomitará ou defecará. Portanto, trata-se de um remédio caseiro para os problemas estomacais e intestinais, e, por isso, devemos deixar que eles a comam.

2.Para seguir “a tradição”

Como dissemos anteriormente, os lobos também comem grama com frequência. Mesmo que pensemos que esse comportamento é estranho ou um tanto neurótico, devemos entender que, na verdade, ele está seguindo um comportamento herdado da época em que seus antepassados eram selvagens. E isso não é a única coisa que eles conservaram dessa época, já que tanto os lobos quanto os cães dão voltas no chão antes de se deitarem, por exemplo.

3.Para deleitar o paladar

Quem disse que os cães só gostam de carne? Eles também gostam de degustar algo mais natural de vez em quando. Talvez seu animal de estimação esteja comendo grama pelo fato de que ultimamente você lhe está dando de comer muita ração ou arroz e, então, ele já esteja “enjoado” dessa comida.

Os bichinhos comem vegetais porque lhes agrada o sabor e porque, depois da ingestão, se sentem bem. O mesmo que acontece com você, quando come uma salada no verão! Você deve levar em consideração que os cães não comem qualquer grama com a qual cruzem o caminho. Mas sim aquelas da preferência deles.

Eles procuram por brotos mais macios de uma variedade específica de grama. São muito inteligentes na hora de conseguir comida e talvez passem vários minutos farejando até encontrar o menu adequado.

4.Para saciar o apetite

As gramas têm um grande teor de fibras que, além de serem ricos em sabor, também saciam a fome do animal. Logo, se o cão sentir que seu estômago está vazio, ele buscará algo que tire essa sensação. Não importa que seja grama! O que lhe interessa é que se sinta satisfeito e que a barriga dele não fique roncando.

5.Para complementar sua alimentação

Outra das teorias que procuram explicar por que os cães comem grama afirma que fazem isso porque sabem o momento exato em que precisam balancear a sua dieta. Se lhe dermos muitos carboidratos, uma hora o animal vai buscar vitaminas e minerais em outras fontes de comida. Não se esqueça de que a alimentação pouco diversificada provoca danos à flora intestinal do animal, podendo reduzir as defesas dele (ficará doente constantemente e terá menos energia).

Assim, se você observar o seu cachorro comendo grama, em primeiro lugar não o impeça, nem o castigue. Em segundo lugar, pense o que pode estar faltando ao organismo dele e mude um pouco sua alimentação diária.

Recomendados para você