É verdade que os animais de estimação sentem ciúmes quando estamos namorando?
As pessoas que têm cães e gatos sabem que eles costumam se tornar possessivos conosco, e por esse motivo eles podem se mostrar ciumentos com outros animais ou humanos, sejam eles adultos, crianças ou bebês. Por isso, não é muito comum nos perguntarmos se os animais de estimação sentem ciúmes também quando estamos namorando.
Por que os animais de estimação têm ciúmes?
É claro que tudo irá depender de fatores como a educação e a socialização que esse animalzinho recebeu, além da sua personalidade e do contexto no qual ele cresceu. No entanto, considere o seguinte: antes que o seu parceiro entrasse na sua vida, o seu animal de estimação reinava na sua casa e tudo indicava que você só tinha olhos para ele.
Por isso, é até certo ponto normal que o seu cão ou o seu gato apresente algum tipo de reação diante das mudanças que ocorram. O lógico seria que, com paciência e carinho, em pouco tempo ele trate o seu amor como se fosse mais um membro da família.
O problema é que, às vezes, as coisas não acabam são sendo muito fáceis. Pode ser que o seu namorado não esteja acostumado aos animais e que seja difícil ele se relacionar com eles. Ou até mesmo que o seu bicho de estimação esteja “doente” de ciúmes e não consiga aceitar a nova situação.
Não se desespere. Talvez você deva buscar a ajuda de algum profissional, começando pelo veterinário. Mas o ideal é que a paz, cedo ou tarde, reine na sua casa.
Os animais de estimação sentem ciúmes de outros animais e das pessoas. Por isso, se um novo amor humano entrou na sua vida, tenha paciência e peça a sua colaboração até que o seu cão ou o seu gato aceite a nova situação.
Sinais de que o seu cão está com ciúmes da sua relação
Bem, já que esclarecemos a questão de que tanto os cães quanto os gatos podem chegar a sentir ciúmes quando estamos namorando, vamos ver agora os sinais que evidenciam que o seu querido animal de estimação está apresentando uma “resposta emocional”.
Um cão ciumento, geralmente, se mostra:
- Irascível. Eles podem chegar a latir a quem ousar tirar a atenção dele, do momento em que a pessoa chega até a hora de ir embora.
- Possessivo. Ele se coloca entre você e o seu namorado o tempo todo. Ou fica te seguindo faça sol ou faça chuva até quando a sua metade da laranja não está presente.
- Agressivo. Talvez ele chegue até a ameaçar a morder o seu amor.
- Destruidor. O animal também costuma demonstrar o seu ciúme destruindo diversos objetos em casa.
O que fazer quando o seu animal de estimação sente ciúmes do seu amor?
Diante dessas circunstâncias, o ideal a ser feito é não retardar a solução e buscar alguma maneira para que o seu bichinho comece a aceitar o novo estado das coisas. Mas como? Faça com que o seu cão associe as ações positivas à sua alma gêmea. Por exemplo:
- Passeios;
- Carícias;
- Brincadeiras;
- Recompensas, sobretudo alimentícias.
Talvez as mudanças não se produzam da noite para o dia. No entanto, se tanto você quanto o seu amor insistirem no tema, o mais provável a acontecer é que o seu bicho de estimação acabe cedendo e você pode até chegar a notar que, no final, ele prefira mais o seu amor do que você. Se isso acontecer, cuidado, não se deixe levar pelo seu ciúme.
Os gatos também sentem ciúmes
Embora muitas pessoas considerem os gatos mais independentes e distantes que os cães, isso não os exime de serem ciumentos. De forma alguma. Com certeza os felinos irão reagir diante de qualquer mudança que eles considerem a causa da sua perda de privilégios.
Um gatinho que sente ciúmes pode ser reconhecido quando se mostrar irritado ou agressivo com o seu amor, da mesma forma que acontece com o cachorro. No entanto, ele também pode apresentar estes sinais para chamar a sua atenção:
- Se tornar territorial. Ele urina nas paredes ou em outras superfícies verticais da casa;
- Ele se mostra distante, evita o contato visual com você ou se esconde;
- Não come ou derruba a sua tigela de comida;
- Bagunça a sua caixa de areia ou faz, propositalmente, as suas necessidades fora da caixa de areia;
- Se torna barulhento e exigente.
Em busca da convivência entre a sua cara metade e o seu animal de estimação
No caso dos gatos, você também deverá recorrer à paciência para que o seu bicho de estimação entenda que a nova situação não irá se tratar de uma perda, mas sim de lucro para ele.
Talvez o seu gato irá precisar de um tempo para entender que os mimos e as atenções irão se duplicar, isso sempre irá depender se o seu namorado se mostrar colaborador nesses aspectos.
A convivência entre você, o seu bicho de estimação e a sua metade da laranja não é impossível, embora em um primeiro momento possa parecer assim.
Por isso, peça a colaboração do seu amor humano e não hesite em consultar um veterinário para que ele possa te informar as melhores formas para lidar com algumas situações que possam acontecer quando o seu animalzinho e o seu parceiro depois de se conhecerem e de se aceitarem.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.