Educação básica você deve dar a um cão

· fevereiro 11, 2019
Humanizar um cão, não puni-lo, ou não ensinar-lhe qual seu lugar em casa podem prejudicar a vida do seu cachorro.

Quando adotamos um filhote pela primeira vez, podemos ficar um pouco perdidos no que se refere a como educar ou o que devemos ensinar. Há muitos riscos de não se estar ciente da educação básica que você deve dar a um cão. Para ajudá-lo, daremos algumas dicas práticas.

Perigos de não dar uma boa educação básica a um filhote

A falta de conhecimento, ou a chegada aos nossos ouvidos de conselhos daqueles que se acham especialistas no assunto, podem nos levar a cometer erros graves na educação do nosso cão. Estes são os erros mais comuns:

Humanizar

Possivelmente, o maior perigo que você pode enfrentar se não souber os passos que deve seguir ao educar um cão.

Podemos cair no erro de tratá-lo como uma pessoa, falando com ele como ser humano, permitindo que ele durma na cama ou no sofá.

Bem, lá vai o nosso primeiro conselho: seu cão não é uma pessoa. Trate um animal pelo que ele é, um animal.

Humanizar é uma forma de maus-tratos que logo esperamos que seja punível por lei. Isso porque sua personalidade e essência podem ser anuladas, e ele não será capaz de ser um cão equilibrado e feliz.

Puni-lo

Muitos pensam que a disciplina deve se basear em gritos e pancadas; mas nada está mais longe da realidade. Reforço positivo é um fato comprovado que dá bons resultados na educação de animais de estimação.

Se você se acostumar em dar-lhe gritos e golpes, não apenas estará incorrendo em uma forma de abuso, mas também não conseguirá que seu filhote aprenda.

Cachorro fez xixi no tapete

Muito pelo contrário: você só vai ficar com medo e ele poderá até atacar você ou ter distúrbios mentais que culminarão em comportamentos destrutivos.

Não estabelecer hierarquia

Além do mais, há o lado oposto, em que o cão pode fazer o que ele quiser. Esta não é uma boa opção, porque você não terá a chance de educá-lo. Ele se sentirá o dono da casa e, além disso, você não estará lhe ensinando seu lugar devido.

Um animal de estimação torna-se parte da família e uma família é feliz quando cada membro conhece seu lugar e seu papel a cumprir. Como ele poderá saber qual é o dele se você não lhe mostrar?

Você deve ser o líder: lembre-se disso e ensine-o.

Educação básica que você deve dar a um cão

Dependendo da idade do filhote e do tempo que ele está com você, você deverá ensinar-lhe algumas coisas ou outras. Estas são as mais básicas:

Dormir

Encontre um lugar que seja calmo, no qual haja um pouco de luz, mas não muita, e que seja fresco, mas não úmido.

Escolha uma cama que se adapte ao seu tamanho e coloque-a lá. É hora de mostrá-la ao seu cão.

Ele terá que entender que lá é seu lugar e que é o espaço para ele dormir, relaxar, ou fugir do barulho. É o espaço dele e ele terá que usá-lo quando o resto da família for para a cama.

filhote de cão dormindo

Na hora da alimentação

Comida e cama são coisas independentes; então, devem estar em lugares diferentes.

Portanto, ensine seu filhote agora onde seu bebedouro e seu comedouro vão ficar. Fique tranquilo, porque ele vai aprender rápido.

Xixi

Esta pode ser a tarefa mais árdua, mas com paciência você alcançará o que se propõe a fazer. Hoje existem algumas fraldas que podem ser colocadas no chão, com um pouco de xixi de seu cão, e ele rapidamente irá usá-la.

É claro que, uma vez tomadas as vacinas ele poderá ir à rua, daí você deverá levá-lo três vezes ao dia nos mesmos horários, para que ele se acostume.

Ao aprender a fazer suas necessidades na rua, remova as fraldas. Se ele passa muito tempo sozinho em casa, deixe algumas.

Se você seguir estas dicas práticas e evitar os erros que discutimos, a educação básica que você deve dar ao seu cão será perfeita.

Portanto, coragem! Ensiná-lo essas coisas será de grande auxílio por toda a vida de seu animal.

Perez, B. (1986). Midwesterners’ Perceptions of and Attitudes towards Pets. Central Issues in Anthropology.