Os efeitos da terapia animal em humanos

O vínculo que existe entre humanos e animais é fundamental para uma vida feliz e saudável.
Os efeitos da terapia animal em humanos

Última atualização: 04 Março, 2021

A cada dia se fala mais sobre o vínculo entre os seres vivos e sobre os efeitos da terapia animal em pessoas e animais, especialmente na área médica. Isso nos permite lembrar a conexão e a relação entre o ser humano e as diferentes espécies animais.

Felizmente, é conhecido o efeito positivo dos animais sobre as pessoas que sofrem de diferentes doenças, mas você pode se surpreender com alguns exemplos. Continue lendo se quiser descobrir a relação entre a saúde de um paciente e sua interação com o reino animal.

Efeitos da terapia animal: os animais incríveis que ajudam crianças com ansiedade

No final de 2020, foi publicada uma notícia que relata o efeito positivo que os animais exercem sobre os humanos. Especificamente, fontes jornalísticas mencionam a associação HigglePetsCIC.

Essa associação ajuda as crianças a lidar com problemas como a ansiedade. Para isso, os profissionais contam com a inestimável ajuda de um variado grupo de animais, que são um ótimo suporte para as crianças.

Os primeiros animais que vêm à mente quando se fala em terapias podem ser cavalos ou golfinhos. No entanto, essa associação trabalha com diferentes táxons, como répteis, tartarugas ou caracóis.

Algumas das crianças que participam da associação têm necessidades educacionais especiais. Isso significa que, às vezes, não é fácil para elas se relacionarem com os seres humanos.

Da mesma forma, independentemente de a criança ser afetuosa ou ter dificuldade para expressar suas emoções, ao final do tratamento elas se transformam. Os pequenos desenvolvem um vínculo com os animais e, junto com um terapeuta, começam a enfrentar seus problemas.

Uma criança admirando um réptil.

Qual é o efeito dos animais nas crianças?

A presença dos animais nessas terapias permite que as crianças trabalhem em si mesmas. Especificamente, eles as ajudam a ganhar confiança e desenvolver sua autoestima, entre outras qualidades.

No entanto, trabalhar com animais não beneficia apenas crianças com ansiedade ou necessidades especiais. Na notícia citada, também são mencionados vários exemplos que nos permitem realmente entender o benefício dos animais para as pessoas.

Assim, os animais ajudam as crianças a se abrirem para contar seus problemas. Depois de falar sobre o que as preocupa, elas adquirem reforço positivo, o que também é estimulado pelas endorfinas secretadas por causa dos animais.

Terapia animal

Há 10 000 anos, o processo de domesticação transformou a relação entre humanos e animais. Isso significou uma série de mudanças tanto para o ser humano quanto para os seres vivos que o cercavam.

A domesticação levou a transformações sociais e econômicas para os humanos, mas os animais também foram afetados em aspectos como sua anatomia, sua fisiologia e seu comportamento. As espécies domésticas de hoje em dia pouco têm a ver com seus ancestrais selvagens.

A contribuição dos animais para a saúde humana foi numerosa ao longo da história. Seu papel vai desde a criação de roupas até aspectos médicos, como a síntese de insulina em suínos. Um dos exemplos mais conhecidos é a participação de vários modelos animais no desenvolvimento de vacinas.

Essa terapia tem comprovação científica?

Além da crença, diferentes estudos mostraram o impacto dos animais na saúde humana. A relação entre pacientes com doenças cardiovasculares e o efeito positivo de seus animais de estimação nas respectivas doenças cardíacas foi uma das primeiras observações relevantes.

Assim, a terapia assistida por animais pode ser considerada um tratamento interessante. Principalmente, ela tem se mostrado eficaz em pessoas com problemas físicos, emocionais ou cognitivos.

Quais são seus benefícios?

Os efeitos positivos da terapia animal também foram relatados em uma alta porcentagem de pacientes. Entre eles, encontramos os seguintes:

  • O animal atua como uma distração ou entretenimento, pois gera felicidade.
  • O ser vivo permite que a criança se sinta em casa, com as sensações de conforto e segurança que isso implica.
  • As crianças podem se aconchegar junto aos animais, um ato que reduz a ansiedade.
  • Os seres vivos não humanos são uma companhia diferente.
  • Prestar atenção a um animal pode diminuir ou aliviar a dor física e emocional.

Quais animais fazem parte da terapia animal?

Cães e gatos são grandes protagonistas da terapia animal, embora a terapia canina seja mais conhecida do que a felina. No entanto, cavalos ou golfinhos também desempenham papéis importantes nesse tema.

Dependendo do animal que fizer parte da terapia, ele será denominado de uma forma ou de outra. É o caso da terapia com cavalos, ou equoterapia, por exemplo.

A equoterapia produziu resultados positivos nos níveis motor e verbal em pessoas com autismo ou síndrome de Down. Além disso, essa terapia ajudou crianças vítimas de violência de gênero.

É aplicável apenas para crianças?

Em suma, a presença de animais em tratamentos médicos e psicológicos não é benéfica apenas para as crianças. Resultados positivos foram registrados na participação de adultos e idosos na terapia animal.

Nas diferentes terapias com animais, alguns comportamentos compartilhados foram percebidos. Por exemplo, a presença do animal reduz a ansiedade e gera felicidade, fato que lhe permite atuar como uma distração para o ser humano.

Não é só a terapia animal que influencia a saúde do paciente, mas também os animais de estimação, uma vez que eles atuam no plano emocional ou psicológico e proporcionam benefícios físicos e sociais no dia a dia do indivíduo. Por exemplo, animais de estimação requerem exercícios diários, o que significa que o tutor também terá que realizar atividades físicas.

Os efeitos da terapia animal são quantificáveis.
Podemos concluir que os efeitos da terapia animal são positivos tanto em crianças quanto em adultos e idosos. Além disso, seus benefícios contam com importante respaldo científico.

Portanto, está em nossas mãos garantir a proteção dos animais e ajudá-los. Dessa forma, manteremos essa relação simbiótica que é tão benéfica para ambos os componentes.

Pode interessar a você...
Zooterapia funciona? Saiba mais sobre essa técnica
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Zooterapia funciona? Saiba mais sobre essa técnica

A terapia assistida por animais (zooterapia) funciona através do uso de certas espécies em atividades terapêuticas, de reabilitação, integradoras e psicopedagógicas para seres humanos. Saiba mais!