4 encantadoras raças de cães com rugas

14 Janeiro, 2021
Estas são algumas das raças de cães com rugas mais famosas. Você conhece todas?

As rugas são um sinal desejado no cão, sendo uma das características preferidas em qualquer uma das seguintes raças. As raças de cães com rugas são o produto de uma forte seleção artificial feita pelo ser humano nos últimos séculos.

Raças de cães com rugas

1. Shar-pei

O Shar-pei é originário da China. Há centenas de anos, embora a sua aparência fosse bastante diferente, a quantidade e a intensidade de suas rugas são o resultado de um grande número de cruzamentos entre indivíduos muito próximos, o que também tem levado à seleção de muitas doenças associadas a essa raça.

É um cão de tamanho médio, compacto, com dorso curto. O traço mais característico, além das rugas, é a semelhança com um hipopótamo devido ao focinho largo e às orelhas minúsculas.

Os shar-pei têm mais rugas quando são filhotes. À medida que crescem, a pele se estica e eles adquirem um aspecto mais esguio. São cães calmos e independentes, mas também leais e afetuosos.

Raças de cães com rugas

2. Pug

Embora também seja uma raça da China, suas origens não são claras. Devido ao comércio internacional e a preferência da realeza por esse cão, os pugs aparecem até em pinturas famosas de nobres e reis.

Pug 

É um cão pequeno e de aspecto rechonchudo, cujas rugas mais definidas são as do rosto. Seu focinho é muito curto e, de fato, os problemas respiratórios são comuns nessa raça. Existem cirurgias preventivas para corrigir o palato desses cães e ajudá-los a respirar melhor.

Seus olhos são brilhantes, negros e muito expressivos, o que juntamente com as rugas e a sua figura lhe confere um aspecto cômico. Portanto, os pugs são os reis da internet.

São cães com muito charme, alegres e muito brincalhões, portanto, tendem a se dar bem com as crianças.

3. Bloodhound ou Cão-de-santo-humberto

O Bloodhound é um cão de caça. Seu excelente olfato, superior ao dos outros cães, faz dele um rastreador de primeira linha. Também tem sido usado como cão policial na busca de pessoas desaparecidas.

Bloodhound ou Cão-de-santo-humberto

É um cão grande, e as suas origens são muito antigas, remontando ao século VI na Bélgica.

É o maior e melhor dos cães de caça, com um corpo muito grande e alongado, forte e muito esguio. Longas e profundas dobras de pele pendem da sua cabeça e pescoço, dando-lhe uma aparência enrugada. Além disso, seus olhos são muito fundos, formando um conjunto que lhe confere um porte nobre e sério.

Apesar de sua aparência imponente, é um cão muito manso, calmo e gentil com pessoas e outros cães. Seus latidos são graves, mas não é um cachorro que costuma latir muito.

4. Raças de cães com rugas: Bulldog inglês

É uma das raças mais antigas da Grã-Bretanha e pode até ser considerada um símbolo inglês típico. É um cão baixo, mas largo e robusto, com pelo curto e uma expressão feroz.

Raças de cães com rugas: Bulldog inglês

Seu rosto e seu focinho são curtos, e eles também costumam ter problemas respiratórios associados. É muito comum ouvi-los roncar. O bulldog tem rugas em volta da cabeça, os quais também caem em torno de sua boca, e seus lábios são grossos. É preciso destacar que esses cães tendem a babar bastante.

Os bulldogs costumam ter rugas em volta do pescoço, mas seus corpos são mais lisos e fortes.

Embora sua aparência seja bastante rude e de aspecto feroz, ele é um cão afetuoso e corajoso, que não hesitará um segundo para proteger as pessoas que ama. Além disso, também é um bom cão de guarda.

Essas são algumas das raças de cães enrugados mais conhecidas, todas com um caráter amoroso e atencioso com os seus donos, mas que exigem muitos cuidados para manter a sua pele saudável e limpa.

  • Federación Cinológica Internacional