Evite acidentes com seus animais de estimação em viagens
Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez
Evite acidentes com os seus animais de estimação em viagens seguindo os conselhos que lhe daremos neste artigo. Mesmo que você pense que conhece seus animais de estimação e os considera muito dóceis, ao sair de casa existem inúmeras coisas que são novas para eles e podem levá-los ao estresse ou à fuga.
Se é a primeira vez que vai viajar com o seu cão ou gato, então está no lugar certo. Tome nota e faça desta experiência a melhor e mais positiva para todos.
Evite acidentes com seus animais de estimação seguindo estas dicas
A primeira coisa que você deve saber é que existem regras para se locomover com seus animais de estimação, independentemente do meio de transporte. No caso específico do carro, o indicado é que o animal fique separado do motorista para evitar distrações que possam desencadear um acidente.
Além disso, o espaço em que o cão irá viajar deve ser delimitado com uma estrutura metálica que se adapte ao carro e ao indivíduo. Em hipótese alguma você deve levar seu pet solto, é para sua segurança e dele.
Evite acidentes com os seus peludos seguindo as outras dicas que lhe deixamos a seguir.
1. Socialize o carro com o cachorro antes de viajar
Se é a primeira vez que vai levar o seu cão a passear de carro, é recomendável que socialize com ele este novo cenário. Coloque a estrutura de segurança e entre no carro com o cachorro sem dar partida, compartilhe com ele, ofereça um petisco de sua preferência e deixe-o cheirar sua área.
Depois de um tempo, ligue o veículo e faça viagens curtas todos os dias. Deixe o peludo observar seu entorno e se acostumar com o movimento, se ele latir, não se incomode. Entenda seu animal de estimação e ajude-o a se sentir confortável.
2. Antecipe tonturas e vômitos
É normal que seu cão enjoe no carro. Evite este tipo de acidente oferecendo-lhe algum medicamento anti-enjoo prescrito pelo veterinário, com quem deverá falar antes de iniciar o passeio.
Também é uma boa alternativa evitar que o cachorro coma antes de sair. Certifique-se de que ele não passe fome, mas que sua última ingestão não seja apenas antes de entrar no carro. Se, porém, houver suspeita de que o animal possa vomitar, coloque um forro para que não manche o estofamento.
3. Nunca coloque seu animal de estimação no porta-malas para evitar acidentes em viagens
Independentemente do tamanho do seu cachorro, nunca o leve para passear no porta-malas. Dependendo da combustão do veículo, podem ser liberados gases que podem deixar seu amigo doente. Além disso, a maioria dos cães é claustrofóbica e pode ter uma experiência negativa que os levará a odiar passeios de carro.
O recomendado, como já mencionamos, é que o pet viaje nos bancos de trás do veículo, com forro protetor, uma estrutura que o mantenha afastado do motorista e uma coleira para prendê-lo. Por outro lado, também não é uma boa ideia deixar o cachorro colocar a cabeça para fora da janela, pois o vento pode entrar em seus ouvidos e olhos, causando otite ou conjuntivite.
4. Faça paradas constantes para o cão descansar
Evite acidentes ao viajar com seu cachorro de carro fazendo paradas constantes. O ideal é que o peludo consiga se aliviar, beber água e, caso não fique tonto, consumir algum alimento. Isso, especialmente durante viagens muito longas ou complicadas.
Por último, recomendamos nunca deixar o seu cão sozinho e trancado no veículo, pois pode sofrer um golpe de calor ou choque térmico que pode deixá-lo doente ou causar a morte. Se isso for necessário, como última medida, você deve deixar as janelas parcialmente abertas para que o animal possa respirar sem nenhum problema.
Evitar acidentes em viagens com seus animais de estimação é muito fácil
Evite acidentes ao viajar com seus cães seguindo essas dicas simples. Como você pôde ver, são simples, mas muito eficazes, e garantem a tranquilidade de seus peludos. Para todo o resto, certifique-se de que todos aproveitam a viagem e lembre-se de consultar lugares petfriendly que seus animais de estimação podem visitar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- https://www.dercocenter.cl/noticias/como-se-debe-transportar-un-perro-en-el-auto
- https://www.race.es/viajar-coche-perros-gatos-mascotas
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.