Evite acidentes com seus animais de estimação em viagens

Evite acidentes ao viajar com seus animais de estimação de uma forma muito simples. Siga o nosso conselho e lembre-se de respeitar o tempo dos seus peludos.
Evite acidentes com seus animais de estimação em viagens
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Revisado e aprovado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 28 abril, 2023

Evite acidentes com os seus animais de estimação em viagens seguindo os conselhos que lhe daremos neste artigo. Mesmo que você pense que conhece seus animais de estimação e os considera muito dóceis, ao sair de casa existem inúmeras coisas que são novas para eles e podem levá-los ao estresse ou à fuga.

Se é a primeira vez que vai viajar com o seu cão ou gato, então está no lugar certo. Tome nota e faça desta experiência a melhor e mais positiva para todos.

Evite acidentes com seus animais de estimação seguindo estas dicas

A primeira coisa que você deve saber é que existem regras para se locomover com seus animais de estimação, independentemente do meio de transporte. No caso específico do carro, o indicado é que o animal fique separado do motorista para evitar distrações que possam desencadear um acidente.

Além disso, o espaço em que o cão irá viajar deve ser delimitado com uma estrutura metálica que se adapte ao carro e ao indivíduo. Em hipótese alguma você deve levar seu pet solto, é para sua segurança e dele.

Evite acidentes com os seus peludos seguindo as outras dicas que lhe deixamos a seguir.

1. Socialize o carro com o cachorro antes de viajar

cachorro trancado no carro

Se é a primeira vez que vai levar o seu cão a passear de carro, é recomendável que socialize com ele este novo cenário. Coloque a estrutura de segurança e entre no carro com o cachorro sem dar partida, compartilhe com ele, ofereça um petisco de sua preferência e deixe-o cheirar sua área.

Depois de um tempo, ligue o veículo e faça viagens curtas todos os dias. Deixe o peludo observar seu entorno e se acostumar com o movimento, se ele latir, não se incomode. Entenda seu animal de estimação e ajude-o a se sentir confortável.

2. Antecipe tonturas e vômitos

É normal que seu cão enjoe no carro. Evite este tipo de acidente oferecendo-lhe algum medicamento anti-enjoo prescrito pelo veterinário, com quem deverá falar antes de iniciar o passeio.

Também é uma boa alternativa evitar que o cachorro coma antes de sair. Certifique-se de que ele não passe fome, mas que sua última ingestão não seja apenas antes de entrar no carro. Se, porém, houver suspeita de que o animal possa vomitar, coloque um forro para que não manche o estofamento.

3. Nunca coloque seu animal de estimação no porta-malas para evitar acidentes em viagens

Independentemente do tamanho do seu cachorro, nunca o leve para passear no porta-malas. Dependendo da combustão do veículo, podem ser liberados gases que podem deixar seu amigo doente. Além disso, a maioria dos cães é claustrofóbica e pode ter uma experiência negativa que os levará a odiar passeios de carro.

O recomendado, como já mencionamos, é que o pet viaje nos bancos de trás do veículo, com forro protetor, uma estrutura que o mantenha afastado do motorista e uma coleira para prendê-lo. Por outro lado, também não é uma boa ideia deixar o cachorro colocar a cabeça para fora da janela, pois o vento pode entrar em seus ouvidos e olhos, causando otite ou conjuntivite.

4. Faça paradas constantes para o cão descansar

Transporte o cachorro no carro

Evite acidentes ao viajar com seu cachorro de carro fazendo paradas constantes. O ideal é que o peludo consiga se aliviar, beber água e, caso não fique tonto, consumir algum alimento. Isso, especialmente durante viagens muito longas ou complicadas.

Por último, recomendamos nunca deixar o seu cão sozinho e trancado no veículo, pois pode sofrer um golpe de calor ou choque térmico que pode deixá-lo doente ou causar a morte. Se isso for necessário, como última medida, você deve deixar as janelas parcialmente abertas para que o animal possa respirar sem nenhum problema.

Evitar acidentes em viagens com seus animais de estimação é muito fácil

Evite acidentes ao viajar com seus cães seguindo essas dicas simples. Como você pôde ver, são simples, mas muito eficazes, e garantem a tranquilidade de seus peludos. Para todo o resto, certifique-se de que todos aproveitam a viagem e lembre-se de consultar lugares petfriendly que seus animais de estimação podem visitar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.