Evite que seu gato suba no sofá

É conveniente não reforçar esse comportamento, especialmente quando são filhotes recém-adotados. Os felinos buscam conforto, por isso você pode oferecer-lhes uma cama que imite o conforto do sofá.
Evite que seu gato suba no sofá

Última atualização: 20 junho, 2018

Gatos gostam de subir em móveis para obter uma visão privilegiada da casa ou apenas desfrutar de uma soneca tranquila. Mas você deve evitar que seu amigo peludo suba no sofá ou na cama por razões de higiene e saúde.

Os gatos podem ser treinados?

Infelizmente, a crença de que gatos não precisam ou não podem ser treinados ainda é comum na cultura popular, mas isso é absolutamente falso. Os gatos são muito inteligentes e sensíveis, então eles não apenas podem, mas também devem aprender as regras básicas de convivência.

Devemos entender que os gatos são animais independentes e que cada gatinho possui uma personalidade única. E isso não significa que eles não possam aprender ou obedecer aos seus donos como os cães fazem. Simplesmente precisam receber uma educação orientada para suas necessidades e seu modo de entender a realidade.

Cães e gatos percebem, interpretam e expressam de maneiras totalmente diferentes as informações de seu ambiente. Portanto, fingir que os nossos filhotes de gatos aprendem no mesmo ritmo ou com as mesmas técnicas que os cães é um erro grave.

Gato no sofá

Não há uma maneira única de educar os nossos animais de estimação, assim como não existe uma fórmula universal para o aprendizado de nossos filhos. Na realidade, as metodologias educacionais devem se adaptar à natureza de cada espécie e às particularidades de cada indivíduo.

Você quer impedir que seu gato suba no sofá?

Se quisermos evitar que o nosso gato suba no sofá, a primeira coisa que devemos fazer é não reforçar esse comportamento. Quando acabamos de adotar um filhote, tendemos a permitir-lhe tudo para vê-lo confortável, seguro e feliz. No entanto, é durante a infância que os animais adquirem os costumes que levam à idade adulta.

Se permitirmos que o felino suba no sofá, ele assimilará esse comportamento como algo permissível e inofensivo. Depois, continuará usando este móvel para descansar ou para se sentir aquecido durante os dias frios, também em seu estágio adulto. E quando o animal já estabeleceu um hábito como parte de sua rotina, torna-se mais difícil removê-lo.

É essencial começar a educação do seu gato desde a sua chegada ao novo lar. Para evitar que o seu felino suba no sofá ou na cama, não deixe que este hábito seja incorporado à sua rotina. Embora dizer “não” a um lindo filhote possa parecer um pouco cruel, será crítico para sua educação.

Gato preto na cama

Dicas para evitar que seu gato suba no sofá

Oferecer-lhe uma cama muito confortável

Muitos gatos sobem na poltrona ou cama porque não conseguem encontrar um lugar confortável e quente para descansar. Cada gatinho deve ter sua própria cama ou almofada onde possa dormir e relaxar.

Nós também podemos disponibilizar uma caixa de papelão com um cobertor e alguns brinquedos dentro. Os gatos gostam de ter seu próprio refúgio para brincar e aproveitar o tempo de lazer.

Enriqueça seu ambiente

Os gatos são frequentemente diagnosticados com sintomas de estresse ou tédio. E a maioria desses gatinhos têm uma rotina sedentária por não encontrarem um ambiente enriquecido para estimular seu corpo e mente. Como resultado, eles podem adotar hábitos indesejáveis, como ficar no sofá, cama, prateleiras ou cortinas.

É necessário observar a sua casa e ver se o seu gato tem brinquedos, arranhadores e acessórios para se exercitar e se distrair durante a sua ausência. Lembre-se de que o enriquecimento ambiental pode ajudar a melhorar o comportamento do seu gatinho e melhorar suas habilidades cognitivas.

Use reforço positivo

O método educacional com punições não é eficaz para treinar os nossos filhotes. Na verdade, não deve ser usado em nenhum animal, pois é baseado em provocar emoções negativas, como medo ou insegurança. Gatos não demonstram submissão a uma pessoa com comportamento irracional, nem aprendem com métodos violentos.

O reforço positivo é a maneira mais segura e eficaz de ensinar bons hábitos aos nossos animais de estimação. Com isso, estaremos conservando seu bem-estar físico e mental. Ao ensinar seu gatinho, lembre-se de oferecer um prêmio para reconhecer cada bom comportamento e estimular seu aprendizado.

Os prêmios não necessariamente têm que ser ‘comida de presente’. Além de guloseimas, podemos oferecer brinquedos, acessórios, carícias ou uma deliciosa comida caseira.

Pode interessar a você...
Como evitar que o seu gato suba na cama
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Como evitar que o seu gato suba na cama

Embora existam muitos donos que tolerem a presença de seus animais de estimação em locais como sofás, mesas e outros móveis, existem outras situaçõ...