Logo image
Logo image

Existem praias para gatos?

3 minutos
Enquanto não há sinalização que proíba, os felinos podem acessar as praias com seus donos.
Existem praias para gatos?
Última atualização: 21 dezembro, 2022

Muitas pessoas sentem falta de seus animais quando saem de férias. Transportá-los, especialmente se forem felinos, não parece uma opção simples em locais onde há muita gente, areia e água. A boa notícia é que, na Sardenha, reservaram pelo menos uma das praias para gatos.

Esta praia é chamada Su Pallosu e é algo como um santuário de felinos. Sua localização no oeste da ilha italiana é pouco conhecida pelo turismo de massa. Isso permite que os 61 gatos que habitam essas costas andem livremente pelas rochas e falésias baixas.

Como é a vida dos gatos em Su Pallosu?

A praia de Su Pallosu, no centro do Mediterrâneo, é apresentada como um pequeno paraíso para os humanos. No entanto, seus verdadeiros habitantes estão muito protegidos contra todos os insetos e roedores que passeiam pela área. Os gatos desta praia coexistem pacificamente e em total liberdade.

Os felinos que chegam a este canto do mundo são atendidos pela Associazione Culturale Amici di Su Pallosu. Esta organização sem fins lucrativos é responsável pela alimentação e assistência médica dos pequenos felinos.

O meio pelo qual esta associação de caridade é financiada é através de atividades que encorajam o microturismo. Embora as visitas guiadas sejam totalmente gratuitas, a renda vem da venda de alimentos, acessórios, presentes ou da acomodação modesta que é oferecida.

Os gatos e gatas são castrados para impedir a reprodução indefinida desses felinos. Atualmente, além desses 61 colonos felinos, os cuidadores expressaram que, no momento, não aceitam a chegada de mais hóspedes.

Some figure

História de Su Pallosu

Su Pallosu tem apenas seis habitantes humanos. Quanto à presença dos gatos, a história da origem deles nesta pitoresca praia remonta à década de 80. Tal como nos contos de fadas para crianças, tudo começou nesta praia com uma invasão de ratos. A presença maciça de roedores levou os pescadores de atum da região a combaterem essa praga com um bom número de gatos.

Os gatos se tornaram heróis. Os habitantes cuidaram deles e os alimentaram com peixes; o clima era favorável às características da ilha, suas costas e sua praia. Desde então, eles estão em uma das mais belas praias para gatos do mundo.

Embora haja muito poucas visitas a esta praia na ilha italiana, já existem muitas pessoas que deixaram seus comentários nos fóruns dos viajantes. E qual “gateiro” não se sentiria à vontade cercado pela beleza da paisagem e pelo ronronar dos gatos!

Praias para gatos na Espanha

Enquanto isso, a pergunta sobre a situação dos gatos nas praias espanholas ainda não foi respondia de forma contundente. Especificamente, as pessoas precisam de informações sobre se podem trazer gatos para a praia ou se são ilegais.

Some figure

A princípio, a resposta é não, não é ilegal. Só que as praias têm sinalização, não há nada que nos impeça de levarmos nossos gatos à praia. Por outro lado, há dados importantes sobre os direitos civis e dos animais de estimação: as praias da Espanha não são reguladas pelos conselhos municipais, mas pela Diretoria Costeira.

Isso significa que se a polícia local tentar multá-lo enquanto estiver em uma praia com seu gato, essa multa não será válida. Os conselhos locais e a polícia local não podem impor multas sobre os acessos à praia.

Como saber se uma praia proíbe a entrada de gatos?

Quase nenhuma praia proíbe a entrada de animais de estimação; no entanto, regulamentos permanentes podem ser estabelecidos, especialmente para manter a limpezaPode haver restrições ao entrar na praia, se se tratar, por exemplo, de uma reserva natural.

Praias para gatos: o que os gatos acham disso?

Finalmente, cabe destacar que os felinos não são muito amigos do calor, do sol e da água. Levar um animal para a praia e mantê-lo em uma jaula geralmente não é muito relaxante para o animal. Talvez no fundo, o gato não quer nada mais do que ficar dormindo no conforto e no silêncio de sua própria casa.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.