Field spaniel

· abril 10, 2018

Hoje, vamos falar sobre um cão proveniente da Inglaterra que poderia ser usado muito bem como cão de caça; trata-se do field spaniel ou spaniel de campo, em português. Você gostaria de saber mais sobre essa raça? Então continue a ler!

Field spaniel, um cão muito especial

História e origem

Afirma-se que essa raça tem um parentesco familiar com o cocker spaniel, pois ambos apresentam a mesma origem. No entanto, em 1892, houve a separação entre elas, tornando-as duas raças diferentes.

Essa raça logo se tornou famosa por causa da sua bela aparência e da sua personalidade agradável, embora os criadores tivessem se esforçado para criar um cão de coloração uniforme e sem manchas, o que levou à extinção do Spaniel original. Realizaram cruzamentos com outras raças para que apresentassem patas mais curtas e corpos mais compridos, mas isso provocou muitos problemas genéticos justo na hora que eles eram considerados os campeões das exibições.

Com a finalidade de recuperar o que tinham perdido, quer dizer, o field spaniel, os criadores começaram a cruzá-lo com o springer spaniel inglês, tentando acabar com os problemas genéticos e preservar a raça. No entanto, sua popularidade nunca voltou a ser a mesma e hoje em dia é uma raça praticamente desconhecida.

Características físicas do field spaniel

Fisicamente é muito parecido com o cocker spaniel, tem médio porte, peludo, com orelhas largas e caídas e olhar nobre. Os machos costumam medir por volta de 45 centímetros de altura, enquanto que as fêmeas apenas 43 centímetros. O peso de ambos oscila entre os 23 e os 50 quilos.

O formato de sua cabeça é arredondado, apresentando um focinho largo e estreito, e olhos amendoados de cor castanho escuro. Seu corpo é soberano, musculoso e forte, com o tórax profundo, e, via de regra, sem rabo, já que existe o costume de cortá-lo e, inclusive, alguns nascem sem ele.

field spaniel

Fonte: Pleple2000

Suas patas apresentam uma harmonia no que tange ao tamanho, são cobertas por muito pelo, que como em todo o restante do corpo, é muito macio e sedoso. Seus pés são arredondados e compactos, o que lhes permitem servir de apoio seguro ao caminhar e andar a passos largos.

Além disso, seu pelo é abundante em todo o corpo, embora muito mais na região das patas, do peito, das orelhas e da barriga. As cores existentes são o preto e o avermelhado, e, em alguns casos, admitem-se marcas cor de fogo, mas que não chamem mais atenção que a cor principal. São conhecidos alguns casos de espécimes que foram aceitos pelos clubes mesmo sendo de cor branca, mas isso não é comum.

Personalidade e temperamento do field spaniel

Embora originalmente eles tenham sido usados como cães de caça, são muito bons como animais de companhia, como acontece com os outros Spaniel. Eles precisam fazer muito exercício, mas são muito dóceis e fáceis de serem adestrados, tolerantes com as crianças e extremamente leais. Apegam-se muito ao seu dono (inclusive em uma família sempre há um que consideram como o principal), mas, às vezes, esse apego pode se tornar uma obsessão.

Cuidados e saúde

Seu pelo precisa receber muito tratamento, já que, devido à sua textura e largura, requer escovações diárias que evitem que se formem nós. É preciso limpar seus olhos diariamente, pois as remelas podem grudar no pelo e provocar infecções.

O formato de suas orelhas faz com que elas se tornem um local ideal onde os parasitas e bactérias podem se esconder e gerar doenças. Por isso, é preciso que todo dia o dono dê uma olhada nelas e limpe com algodão ou pano limpo.

Por fim, nos encontramos diante de um animal muito carinhoso e leal que vai trazer muita alegria para a sua vida. Você pensa em escolher um como seu próximo bicho de estimação?

Fonte das imagens: Lilly M e Pleple2000