Frutas e vegetais proibidos para gatos

julho 15, 2019
Se você adora gatos, certamente sabe que existem certos alimentos que não podem ser consumidos por eles. A seguir, diremos quais são as frutas e vegetais proibidos para gatos.

Os gatos pertencem à família dos felinos e, portanto, são carnívoros. Neste artigo, vamos dizer quais são as frutas e vegetais proibidos para gatos.

Como eles se acostumaram com a vida doméstica e se tornaram animais de estimação, há muitos alimentos que não são bons para eles e que podem até mesmo trazer sérias consequências para a saúde.

Frutas e vegetais proibidos para gatos

Talvez você não saiba, mas há certos alimentos que os gatos não devem consumir por nada no mundo. Os felinos, sendo carnívoros, devem ter uma dieta à base de carne (de diferentes tipos) e a ingestão de vegetais não deve exceder 10% da mesma.

Ainda que os vegetais e as frutas possuam muitos nutrientes e, portanto, possamos pensar que eles são bons para a sua saúde, a verdade é que muitos desses alimentos são tóxicos para os gatos e não devem ser consumidos por eles.

Note também que os gatos têm um trato intestinal curto (porque na natureza eles comem carne crua que apodrece rapidamente), e os vegetais precisam ficar mais tempo no corpo para que seus nutrientes sejam absorvidos.

No entanto, nem todas as frutas, verduras e legumes são tóxicos para o seu animal de estimação. Recomendamos que você não ofereça o seguinte:

1. Uva

Assim como as uvas passas, causam diarreia e problemas estomacais e também podem afetar seus rins. Comendo apenas três uvas seu gato vai se sentir mal durante todo o dia, e vai levar vários dias até voltar a comer como antes e ter forças para se levantar.

2. Abacate

Esta fruta tem muitos óleos, que, embora sejam saudáveis, podem causar estragos no pâncreas dos gatos. Além disso, o abacate tem persina, uma substância tóxica para os animais.

Os cães também não devem comê-lo. No caso dos gatos, impedi-los de comer pode ser difícil devido à sua textura ‘cremosa’ que tanto amam.

Alimentação natural para gatos

3. Cebola e alho

Ambos têm uma substância chamada tiossulfato, que pode destruir as células do sangue de seu animal de estimação e causar uma anemia muito difícil de reverter. Eles não podem comer alho-poró, cebolinha ou qualquer outra coisa semelhante.

4. Laranja e outros cítricos

Estas são outras frutas proibidas para gatos porque elas têm muitos óleos essenciais e uma substância conhecida como psoraleno, tóxica para os gatos. Não ofereça laranja, limão, tangerina, toranja ou lima, pois causam vômitos quase instantâneos.

5. Batata

Na verdade, as batatas cruas são o problema, pois têm certos componentes, como a solanina, que se tornam prejudiciais assim que entram no corpo. A boa notícia é que ela desaparece quando a batata é fervida.

Se você quiser dar uma pequena batata cozida misturada com a ração ou dar com um remédio, não há problema, mas você não deve abusar da quantidade.

6. Tomate

Muitos donos de gatos se perguntam se seu animal de estimação pode comer tomate. E a resposta é não. Esta fruta vermelha que pode atrair a atenção dos felinos tem solanina – assim como as batatas – além de outros ingredientes tóxicos para os animais.

A boa notícia é que os níveis de toxicidade diminuem à medida que o tomate amadurece. Mas atenção, porque a fruta não é o único problema, uma vez que as folhas e os caules das plantas também têm efeitos adversos para o estômago dos gatos.

Os gatos podem comer tomate?

7. Banana

Como pode acontecer com outras frutas e vegetais, a banana atrai a atenção dos gatos devido à sua consistência e também a sua doçura e aroma. No entanto, se eles comerem um único pedaço dessa fruta, terão diarreia, que pode até mesmo levá-los à desidratação.

Além dessas frutas e vegetais proibidos para gatos, recomendamos que você nunca dê chocolate, café, comida de cachorro, açúcar, frituras e peixes com espinhas. Eles também são prejudiciais para a sua saúde!