Gato burmila: conheça essa espécie
O gato é um animal que, com o passar do tempo, foi se misturando com diferentes espécies de felinos e, a partir daí, surgiram raças diferentes, muitas das quais ainda não conhecemos. Outras podemos até ter visto, mas não não conseguimos ainda lhes dar um nome. Você conhece o gato burmila? Não? Então, vamos conhecê-lo!
O gato burmila, tudo sobre essa espécie
Origem
Esse gato surgiu no Reino Unido. Os primeiros espécimes da raça se originam da união entre um gato burmês lilás (birmanês) e um gato persa chinchila. Daí o nome, burmila. Isso aconteceu em 1981, então é uma raça relativamente nova. Quando os primeiros gatos dessa união nasceram, os criadores não conseguiram resistir a eles e quiseram promover a espécie.
Para que a espécie durasse, eles começaram a fazer testes genéticos com os melhores de cada espécie até conseguirem o gato perfeito, o gato burmila que conhecemos hoje. Esse animal não foi reconhecido oficialmente pela Federação Internacional Felina até 1994.
Características do gato burmila
Esse é um gato de tamanho médio, musculoso e com uma atitude elegante. Suas costas são retas e seu peito tem forma arredondada. Tem patas finas e longas, que paradoxalmente se destacam pela sua força.
A base da cauda é ampla e afunilada para a extremidade, coberta com muito pelo e com uma ponta arredondada. Uma característica interessante da espécie é uma marca que lembra a letra ‘m’ que parece ter em sua testa. Sua cabeça tem uma forma triangular, mais larga na parte superior e que se estreita na parte inferior.
Os olhos do gato burmila são grandes e em forma de amêndoa, com um contorno preto que se destaca enormemente na cor verde da íris. Essa sempre será a cor dos seus olhos, independentemente da cor dos pelos.
Quanto aos pelos, há dois tipos distintos desse gato, um com pelos curtos e outro com pelos longos. Os espécimes têm pelo curto bem rente ao corpo, enquanto os de pelo longo são moderados. As cores conhecidas são: azul, preto, chocolate, lilás, vermelho ou creme. O pelo sempre será muito brilhante e macio, o que atrai muitas carícias para esse animal.
Personalidade do gato burmila
Esse gato se destaca por ser muito brincalhão e ter uma ótima habilidade para se adaptar a qualquer ambiente, assim como com qualquer pessoa ou animal de estimação. Eles são sociáveis e sua felicidade é baseada em estar cercados por pessoas ou animais e brincar para valer.
Sua personalidade é doce, carinhosa e afetuosa. Ele sempre estará procurando seus mimos e sempre responderá quando você chamar. Os mimos, brincadeiras, abraços e carícias serão sempre bem recebidos por esse gato.
Eles não são agressivos e, se há algo para destacar neles, é sua inteligência e seu nível de energia. O gato burmilla é diferente do resto dos gatos que você conhece, ele não vai gastar doze horas dormindo como outros gatos, mas vai querer estar sempre ativo a qualquer momento. Ele demonstrará a inteligência tentando se comunicar com você ou com os membros da família o tempo todo.
Cuidado especial com o gato burmila
Não é um gato que fica doente facilmente ou que tenha doenças genéticas ou da idade. Ele só precisará de uma boa dieta, com todos os nutrientes necessários, e algumas sessões de exercício.
Quanto ao seu pelo, várias escovações semanais são convenientes para remover o pelo morto e mantê-lo brilhando por um longo período de tempo. Os ouvidos desse animal precisam ser verificados e limpos com frequência para evitar possíveis infecções, como otite, bastante comum em gatos.
O gato burmila, como você vê, é um gato diferente, não muito independente e excessivamente afetuoso. Tem todas as vantagens de um gato e de um cão ao mesmo tempo. O que mais você pode pedir de um animal de estimação? Já está pensando nele como seu novo parceiro?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.