Gato Havana, marrom como o tabaco e o café
Elegância, olhos verdes e um manto castanho avermelhado, curto e liso são as marcas do Gato Havana. Mas não para por aí. É um gatinho inteligente, amoroso, gentil e que adora brincar com os membros humanos de sua família.
Um nome caribenho, mas de origem inglesa
O nome da raça pode confundir, uma vez que estes animais têm sua origem na fleumática Inglaterra e não na ilha caribenha de Cuba. Mas, foi assim que ele foi batizado, porque sua cor lembra os charutos míticos de Cuba.
Embora, não só ao tabaco a pelagem mogno desse felino faça referência, ela também lembra o chocolate e o café. Em todo caso, trata-se de um belo animal resultante de um cruzamento realizado por criadores ingleses, em meados do século passado.
Para chegarem ao gato Havana, foram utilizados espécimes de felinos siameses chocolate point e seal point, comuns de pelo curto negros e gatos da raça azul russo. Depois, a raça ganhou reconhecimento no Reino Unido e cruzou o Atlântico para chegar aos Estados Unidos.
Atualmente, os padrões da raça diferem entre o inglês e o americano. Os primeiros se inclinam para um aspecto mais oriental deste gatinho. Os últimos preferem características mais relacionadas ao gato azul russo.
Apresentamos o gato Havana, uma raça que se destaca pela sua cor, que lembra chocolate, tabaco e café. E, também, por sua curiosidade, sua inteligência e sua vontade de brincar.
Características físicas do gato Havana
Além de sua cor típica de chocolate, a raça também admite lilás. Outras características do gato Havana são:
- Corpo: musculoso e flexível
- Tamanho médio
- Peso: entre 2,5 e 5 quilogramas. Os machos são maiores que as fêmeas
- Cabeça: mais comprida do que larga (em forma de cunha) e com um queixo bem desenvolvido e bastante quadrado
- Olhos: ovais, separados uns dos outros, brilhantes, inteligentes e travessos
- Orelhas: grande, base larga e forma triangular, mas arredondadas nas pontas. Elas são eretas, separadas umas das outras e inclinadas para a frente, como se estivessem sempre alertas. No interior, elas são cor de rosa
- Nariz: curto e angulado
- Pescoço: musculoso, longo e cilíndrico
- Patas: fortes e alongadas. As traseiras são mais longas que as dianteiras
- Cauda: longa e cilíndrica, se afina na ponta
- Pelagem: curta, densa e brilhante
Um gatinho fofinho, ativo e inteligente
Curioso, alegre e brincalhão, o gato Havana quer atenção e carinho. E se você não fizer isso, você verá como ele irá te tratar.
É um animal que se adapta sem dificuldade a diferentes situações. E, apesar de ser um gatinho muito ativo, ele pode viver tranquilamente dentro de uma casa.
Extrovertido e autoconfiante, ele é um felino que prefere se ligar em particular a um dos membros humanos da família. Será você o sortudo?
Como cuidar de um gato Havana
O gato Havana é geralmente um animal saudável e forte, com uma expectativa de vida de entre 10 e 15 anos. De qualquer forma, ele pode ser afetado por:
- Resfriados (mantenha-o longe do frio e da umidade excessiva)
- Problemas pulmonares e respiratórios
- Parasitas internos
Em qualquer caso, consultas periódicas com o veterinário, juntamente com o cumprimento do cronograma de vacinação e desparasitação, são fundamentais para a boa saúde de qualquer animal de estimação.
Também, uma escovação semanal é suficiente para manter seus pelos curtos em boas condições e sempre brilhantes. Da mesma forma, é necessário que o gatinho se exercite diariamente para que, além de manter os músculos em forma, ele aproveite a oportunidade para fazer o que tanto gosta: brincar.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.