Gato Korat

Também conhecido como Se-Sawat ou ‘Gato da Sorte’, o belíssimo gato Korat é uma raça completamente natural; isso quer dizer que a mão do homem não teve nada a ver com a sua criação.

Elegante, com as patas traseiras mais longas que as dianteiras, focinho longo e cabeça em forma de coração. Assim é o Korat, um gato que integra as chamadas raças de pelo azul. Inteligente, afetuoso e brincalhão, este bichano –cuja a origem é a Tailândia– é ainda pouco conhecido no Ocidente.

O gato Korat, um felino associado à boa sorte

Seu nome deriva de uma província do antigo Sião, hoje território tailandês. Em Cao Nguyen Khorat, era abundante a presença destes felinos azuis desde antes do século 14. Nessa época, também foram registrados os primeiros manuscritos que destacavam sua grande beleza.

Ainda que seja muito amado e popular na Tailândia e em outros países asiáticos, o gato Korat só chegou ao Ocidente no século passado. Nos Estados Unidos, em 1959, e na Europa mais de uma década depois.

Também conhecido como Se-Sawat ou ‘Gato da Sorte’, este lindo felino é uma raça completamente natural. Isso quer dizer que não se trata de uma raça criada pelo ser humano.

Gato Korat

O gato Korat é a harmonia em forma felina. De origem tailandesa, este belo representante das chamadas raças de pelagem azul é inteligente, brincalhão e muito carinhoso com seu dono mais próximo.

Um felino harmonioso e de pelagem prateada

Esta linda raça de felinos, de linhas suaves, harmoniosas e de porte médio, apresenta também as seguintes características físicas:

  • Corpo musculoso e elástico, com as costas arqueadas.
  • Frente larga e plana.
  • Olhos separados, redondos e bem abertos. De cor verde ou âmbar e grandes em relação ao tamanho do rosto. Seu olhar é luminoso e expressivo.
  • Orelhas grandes e erguidas, ligeiramente arredondadas e de inserção alta.
  • Cauda de longitude média. É mais grossa na base e apresenta a ponta arredondada.
  • De pelos finos, de curtos a semi-longos, com apenas uma camada e sem fiapos. De aspecto brilhante e de cor prateada uniforme, sem manchas nem listras.

Além disso, é um gato que tem grande facilidade para escalar e um olfato excelente. O peso oscila entre os 3 e 4,5 kg e a altura entre os 20 e os 35 centímetros. As fêmeas são um pouco mais magras e menores que os machos.

Conheça a forma de ser do gato Korat

Carinhoso e tranquilo, é um gato que vive sem problemas dentro de uma casa. É muito sensível aos ruídos e aos movimentos rápidos e bruscos.

Tanto é assim que, apesar de ser muito afetuoso, sobretudo com seu dono mais próximo, com os estranhos e as crianças pode ser um pouco arisco. Também não se dá bem com outros gatos.

Gato Korat com brinquedos

É um animal muito brincalhão e comunicativo e seu miado é suave e agradável. Se ele quiser algo, encontrará uma forma de fazer com que os seus humanos saibam. De grande astúcia e inteligência, é especialista em encontrar objetos escondidos.

Cuidados que a raça requer

Graças a sua pelagem curta, o gato Korat não precisa de maiores cuidados e basta uma escovação de vez em quando para remover o pelo morto. No mais, como com todos os animais de estimação, é necessário uma alimentação adequada e os cuidados veterinários apropriados quanto à vacinação e desparasitação.

Costuma ser uma raça saudável, com uma expectativa de vida de 16 anos. De qualquer forma, é conveniente realizar um exame de sangue para determinar se sofre de alguma doença genética chamada gangliosidose.

Trata-se de uma estranha doença que causa problemas neuromusculares e que costuma aparecer em animais menores de quatro meses. Mas o bichano pode ser apenas portador dela e ter uma vida absolutamente normal.

Recomendados para você