Os gatos podem comer ovos?

Comer ovos faz bem para os gatos? Assim como todos os alimentos, os ovos podem ter prós e contras.
Os gatos podem comer ovos?

Última atualização: 11 Fevereiro, 2021

Cada vez mais pessoas estão incluindo alimentos naturais na dieta dos seus felinos, mas será que os gatos podem comer ovos regularmente? Veremos quais são os benefícios desse alimento para o nosso animal de estimação e se há alguma possível desvantagem.

Em primeiro lugar, devemos saber que os gatos são estritamente carnívoros, não onívoros como nós. Por isso não é aconselhável oferecer restos de comida que não se enquadrem no grupo das carnes. Dito isso, os ovos são uma fonte muito comum de nutrientes para os gatos selvagens e é por isso que os gatos domésticos também os adoram.

Comer ovos faz bem para os gatos?

Os ovos são uma fonte de proteínas de primeira, especialmente a clara. Possui pouquíssimo açúcar e gordura saturada, portanto não promoverá um ganho de peso para o animal.

O consumo moderado desse alimento é muito saudável para qualquer felino e não vai aumentar seus níveis de colesterol, ao contrário do que já foi dito muitas vezes em relação aos ovos. Assim como acontece com quase todos os alimentos, o consumo em excesso causa efeitos negativos, mas dois ou três ovos por semana só trarão mudanças positivas para a alimentação do seu gato.

Os gatos podem comer ovos

Além disso, comer ovos é prazeroso para os gatos. Eles vão agradecer pelo conteúdo de proteínas, encarando esse alimento como uma guloseima para tirá-los da monotonia da ração diária, algo que todo animal aprecia.

Quais são os nutrientes que os ovos fornecem para os gatos?

Conforme já mencionamos, a quantidade de aminoácidos essenciais contida nos ovos é muito boa para a saúde muscular do animal, mas esse alimento também fornece muitos outros nutrientes necessários.

Entre os mais importantes estão o cálcio, essencial em qualquer dieta para fortalecer os ossos, o fósforo, o potássio, o zinco, os sais minerais e o ferro, além de uma infinidade de vitaminas, tais como A, B12, D, E e K. Com essa composição, o seu animal de estimação terá um melhor desempenho físico. Esse aspecto será muito benéfico no caso dos espécimes que apresentam falta de vitalidade e parecem cansados.

Além disso, o sistema imunológico do animal ficará fortalecido e ele estará menos propenso a contrair doenças. Como consequência, seu estado de humor vai melhorar, uma vez que qualquer condição médica muda radicalmente seu temperamento.

Os gatos podem comer ovos

Por outro lado, o ovo não é um alimento completo para o gato. Por isso, não é aconselhável usá-lo para substituir sua ração especial habitual, pois esta garante que não falte ao animal nenhum dos grupos de nutrientes necessários.

O melhor é oferecer um ovo ao gato e reduzir um pouco a quantidade de ração nesse dia. Caso contrário, haveria uma maior quantidade de calorias diárias, e isso poderia ser um problema para o animal, principalmente para os castrados, mais suscetíveis à obesidade.

Outra das dúvidas mais frequentes é se os ovos devem ser oferecidos crus ou cozidos. A resposta não está 100% clara, pois, a princípio, nenhuma das duas opções é ruim para o animal. Porém, cozinhar os alimentos sempre terá uma vantagem: eliminar as bactérias, tais como E. Coli ou Salmonella.

Para finalizar…

Certamente, antes de incluir esse alimento na dieta dos felinos, é aconselhável começar com uma pequena porção para descartar possíveis alergias. Se você fizer um pequeno teste e tudo correr bem, siga em frente. Em relação ao sistema digestivo, não há com o que se preocupar, pois o ovo é um dos alimentos mais fáceis de digerir e é adequado até mesmo para animais sensíveis.

Em conclusão, a resposta do título deste artigo é afirmativa, porém deve haver moderação, assim como acontece com qualquer alimento dado ao seu animal de estimação além da ração. Os ovos vão trazer muitos benefícios e são um recurso relativamente barato pelo qual seus gatos vão agradecer da forma que só eles sabem fazer: ronronando bem alto.

Pode interessar a você...
Causas de vômito agudo em gatos
Mis AnimalesLeerlo en Mis Animales
Causas de vômito agudo em gatos

Os felinos têm um sistema digestivo sensível, no entanto, há casos em que o vômito agudo em gatos pode corresponder a uma doença mais séria.