Gatos que não causam alergia: conheça 5 raças

· outubro 12, 2018

Embora geralmente se pense que os felinos causam alergias devido a sua pelagem, a verdade é que essa questão está relacionada principalmente com uma proteína chamada Fel D1, que está localizada na pele e na saliva do animal. Conheça a seguir raças de gatos que não causam alergia.

Você já confirmou que é alérgico a pelos de animais? Ainda assim, quer adotar um? Então não perca este artigo. Nele falaremos quais as raças de gatos que não causam alergia: justamente o que você precisa saber.

Quais são as raças de gatos que não causam alergia?

As pessoas que são alérgicas a gatos acreditam que não podem ter um em casa e optam por não adotá-los. Ou até mesmo decidem abandoná-los ou dá-los para adoção quando descobrem a alergia.

A maioria das alergias são causadas por a uma proteína chamada Fel D1, que está presente na pele e na saliva do animal, não em seu pelo. Gatos que não causam alergia produzem uma menor quantidade desta substância. Por isso, são recomendados:

1. Gato siberiano

Se você chega perto desse gato e não começa a espirrar, é porque não são os pelos que produzem alergia. Essa raça é muito peluda! E é uma das mais recomendadas para donos alérgicos.

O Gato siberiano – foto que abre esse artigo – é carinhoso, leal e dócil. Ele adora passar horas perto de seu dono e de brincar mesmo depois de crescido. Pelas características da sua pelagem, e para evitar que o pelo embarace, escove-o várias vezes na semana.

2. Devon rex

Possui uma pelagem mais curta que a maioria dos gatos, mas não é esse o motivo pelo qual é recomendável para alérgicos. A razão é o seu nível de produção de Fel D1. Além disso, vale a pena destacar que é uma raça que solta muito pouco pelo, o que não causará espirros e nenhum outro problema respiratório.

Gatos devon rex

O Devon rex é um felino que prefere estar acompanhado para ser feliz. Ele pode ser destrutivo quando deixado sozinho ou quando não tem com quem brincar (especialmente outro gato). Além desse cuidado, é importante dar atenção a seus ouvidos, pois produzem um cerume excessivo.

3. Balinês

Semelhante ao siamês, mas um pouco mais robusto, o Balinês é mais um dos gatos que não causam alergia, apesar de ter uma pelagem abundante. Não requer muita escovação, basta penteá-lo algumas vezes por semana para evitar a formação de nós.

Balinês

O Balinês é simpático, brincalhão e um companheiro ideal para aqueles que levam uma vida sedentária deitada no sofá ou na cama durante todo o final de semana. Inclusive, tenha em mente que ele não gosta de ficar só e pode miar se sentir falta de companhia.

4. Gato oriental de pelo largo

Também chamado de javanês, é uma das melhores raças de gatos para pessoas alérgicas. Caracteriza-se por ter a elegância do gato oriental e dos siameses, mas com uma pelagem mais longa. Seu pelo é fino e sedoso, e pode ser de qualquer cor.

O oriental de pelo largo é o mais independente da lista, não precisando estar acompanhado o tempo todo. Inclusive, ele gosta de passar várias horas sozinho para descansar, brincar ou fazer suas travessuras.

5. Gato azul russo

Você sabe por que esse é um dos gatos que não causam alergia? Por causa de sua pele grossa! O que ocorre é que os alérgenos ficam presos entre a pele e o pelo, evitando o seu contato com as pessoas e com o ambiente.

Gato azul russo

gato azul russo tem um aspecto “esponjoso” e é de tamanho médio. Os seus olhos verdes e sua cauda longa chamam atenção. Quanto a seu temperamento, é um felino inteligente, afetuoso e ideal para viver em um apartamento com uma família.

Além de escolher entre os gatos que não causam alergia listados acima, tenha em conta que os machos produzem mais secreções que as fêmeas, sobretudo se não estão castrados. Além disso, lembre-se de que filhotes causam menos sintomas alérgicos que os felinos adultos.