Giardia em gatos: sintomas e como é transmitida

julho 30, 2018
Este parasita contamina o intestino delgado de felinos domésticos. Quando não tratada a tempo, a doença pode afetar o intestino grosso e debilitar o sistema digestivo do animal

Nossos animais de estimação podem adquirir diversas doenças ao longo da vida. No caso da giardia em gatos, se trata de um problema intestinal bastante frequente. Saiba mais sobre as formas de transmissão e os sintomas da doença neste artigo.

O que é a giardia em gatos?

Para começar, é preciso conhecer mais sobre essa doença causada por um organismo conhecido como giardia. Trata-se do parasita causador da giardíase, uma patologia que afeta o intestino delgado dos felinos domésticos. Com o passar do tempo, o órgão se deforma e não cumpre mais sua função. Por causa disso, o animal deixa de absorver gorduras e vitaminas corretamente.

Caso não seja tratada a tempo, a giardíase pode afetar o intestino grosso. Quando isso acontece, todo o aparelho digestivo do gato fica debilitado. Por isso, é fundamental identificar a doença o mais cedo possível.

Transmissão da giardia em gatos

É importante que você saiba que, caso seu bicho de estimação seja portador da síndrome de imunodeficiência felina ou leucemia, a probabilidade de ele vir a sofrer de giardíase é maior, já que as defesas do organismo estão baixas.

Essa doença pode aparecer em gatos muito pequenos, mas também em idosos. Em filhotes é comum, caso não tenham recebido todas as vacinas obrigatórias. No caso de gatos mais velhos, por surgir em virtude de uma debilidade geral do organismo.

colônia de gatos

A transmissão também é mais comum em gatos que vivem ou que têm contato com outros felinos. Os principais meios de transmissão são:

1. Fezes

Se nosso gato fareja as fezes de outro felino – que esteja infectado – pode contrair a giardíase. O mesmo acontece se ele pisar na matéria fecal e, depois, lamber as patas.

2. Contato direto

Outra das formas de transmissão da giardia em gatos é ter contato direto com um animal contaminado por esses parasitas. Os animais podem morar na mesma casa ou não. Observe se o seu gato costuma lamber outros felinos e tente evitar que isso aconteça.

3. Água contaminada

Em algumas ocasiões, se um gato ingere água de poças ou de recipientes que ficou parada por muito tempo, é provável que ele se contamine, não apenas com giardia, mas também com outras doenças.

4. Falta de higiene

É verdade que os gatos são muito higiênicos e limpos em geral. Mas quando eles saem, podem voltar sujos demais para se limparem por conta própria. Nesses casos, você pode dar um banho neles e remover a sujeira mais pesada.

Quais os sintomas da giardia em gatos?

Embora não possam falar com palavras, os animais podem expressar o que sentem através de gestos, sons e atitudes. Quando um gato está doente, demonstrará estar com menos energia do que a de costume, evitará comer e passará muitas horas dormindo.

gato doente

Para identificar a giardia em gatos, preste atenção aos sinais a seguir. Caso identifique algum deles, leve o animal ao veterinário imediatamente.

1. Gases

As flatulências serão mais comuns e com odor mais forte que de costume.

2. Diarreia

O animal pode experimentar evacuações abundantes, repentinas e líquidas. Tenha cuidado, porque a diarreia provoca desidratação: faça com que o felino beba bastante água.

3. Perda de apetite

Este é um dos sinais mais claros de que algo está acontecendo com o gato. Se ele não quiser comer, ofereça ração úmida, que é mais apetitosa. Se mesmo assim ele não se alimentar, não demore a levá-lo a um veterinário.

4. Vômitos

Já que a giardia destrói pouco a pouco o sistema digestivo do gato, os problemas estomacais e vômitos serão bastante comuns.

5. Fadiga

O animal poderá ficar apático, não terá vontade de brincar e nem de se levantar da cama. O cansaço será visível, até mesmo nos menores movimentos.

Por último, é importante saber que a giardia em gatos é tratada com remédios específicos. O tratamento pode durar até duas semanas. Com as doses adequadas e uma higiene cuidadosa, o animal pode se recuperar em pouco tempo.

Recomendados para você