Como saber se o seu gato está doente

· abril 20, 2018
Não é fácil saber se o seu gato está doente, porque ele não demonstra muito, por causa de sua personalidade; mas há parâmetros que podemos estabelecer para que, ao primeiro sinal de doença, o levemos ao veterinário.

Animais, infelizmente, também ficam doentes. A diferença entre eles e nós é que eles não podem nos dizer, então é essencial que estejamos cientes de seus gestos e mudanças para descobrir o que está acontecendo. Como você pode saber se seu gato está doente? Seguindo estas diretrizes e conselhos.

Por que um gato pode ficar doente?

Por mais cuidado que damos aos nossos animais, eles não estão isentos de contrair um vírus ou doença; geralmente têm muito contato com outros animais na rua ou com substâncias que são prejudiciais, como o lixo.

É por isso que, em muitos casos, eles podem apresentar diarreia, vômito ou até sentir dor em qualquer parte do corpo por qualquer golpe que tenha sido dado. Ao contrário dos cães, os gatos não são muito expressivos, por isso, saber se estão doentes ou com dores pode ser mais complicado.

Nesse sentido, lembre-se de que ter um animal envolve muito mais do que dar água e comida. Você tem que estar ciente de suas necessidades, e uma doença ou dor é uma delas. Como saber se o seu gato está doente então? Vamos ver!

Gato com roupa

Sinais para saber se o seu gato está doente

Atenção aos seus movimentos

Como muitas vezes acontece com as pessoas, um gato doente pode ter mudanças em seu equilíbrio, em sua maneira de andar, olhar e se mover. Estar atento aos movimentos e gestos do seu felino irá ajudá-lo a saber se há algo errado.

Quanto sono

Quando algo nos fere ou nos sentimos mal, nossa força enfraquece e queremos aliviá-la dormindo. O seu gato dorme mais do que o necessário? Pode ser que ele esteja doente. Dormir é a melhor maneira, também para ele, de fazer o tempo passar e de a doença ser superada mais rápido.

Perda de apetite

Perder o desejo de comer é uma das causas mais comuns que mostram que algo está errado. Se o seu gato come menos do que o normal ou não quer comer diretamente, ele provavelmente ficará doente.

Gato comendo patê

Não presuma que a perda de apetite pode ser causada por uma bactéria que atacou o estômago, pois isso pode indicar qualquer doença ou enfermidade.

Vômito e diarreia

Embora estes sintomas geralmente tenham a ver com um problema estomacal, nem todos os casos são assim. O vômito e diarreia podem ser um sinal de outras condições ou doenças mais graves, por isso nunca faça um diagnóstico sem ter ido para o veterinário.

Temperatura

Em muitas ocasiões, para saber se o seu gato está doente, você pode medir a temperatura, uma vez que ela geralmente sobe para mostrar que algo não está certo. A melhor maneira de fazê-lo é através do toque no nariz, mas existem termômetros para animais, embora seja mais difícil fazer com que o gato deixe você usá-lo.

Mas um truque que geralmente funciona é que, se as orelhas do seu gato estiverem frias, é improvável que ele tenha febre. Embora as orelhas geralmente não sejam a melhor maneira de saber se o animal está com febre, mas isso geralmente funciona.

Analise sua caixa de areia

Quando há uma doença, o primeiro sinal visível pode estar na urina ou nas fezes do seu animal de estimação. Observe a caixa de areia constantemente para ver se tudo está bem; isso ajudará você a saber se seu gato está doente.

Gato na caixa de areia

Algumas das doenças mais comuns em gatos têm a ver com problemas urinários.

Seu peso

É possível que seu gato tenha perdido peso sem que você tenha notado. Talvez ele tenha comido, mas ele não bebe o suficiente para estar bem hidratado. Isso poderia fazê-lo parecer mais magro, mas a realidade é que só está desidratado.

Se você observar esses aspectos, saberá se o seu gato está doente. Claro, nunca tome nada como certo e, ao primeiro sinal de doença ou de que algo não está indo bem, vá ao veterinário. Lembre-se de que assistir seu animal de estimação em suas necessidades é sua responsabilidade.