Girafa: características, comportamento e habitat
Com certeza, você se lembra da sensação que teve na primeira vez em que viu uma girafa, seja em uma imagem, na TV ou ao vivo. Este elegante animal é um dos mais atraentes para nós, talvez porque fisicamente seja totalmente diferente dos que usualmente vemos. Gostaria de saber mais sobre ela?
Vejamos como são, onde vivem e qual é seu comportamento. Acha que elas dão medo ou que são amigáveis? Vamos ver!
A girafa e tudo o que você deve saber sobre ela
Características
As girafas são animais mamíferos e os mais altos do mundo, devido ao seu longo pescoço e suas esbeltas pernas.
A perna de uma girafa é mais longa que a altura de muitos adultos, pois chega a medir 1,80 m. Suas pernas permitem que elas fujam dos predadores, já que as ajudam a atingir 56 quilômetros por hora em arrancada e 16 km/h em longas distâncias.
Para que serve seu longo pescoço? Sem dúvida, para comer as folhas das árvores que encontra em seu caminho. Dizem que elas comem centenas de folhas por semana e que não é tão fácil para elas encontrar alimento, pois, em alguns momentos, têm que percorrer vários quilômetros para poder se alimentar. A língua das girafas mede 53 centímetros, isso facilita para elas a tarefa de comer o que precisam.
Costumam andar em grupos de, mais ou menos, 6 girafas. Seu corpo mede entre 3,8 e 4,7 metros e a cauda oscila entre 78 e 100 cm. Costumam pesar entre 0,6 e 1,9 toneladas.
O que elas têm sobre sua cabeça se chamam ossicones. São cornos ósseos bem mais pronunciados nos machos do que nas fêmeas. Isto alonga ainda mais sua estatura.
O pelo é curto com tons marrons, marcado com manchas de uma cor mais escura que seu fundo. Na cabeça, encontramos uma crista em forma de bola, que lhes dá um toque muito jovial e gracioso.
Sua longa língua costuma apresentar tonalidades azuis ou pretas. Com ela, as girafas “abraçam” o alimento e o levam até elas. Uma ferramenta muito útil.
Seu habitat
Por todos é sabido que o lugar onde habitam as girafas é a África. Elas vivem em campos abertos com algumas árvores, o que lhes permite se alimentar e avistar aos predadores, podendo fugir se for necessário.
Comportamento da girafa
As girafas, como comentamos antes, vivem em grupos de até 20, e não menos de 6, e esses grupos são compostos, em sua maioria, por fêmeas com algum macho jovem para favorecer a procriação.
Se houver a necessidade de fugir de um predador, ela poderá atingir até os 60 quilômetros por hora. Os machos brigam entre eles para se tornar o líder, e emitem sons parecidos aos mugidos das vacas. Deste modo, elas avisam umas às outras no caso de algum predador se aproximar. Também, esse som serve para que as mães identifiquem as suas crias se estas se perderem.
São tímidas, de modo que sempre tentam evitar os confrontos. Mas, se sentirem encurraladas ou ameaças, especialmente suas crias, usarão patadas que podem ser mortais.
Sua altura as ajuda a identificar os perigos a longas distâncias, e podem advertir outras girafas do grupo. Estão sempre à espreita e dizem que elas nunca dormem, mas isso não é totalmente verdade, elas dormem, mas por períodos muito curtos de, no máximo, 20 minutos.
O que achou de conhecer mais sobre este majestoso animal? São totalmente pacíficas, portanto, se você tiver a oportunidade de conhecer uma pessoalmente, não tenha medo de se aproximar e de lhe dar comida, ganhará assim o coração dela! Pelo menos enquanto ainda tiver comida.
Fonte da imagem principal: Lucag
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.