Glen do Imaal: conheça aqui esse Terrier irlandês

· agosto 7, 2018

O Glen do Imaal é uma das raças mais raras do mundo. Por isso, é pouco conhecida fora da Grã-Bretanha, seu lugar de origem. Além disso, trata-se de um cão de trabalho irlandês, bastante robusto apesar de seu pequeno tamanho.

O silencioso Glen do Imaal

Ele também é conhecido como Wicklow Terrier ou somente Glen. Trata-se de um cão originário da região de Glen do Imaal, próxima de Dublim, na República da Irlanda. Atualmente, a região de Imaal é uma zona militar e já não são mais vistos cães desta raça por lá.

Primeiramente, esses cães nasceram durante o século 16, quando mercenários de Hesse se estabeleceram na região. Os mercenários trouxeram consigo seus cães de baixa estatura e os mesclaram com os cães terrier autóctones irlandeses. Dessa forma, chegou-se à consolidação de uma raça pequena, porém robusta, capaz de adaptar-se a todo tipo de trabalho.

Em vista disso, o Glen do Imaal foi criado com a intenção de caçar animais como raposas, texugos e lontras. Além disso, segundo alguns registros, também se dá bem caçando ratos. E, uma das características mais marcantes destes caninos é o quão silenciosos conseguem ser, pois latem somente para coisas muito específicas.

Apesar de tudo, curiosamente, esses cães apresentam uma natalidade muito baixa. Especialmente devido às restrições de sua espécie, há apenas 300 nascimentos por ano, aproximadamente. Em 2003, apenas foram registrados 26 filhotes a nível mundial, um número alarmante para amantes da raça.

Aspectos físicos

A morfologia do Glen do Imaal é bastante peculiar. Essa raça possui um corpo mais largo do que alto, com patas pequenas e a cabeça um pouco maior. No entanto, apesar de sua aparência, é um cão muito robusto que se adapta bem ao seu entorno.

Cabeça

  • O comprimento do focinho é geralmente o mesmo em relação ao tamanho de sua cabeça.
  • A mandíbula é articulada em forma de tesoura.
  • Os olhos são redondos, geralmente de pigmentação escura e pouco separados um do outro. Por isso, sua expressão possui um aspecto sério.
  • As orelhas nascem na parte alta da cabeça, possuem tamanho pequeno e são pontudas.

Corpo

  • Possui uma altura máxima de 35 centímetros.
  • Seu peso médio varia entre 15 e 17 kg.
  • Apesenta uma musculatura mais desenvolvida, ao contrário de outras raças pequenas.
  • As patas são consideravelmente curtas em relação a seu alargado corpo.
  • Sua cauda é curta e, geralmente, ela é cortada em países onde essa prática é permitida.
  • Possui uma dupla e densa camada de pelagem, que o protege de elementos externos.
  • As cores de seu pelo, geralmente, se situam entre trigo e azulada.

Temperamento

O Glen do Imaal é um cão obediente e inteligente, qualidades indispensáveis em cães de caça. Da mesma forma, a personalidade deste cão é, em geral, tranquila e dócil com humanos.

Glen do Imaal

Enquanto trabalha, é um cão valente e tenaz frente a todo tipo de situações. Sendo assim, sua atitude é sigilosa por natureza, para poder emboscar suas presas. Além disso, a natureza o brindou com uma predisposição para escavar a terra, devido a muitas de suas presas se esconderem em tocas.

Além do mais, sua personalidade é amigável e conta com uma grande disposição. Por isso, ele é um cão ideal para estar em família. Além disso, também são muito pacientes com crianças, apesar de serem reservados e cautelosos com estranhos. Inclusive, diante de outros cães podem ser muito teimosos e territoriais.

Seu ambiente preferido são os campos. Porém, por conta de seu tamanho, podem se adaptar facilmente à vida urbana, sempre com a prática de exercício e tendo a liberdade apropriada para a raça.

Treinamento

Para evitar condutas indesejadas, o Glen do Imaal deve ser treinado desde filhote com exercícios de obediência básica, a fim de utilizar sua inteligência natural. Por isso, os exercícios físicos também são fundamentais para que ele gaste sua energia. Caso não consiga gastá-la, fará isso com atividades inesperadas.

A melhor maneira de treinar esses cães é praticando competências de obediência, como o Agility, superando vários obstáculos seguidos. Os concursos de talentos também são ideais para destacar o potencial desse agradável companheiro.

Saúde e Doenças

O Glen do Imaal possui uma saúde extraordinária, o que surpreende veterinários de várias partes do mundo. A criação seletiva desses cães nos séculos passados lhes deu resistência a várias doenças.

Porém, todas as raças possuem suas debilidades e esta não é uma exceção à regra. Por isso, uma das patologias mais comuns é a degeneração do disco na espalda, muito presente em cães de baixa estatura. Além disso, também há a atrofia de retina, presente como um traço genético.

A boa notícia é que estes males são hereditários e são poucos os casos em que eles aparecem. Por outro lado, alguns cães apresentam sobrepeso se não seguirem uma alimentação controlada.

No que diz respeito aos cuidados, estes cães precisam de pouca manutenção. Por isso, não é necessário muito mais do que uma escovação dos dentes, limpeza constante e verificações para detectar parasitas externos. Além disso, é preciso ter cuidado para manter o pelo em boas condições. Entretanto, é sempre bom programar visitas habituais ao veterinário para checar a saúde de qualquer animal.