Golden Retriever: um dos melhores cães para famílias

· maio 8, 2017

A personalidade tranquila e dócil fazem do Golden Retriever um animal muito sociável, inteligente e bondoso.

Os animais dessa raça gostam da socialização com pessoas e outros animais. Por essa razão, são ótimos companheiros para crianças e famílias numerosas.

Assim como o labrador, o Golden preenche seu dia com brincadeiras e diversão, exigindo atenção de seu dono para realizar atividades físicas.

Origem do Golden Retriever

golden retriever

O Golden Retriever é uma raça criada para conseguir o cão de caça perfeito. Começou a ter importância na sociedade britânica do início do século 20. Seu nome inicial era “yellow flat coated retriever” (cão de busca amarelo de pelo liso). Não demoraria a se tornar um cão humanitário.

Sua amigável disposição e seu contínuo desejo de agradar fizeram com que o Retriever se transformasse na terceira raça familiar mais popular nos Estados Unidos, a quinta mais querida na Austrália e a oitava raça mais famosa no Reino Unido. Pouco a pouco, ela se espalhou por todo o mundo.

A personalidade do Golden Retriever

Sua famosa capacidade de transmitir carinho e a bondade são muito celebradas pelas pessoas incapacitadas e que precisam de ajuda. O Golden tem uma grande facilidade de aprendizado, são dóceis e é o animal perfeito para o convívio familiar. Não suportam solidão, são brincalhões e pacientes.

Os cães dessa raça são os companheiros ideais das crianças, entre outras coisas, porque não são agressivos ou territoriais. Isso torna sua personalidade calma e amigável a ideal para um animal de família.

Embora o Golden Retriever se adapte perfeitamente a viver em apartamentos, é preciso lembrar que seu tamanho, musculatura e personalidade dinâmica exigem muito exercício.

Seu temperamento é tão atrativo quanto sua pelagem, e é considerado um cão familiar ideal para todas as idades. Tem inteligência, caráter amigável, alegria, elegância e beleza. É fácil de adestrar e um animal muito versátil, ótimo para diferentes funções, entre elas, cão de caça.

Embora seja muito carinhoso e fofo, o Golden será agressivo se a sua vida ou a de seu dono correm perigo. Exceto nesses casos, seria muito raro presenciar o menor sinal de agressão por sua parte. É muito hospitaleiro e aceita muito bem estranhos e convidados, ocupando-se de que tenham uma boa recepção.

A necessidade de espaço

O fato de o Golden Retriever ser um cão ideal não significa que ele sirva para qualquer proprietário e, principalmente, para qualquer lugar. Graças às suas características, é considerado um bom cachorro para pessoas ativas, que ama praticar esportes e estar ao ar livre. Também é adequado para ambientes familiares em casas grandes, principalmente se contam com jardins ou vivem próximo do campo.

Se você você precisa encontrar um defeito nos Golden, é justamente isso, sua hiperatividade. Em sua época de filhote e até o início da vida adulta, brincam sem parar, todos os dias e em todas as horas. Eles amam saltar, passear, correr, pular na água e na lama, estar em companhia humana e ter muito contato.

Para pessoas serenas, calmas, que buscam um companheiro tranquilo, essa não é a raça mais adequada, por mais atraente que seja.

Mas como evitar que fiquem muito hiperativos? Fazendo com que estejam ocupados, praticando atividades físicas, brincando de pegar a bola ou outros objetos, com passeios pelo campo etc.

Aparência física

golden retriever

O Golden Retriever geralmente é um cão de tamanho médio, com um corpo ligeiramente mais largo que alto e uma pelagem dourada densa e charmosa que é sua principal característica.

O cão dessa raça tem a elegância fornecida pelo seu belo manto dourado. É um animal harmonioso, com boas proporções, poderoso, ativo e de movimentos equilibrados. É muito famosa a expressão gentil e amável em seu rosto, sinal inequívoco de nobreza e entrega.

Sua cabeça é proporcional ao resto do corpo, sem chegar a parecer muito pesada. Seus traços são de grande beleza, com olhos de tamanho perfeito, de expressão amigável e inteligentes ao mesmo tempo.

O focinho do Golden é largo e profundo, com uma mordida perfeita. Seu pescoço é musculoso, sem papada. Se observarmos o seu corpo, veremos que é mais largo que alto. A linha que corre ao longo de suas costas deve ser horizontal.