Griffon boêmio de pelo duro: conheça essa raça aqui

· setembro 22, 2018

O Griffon boêmio de pelo duro, também conhecido como Cesky Fousek, é um cão de mostra continental tipo griffon originário da República Tcheca. Como no caso do Pointer, Bracos ou Setter, estes cães podem se associar ao mundo da caça, mas escondem muito mais.

Origem do Griffon boêmio de pelo duro

Até 1914, o Cesky Fousek era o cão de mostra de pelo áspero mais importante na região da Checoslováquia. No entanto, após os estragos causados pela Primeira Guerra Mundial, o griffon boêmio esteve a ponto de desaparecer.

Desde então e, diante do alerta de extinção iminente, foi proposta uma regeneração da raça a partir de cães originais. Por meio de uma seleção planejada foi produzido um tipo moderno de Cesky Fousek. Seu estandarte foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional em 1963.

Personalidade do Griffon boêmio

Apesar de sua predestinação caçadora, o Cesky Fousek tem desenvolvido grande apego por humanos, especialmente seus donos. Por isso, além de inteligente, podemos considerá-lo muito obediente e leal.

Os especialistas concordam que esta raça mostra valentia no caso de qualquer ameaça a ela mesma ou à sua família. Porém, não podemos considerá-lo como um cão irritável ou agressivo. De fato, ele é paciente com crianças, se adapta bem à vida familiar e, dada sua obediência e inteligência, é fácil de adestrar.

Características físicas

O Griffon boêmio de pelo duro é um cão de mostra de tamanho mediano-grande que possui um pelo áspero. Suas qualidades são inatas para o trabalho em campo, na água e em bosques.

Sua cabeça é fina e longa, arrematada com um focinho mais largo que o resto do crânio. Ocasionalmente, cria-se a impressão errônea de que sua cabeça é quadrada por seus arcos supraciliares serem tão marcados e proeminentes. Ao contrário de outros griffons, como o eslovaco, o osso (ou protuberância occipital) é pouco notável.

Griffon boêmio de pelo duro

De acordo com o padrão da raça, a altura na cernelha deve ser de 60 a 66 centímetros nos machos. Por sua vez, nas fêmeas, a altura deve estar entre 58 e 62 centímetros. O peso deve oscilar entre 28 e 34 kg nos machos e 22 e 28 kg nas fêmeas.

A pelagem do Griffon boêmio de pelo duro é constituída por três tipos diferentes de pelo. Isto faz com que ele seja incrivelmente resistente a baixas temperaturas. Acontece que a primeira camada é uma espécie de lã interna suave e densa com 1,5 centímetros de largura, impedindo que a umidade passe para a pele. Esta camada é quase totalmente perdida durante o verão.

Quanto à segunda camada, ela constitui uma capa externa de pelo de três a quatro centímetros de largura. Ela é dura, áspera e bem presa à pele. Finalmente, há a terceira cobertura, esta com cerdas de cinco a sete centímetros de largura, muito duras e retas. Estas cerdas cobrem o peito, a linha da espalda, a região da virilha e os ombros.

Conselhos e cuidados do Griffon boêmio

Griffon Boêmio de Pelo Duro

O Griffon boêmio é um cão resistente. Esta raça não é conhecida por ter a tendência de adoecer. No entanto, exige cuidados e precauções, como visitas regulares ao veterinário, para que possamos prevenir possíveis problemas comuns a raças medianas-grandes, como a displasia de quadril.

Além disso, os griffons podem requerer bastante atividade física e passeios ao ar livre. Costuma-se dizer que estes cães não se adaptam bem a apartamentos pequenos, mas se puderem fazer muita atividade física e passeios longos, não haverá dificuldade na adaptação.

Quanto à pelagem, o Griffon possui uma tripla camada de pelo longo e robusto que não requer grandes investimentos de tempo e dinheiro. Basta uma escovação semanal de seu pelo, ou duas, se ele estiver na época de muda.