Hábitos saudáveis dos cães

Hábitos saudáveis dos cães

Última atualização: 29 Maio, 2018

Os cães, assim como os humanos, precisam de uma série de hábitos que melhorem sua qualidade de vida e que mantenham a boa saúde deles. Por isso, hoje falaremos sobre os diferentes hábitos saudáveis dos cães, que serão benéficos para seu companheiro peludo.

Como tudo na vida, adotar costumes de ordem e equilíbrio é fundamental também para a saúde dos cães. Ir ao veterinário, cuidar da higiene e da alimentação, praticar esportes ou sair para passear, são questões fundamentais para que um animal seja saudável e feliz.

Hábitos saudáveis dos cães e saúde canina

Desde filhotes, precisamos ensinar aos nossos cães o que é melhor para eles. É por isso que nos preocupamos e revisamos cada milímetro de seu corpo em busca de sinais de alarme. É certo que essa não é uma atividade que lhes agrade, mas eles “odiarão” menos se forem ensinados desde cedo.

As visitas ao veterinário, passeios, banhos, brincadeiras e até sua comida são aspectos muito importantes na vida de seu cão. Um descuido em algum desses pontos pode acabar sendo muito negativo no dia a dia do animal de estimação, por isso é preciso prestar atenção em como melhorar tais aspectos.

Educando o cão

Desde filhote, é sempre uma boa ideia criar e reforçar os hábitos saudáveis dos cães, assim como fazemos com as crianças. É preciso ensiná-los a responder seus chamados, a hora de comer, como se comportar durante o passeio e, muito importante, como respeitar tanto os humanos quanto os cães desconhecidos.

Lembre-se que o bom comportamento de seu cão é reflexo de suas habilidades como dono e treinador. Um bom cão sabe controlar seus impulsos frente a estranhos. Por exemplo: não atacará qualquer pedaço de comida que caia no chão e também não ficará pedindo um pedaço.

labrador no veterinário

Da mesma forma, é preciso ensiná-lo como ele deve se comportar na frente do veterinário. Ninguém gosta de visitar o médico, mas nem por isso mordemos a mão dele. O mesmo deve ser ensinado ao nosso filhote, para que ele respeite e reconheça a pessoa que lhe fará bem.

Um boa educação durante as visitas ao veterinário será proveitosa, não só para as consultas, mas também para o momento das vacinas. O animal aceitará o ato, e não tentará morder a mão do especialista, pelo menos não com tanta força.

Além de se comportar no veterinário, também devemos ensiná-lo a passear de forma adequada. Um passeio sempre é necessário para sua saúde mental, mas nem por isso devemos deixar que o animal siga apenas seus instintos.

Um passeio correto

O passeio é uma das atividades preferidas dos nossos companheiros. Eles se emocionam muito, e você pode inclusive lhe mostrar a guia para sinalizar que o momento chegou. Mas você já chegou a se perguntar se está fazendo um bom passeio com seu animal?

Um bom passeio deve durar pelo menos 30 minutos, mas apenas caminhar pelo parque ao seu lado não é suficiente. O cão precisa cheira, ver, brincar com outros cães e cumprimentar inclusive outros humanos, para que não tenha crises de ansiedade.

passeio com cachorro

Além disso, o tamanho do animal influencia muito nessa rotina. Um cão maior precisa de outros elementos para se entreter, diferente de um cão pequeno. Para acalmar sua hiperatividade, devemos planejar uma rotina de exercícios que se adaptem ao seu peso, estatura e força.

É por isso que existem várias disciplinas e esportes que ressaltam as habilidades inatas de nossos animais. Se seus horários são apertados para realizar os passeios, essas atividades são uma boa ideia para combater essa carência.

Hábitos saudáveis dos cães: alimentação e higiene

A boa alimentação é fundamental para os nossos animais, por isso dar de comer a ele qualquer coisa não é o ideal. No caso dos cães, a comida caseira pode fazer tanto bem quanto mal. Por isso, para evitar inconvenientes, o melhor a fazer é dar ração.

A ração é, sem dúvida, o alimento certo para eles, já que é balanceada e pensada para manter sua saúde. Suas diferentes apresentações são pensadas não só na idade do animal, mas também em seu conteúdo nutricional. Do mesmo jeito, a ração pode ser de diferentes marcas, cada uma com uma qualidade diferente.

Se você acredita que seu cão precisa de uma rotina alimentar especial, consulte primeiro o veterinário. Ele indicará a quantidade e horário da dieta que seu amigo deve seguir.

banho dos cães

No que diz respeito à higiene, seu animal deve entender quando é preciso tomar banho e quando algum terreno é inadequado para ele caminhar. É por isso que muitos cães não gostam de caminhar em lugares lamacentos, ou onde seu pelo possa se sujar com facilidade. Mas é claro, sempre existem os casos contrários.

Você deve pensar não só no pelo. As orelhas, o nariz, as patas e até a respiração do animal são bons indicadores para entender seu cão.

Uma desordem estética pode indicar um problema maior. Por isso, se você notar algo nele, não deixe de investigar seu corpo, por precaução.

Pode interessar a você...
Saúde para seu animal de estimação e higiene para sua cozinha
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Saúde para seu animal de estimação e higiene para sua cozinha

Tomar medidas de higiene e saúde adequadas, no que diz respeito aos animais, é garantir a saúde de sua família e proteger a ambos de doenças e infe...