O melhor cão para seus filhos: pequeno ou grande

Janeiro 15, 2018

Os animais e as crianças costumam ser compatíveis. A maioria dos pequenos amam os cães. O oposto também é verdadeiro. No entanto, existem raças que se adequam melhor ao perfil da criança devido a certas características em comum, entre a criança e o animal. Quais são os fatores que influenciam na hora de decidir qual é o melhor cão para seus filhos?

Qual é o melhor cão para seus filhos?

Existem crianças que são mais hiperativas do que outras e que requerem maior atenção e cuidados. São crianças que precisam ter ao lado delas raças de cães que sejam guardiães. Também, há crianças menores e crianças maiores. Para todas elas, existem raças mais recomendadas na hora de escolher um animal de estimação.

As melhores raças de cães para crianças hiperativas

As crianças hiperativas precisam ter ao lado delas um animal com as mesmas características. Existem duas raças de cães muito recomendadas para estes pequenos. Trata-se dos Labradores e dos Beagle. Ambos são cães caracterizados por sua personalidade amigável, hiperativa e brincalhona.

Labrador

É uma das raças mais cheias de energia e hiperativa. Relaciona-se muito bem com crianças e com os demais animais. Trata-se de um cão tranquilo e nada agressivo. Além disso, o labrador é um animal nobre, carinhoso, bondoso e guardião. Sem dúvida, pode ser o melhor cão para seus filhos, e para a convivência em família.

Beagle

Os Beagle são quase iguais aos labradores. Ainda que se trata de uma raça mais reduzida quanto ao tamanho. Este tipo de cães são perfeitos para a convivência em família. Os Beagle também se identificam de maneira imediata com as crianças. Entre outras coisas, por sua sociabilidade.

As melhores raças de cães guardiães para crianças

Muitos pais procuram mais um protetor para seus filhos do que um animal de estimação amigo. Neste tipo de casos, os cães hiperativos não serão os mais indicados. Existem raças de cães que cumprem muito bem com o papel deles de “babás”. Em particular, os Boxers e os Collie costumam ser os mais utilizados.

Boxer 

É uma raça de personalidade brincalhona e divertida. No entanto, o instinto natural do Boxer será sempre o de proteger. Estes cães são maravilhosos como guardiães. Um Boxer sempre estará muito atento ao que ocorre com a criança. Ele nunca deixará que nada e nem ninguém se aproxime.

Collie

Trata-se de uma raça de pelagem bastante espessa. O Collie é um cão que ama a convivência em família. Além disso, é guardião por natureza. Estes animais levam muito a sério o fato de terem que proteger seu lar e aos seus. De fato, não é recomendável deixar que um Collie se aproxime muito de alguém desconhecido. Juntamente com o Boxer, é outra raça guardiã perfeita para cuidar de crianças.

As melhores raças de cães para crianças pequenas

Quando falamos de crianças pequenas, é necessário sermos muito precavidos. As crianças pequenas se caracterizam por serem frágeis, delicadas e por gostarem muito de brincar. Para estes pequenos, é necessário raças com uma personalidade bem paciente, tranquila e cordial. O irônico desta questão é que este tipo de caráter é próprio das raças maiores.

Existem duas raças recomendadas para acompanhar crianças pequenas. São duas espécies de perfil passivo e muito pacientes. Trata-se do São Bernardo e do Pastor Alemão. Qualquer um deles poderá ser o melhor cão para seus filhos pequenos.

São Bernardo

É uma das maiores raças de cães. Pode parecer um animal torpe e um tanto bruto, mas sem dúvida alguma, sua personalidade é única. O São Bernardo é um cão muito dócil, guardião e amável. Estes cães cumprem perfeitamente o papel de babás para crianças. Cada dia aumenta mais o número de famílias que adquirem este tipo de cães, para o cuidado de suas crianças menores.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça bastante versátil. São cães guardiães, de fácil adestramento, obedientes e de bom caráter. Caracterizam-se também pelo bom trato deles com as crianças. Esta raça leva muito a sério o papel de cão de guarda.

Na hora de escolher o melhor cão para seus filhos, será necessário levar em conta as características dos pequenos. Existem raças muito variadas. Sempre poderá ser encontrada uma com o perfil mais adequado para cada criança. É importante também que se leve em conta que os cães de pequeno porte costumam ser mais infantis e imaturos. Por outro lado, os de grande porte se caracterizam por serem mais sérios, pacíficos e tranquilos.

Recomendados para você