Hipopótamo: características, comportamento e habitat
Este é um mamífero especial, que todos conhecemos de nossa infância. Talvez, muitos de nós não tenhamos tido a oportunidade de ver um pessoalmente. É por isso que hoje falaremos sobre o hipopótamo, para saber mais sobre suas características, habitat e tudo o que está relacionado a este animal.
O grupo de mamíferos é muito extenso. É possível que o hipopótamo seja um dos grandes desconhecidos deste grupo. Para nos familiarizarmos mais com ele, vamos chegar o mais perto possível deste fascinante animal, que não passa despercebido por ninguém.
Saiba mais sobre o hipopótamo
Características gerais
Os hipopótamos são mamíferos herbívoros. Isso é algo que nos tranquiliza, pois, sua aparência é a de um animal selvagem que adoraria nos comer.
Tem um tamanho grande, e é por isso que sua presença pode causar medo. Apesar de ser parte do grupo dos mamíferos, também é conhecido como um mamífero placentário, já que, enquanto ele está sendo formado na placenta de sua mãe, precisa se alimentar da mesma placenta para sobreviver.
Assim que ele abandona o útero de sua mãe, a primeira coisa que faz é ir para a água, onde irá passar uma grande parte de sua vida, independentemente do que estiver fazendo, seja copulado ou até mesmo dando à luz. No entanto, ele faz isso porque gosta, e porque a água é o elemento ideal para sua pele. Mas é um animal que pode viver em terra também, mas sempre perto da água.
Como características físicas, destacamos seu tamanho grande, suas pernas largas e seu peso, que pode atingir entre 1,5 a 3 toneladas. Sua pele é seca e áspera, sem pelos. Ele a molha continuamente para mantê-la hidratada e não se queimar.
Habitat
A África é o principal habitat desse gigante, especialmente na região subsaariana. Mesmo assim, você também poderá encontrar alguns espécimes na África negra e nos países orientais que não fazem fronteira com o Mediterrâneo. Por que o hipopótamo escolheu este lugar como um habitat? Porque lá tem o que ele precisa: água e calor.
Comportamento
Este animal é territorial e sempre o veremos em um grupo. Para marcar o seu território, ele irá defecar e mover a cauda para espalhar suas fezes de um lado para outro, ampliando assim seu território. Eles andam em grupos de 5 a 30 indivíduos, dos quais a maioria serão fêmeas, que os machos escolheram como mães de seus futuros filhos. Nós não sabemos com certeza o que une os hipopótamos em um mesmo grupo, mas nem todos eles são “sortudos”. Às vezes, podem surgir lutas territoriais, mas estas terminam assim que fica claro quem é mais forte que quem.
Embora em nossa mente possamos tê-lo como um animal terno, porque é herbívoro, muitos o definem como o animal mais perigoso da África. Já foram noticiadas muitas ocasiões em que ele matou diferentes animais simplesmente porque não se sentia confortável com a presença deles. Ele faz o mesmo com os seres humanos. Portanto, se decidimos explorar um lugar onde há hipopótamos, devemos ter muito cuidado.
Curiosidades
Sua vida é basicamente noturna, porque é uma maneira de proteger-se do sol, que racha e enruga sua pele. No entanto, quando o sol se põe, eles aproveitam a oportunidade para desembarcar e procurar comida. Sua alimentação é baseada em ervas e arbustos, às vezes eles caminham até 8 quilômetros para conseguirem seu alimento.
Esta foi a informação que queríamos partilhar com você sobre esse animal fascinante e que, embora esteja longe de nós, vale a pena conhecer. Dizem que o amor pelos animais só cresce, e temos certeza de que agora que sabemos mais sobre o hipopótamo, podemos também amá-lo. Não é verdade que a natureza nunca deixa de nos surpreender?
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.