Holsteiner, a elegância personificada em um cavalo

· março 1, 2018

Os cavalos são animais inteligentes, carinhosos e, principalmente, elegantes e majestosos. O Holsteiner reúne todas estas qualidades e muitas outras. Hoje, queremos você falar dele por sua beleza, elegância e sua história. Gostaria de conhecê-lo melhor? Então, fique conosco.

Esta raça de cavalos tem um histórico larguíssimo em exposições, doma, saltos e concursos. Por isso, ela merece que a conheçamos mais a fundo.

Tudo o que você precisa saber sobre o Holsteiner

Origem

Esta raça de cavalo tem sua origem em Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha. É uma das raças mais antigas já conhecidas, datando de 1225. O monastério de Uetersen recebeu o direito de criar cavalos e, então, se iniciou a história do Holsteiner.

Porém, foi apenas em 1460 que ela foi reconhecida pela primeira vez como raça.

Cavaleiro montado num Holsteiner

Fonte: Alexander Kastler

Foram usados para arreio e trabalhos agrícolas, pois os criadores os misturavam com outras raças como bem queriam, achando que, desse modo, poderiam conseguir o cavalo que precisassem em cada momento, dependendo do trabalho.

Por exemplo, cavalos com sangue espanhol e napolitano eram misturados com o Holsteiner, criando assim um animal forte e pronto para a guerra. Mais tarde, quiseram aliviar sua composição e peso, já que havia grande demanda deles para o uso agrícola, e fizeram isso cruzando-os com cavalos de puro sangue inglês. Hoje em dia, estas misturas cessaram.

Características da raça

Seguindo as regras da Federação de Criadores de Cavalos Holsteiner, ele deve ter uma aparência atlética, talento para o esporte, elegância e qualidades para a doma e a exibição.

Deve ter um bom comportamento e se apresentar de forma equilibrada, estando sempre ativo e preparado para o trabalho.

Suas medidas são entre 1,63 e 1,73 m de altura. Seu pescoço deve ser arqueado e sempre em forma reta e alçada, com cabeça pequena, olhos grandes e expressivos. Será facilmente reconhecido pela marca a fogo de um “h” em maiúscula dentro de um escudo e sob uma coroa.

Suas cores admitidas são o preto, o castanho e o castanho escuro. Podem ter algumas marcas, mas essas não devem exceder 15% do corpo, caso contrário, são recusados como puro sangue.

Quando se esquecer da recompensa e começar a treinar, lance o cavalo para frente e, a alma, puxe para trás.

-Frase de Atahualpa Yupanqui-

Habilidades especiais

O Holsteiner é um cavalo usado para esportes equestres, bem como domas e exibições.

Saltos

O Holsteiner da antiguidade não era veloz, pois foi criado para o uso agrícola, sendo pesados e lentos, aptidões não muito boas para o esporte. Este problema terminou com as mudanças que fizeram na raça nos anos 60, que diminuíram seu peso.

A aptidão para o salto é algo inato neste cavalo.

Galope

Tanto para o galope como para a doma, a elegância do Holsteiner salta à vista. É ligeiro ao caminhar, elegante, dinâmico, porém equilibrado ao mesmo tempo, uma elegância única em um animal imponente e majestoso.

Cavalo branco saltando obstáculo

Fonte: dregsplod

Comportamento

O comportamento dos cavalos é conhecido por todos. No caso de o Holsteiner, eles se destacam por seu equilíbrio, calma, confiabilidade e valor. No entanto, há quem afirme que o duro treinamento ao qual foram submetidos, para fazer deles grandes saltadores, fez com que a raça se tornasse arisca e difícil de montar.

Se isto é verdade ou não, não sabemos. Porém, os resultados esportivos obtidos pela raça nos deixam ver que o esforço e o treinamento valeram a pena.

Nós adoramos ter ajudado você a conhecer mais de perto a esta maravilhosa raça, acreditamos que ela merece o reconhecimento como a raça de cavalos mais belos da história equestre.

Fonte das imagens: Biso, Alexander Kastler e dregsplod