Com que idade um cão chihuahua para de crescer?

Os chihuahuas nascem com uma fraqueza no crânio que se mantém durante os primeiros meses de vida. Saiba mais sobre a evolução e o tempo de crescimento dessa raça.
Com que idade um cão chihuahua para de crescer?

Última atualização: 06 dezembro, 2021

O chihuahua é um cão mundialmente conhecido, principalmente pelo seu peculiar tamanho, graças ao qual é classificado como o menor cão de seu grupo. Se você gosta desse tipo de cão, tem um em casa ou está pensando em adotar essa raça especial, terá interesse em saber tudo relacionado ao crescimento do chihuahua.

Neste artigo contaremos quantos anos um chihuahua cresce, qual é o tamanho normal que atinge e os distúrbios relacionados ao seu desenvolvimento. Continue lendo para conhecer esse interessante animal de estimação com mais detalhes.

Características do chihuahuas

O chihuahua é um pequeno animal de corpo compacto, orelhas longas, olhos grandes e pernas curtas. Também é muito inteligente e tem uma expectativa de vida de até 20 anos. Ele também tem uma personalidade charmosa que o torna único e desperta paixão em qualquer tutor que cuide de um deles.

Em relação à pelagem, existem 2 variedades de chihuahuas: uma com pelagem longa e outra curta. Esta última corresponde ao chihuahua mexicano original e é muito popular em países como os Estados Unidos. As cores também são heterogêneas, com grande diversidade de tons e intensidades, além da presença de linhas e manchas em seu corpo.

Devido ao seu pequeno tamanho, são cães frágeis, principalmente nos primeiros estágios da vida. Por esse motivo, não é aconselhável criá-los em residências com crianças pequenas, pois podem machucá-los com um manuseio inadequado.

Uma região muito delicada é a fontanela, um ponto mole que estes cães apresentam no crânio no momento do nascimento e que os acompanha nos primeiros meses de vida. Nesse aspecto, eles se assemelham aos humanos.

Com que idade um cachorro chihuahua para de crescer?

Peso ideal em chihuahuas

O peso ideal de um chihuahua é de aproximadamente 3 quilos, com um mínimo de 1,5. Esses valores são aqueles exigidos pelas federações para cães de competição, como a FCI (International Cynological Federation). Por outro lado, para o AKC (American Kennel Club) o cão não deve ultrapassar 2,7 quilos de peso (equivalente a 6 libras).

O peso em si depende do tipo de alimento fornecido e do estágio de crescimento em que o cão se encontra.

Tamanhos dos cães chihuahuas

Em relação ao tamanho desses cães fofos, deve-se notar que eles têm uma altura na cernelha entre 12 e 25 centímetros, o que equivale a 5-10 polegadas. Esse valor é medido da cernelha (topo da omoplata) até o chão.

Até quando um cachorro chihuahua cresce?

O crescimento de um ser vivo é um processo complexo que envolve a interação de diferentes fatores (genéticos, ambientais e nutricionais) e no chihuahua essa premissa é mantida. Em outras palavras, podem ocorrer variações entre diferentes indivíduos, embora pertençam à mesma raça. No entanto, podemos falar sobre o crescimento do chihuahua de uma forma geral.

Em cães, o desenvolvimento é mais rápido durante os primeiros meses de vida, quando é necessário o dobro da ingestão de energia para atingir o crescimento ósseo e muscular adequado. Quando atingem a maturidade, essa necessidade diminui.

Em cães pequenos, é comum que o crescimento comece a cessar entre os 6 e 12 meses de idade, quando já atingiram a maior parte do tamanho que terão na idade adulta. Especificamente, pode-se dizer que essa premissa também é atendida em um chihuahua e quase qualquer espécime da raça completa a maior parte do desenvolvimento nesse momento.

O crescimento dessa raça ocorre nos primeiros estágios da vida e cessa entre 8 e 12 meses. Nesse período, o tamanho dos ossos se completa e os espécimes acabam aumentando um pouco a massa muscular (que nos machos concentra-se no tronco, enquanto nas fêmeas nos quadris).

Estágios de crescimento do chihuahua

Com base no exposto acima, podemos dividir os estágios de crescimento dessa raça em 3, que são os seguintes:

  1. Do nascimento aos 3 meses: ocorre crescimento acelerado. Quando esse lindo cão nasce, ele pesa apenas entre 130 e 145 gramas, mas seu tamanho aumenta rapidamente nesse período.
  2. Dos 3 aos 9 meses: nessa fase o desenvolvimento ocorre de forma mais lenta que a anterior, mas já a partir do sexto mês o tamanho aproxima-se do da fase adulta. Nessa época também ocorre a puberdade.
  3. Entre os 9 meses e um ano de idade: aqui o chihuahua já cessa o seu crescimento e atinge uma maior massa muscular. A dentição também está concluída. Essa fase pode ser estendida para 18 meses em certos casos.

Depois de um ano (ou ano e meio), o chihuahua é considerado adulto.

Como reconhecer um distúrbio de crescimento em um chihuahua?

Os problemas de crescimento ou distúrbios de um chihuahua tornam-se evidentes em seu corpo ou por meio de mudanças em seu comportamento. Portanto, basta olhar de perto e ficar atento a qualquer anormalidade anatômica que o animal possa apresentar.

Entre os sintomas e comportamentos que devem preocupar o tutor estão alterações no pelo e na pele, diminuição do apetite, vômitos e diarreia, dificuldade de locomoção e presença de dor, entre outros. Esses sinais tendem a ser acompanhados por alterações fisiológicas e esqueléticas. Uma diminuição no crescimento ou excesso de peso também podem ser observados.

Da mesma forma, você tem que ficar atento aos dentes e verificar se tudo evolui de acordo com a idade. Problemas relacionados à retenção de pedaços de leite podem causar desconforto e indicar outros distúrbios.

Em um caso observado de deficiência de hormônio do crescimento em um chihuahua de 6 meses de idade, sintomas como nanismo, retenção da pelagem de filhote (assim como dentes de leite) e uma fontanela aberta estavam presentes. Tudo isso também foi acompanhado por importantes mudanças fisiológicas.

Se algum problema for observado em seu cão, uma avaliação veterinária oportuna é necessária. As visitas ao veterinário devem ser constantes, de forma a garantir que o desenvolvimento do nosso cão seja normal.

O chihuahua é a raça de cão com vida mais longa.

O crescimento do chihuahua é rápido nos primeiros estágios de vida e cessa entre 8 e 12 meses. A partir desse período, o animal pode ser considerado adulto. É importante observar o desenvolvimento para estar atento a quaisquer sinais incomuns e ir ao veterinário continuamente ao longo do tempo. Só então você garantirá que seu cão cresça adequadamente.

Pode interessar a você...
Cães Chihuahua, ideais para pequenas residências
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Cães Chihuahua, ideais para pequenas residências

Com as residências ficando cada vez menores, os casais e famílias procuram por cães de tamanho reduzido como, por exemplo, os Chihuahua.



  • American Kennel Club. (2008). Chihuahua. https://www.akc.org/dog-breeds/chihuahua/
  • Federation Cynologique Internationale. (2019). Chihuahueño. http://www.fci.be/es/nomenclature/CHIHUAHUENO-218.html
  • Lio, A., Maeda, S., Yonesawa, T., Momoi, Y., & Motegi, T. (2020). Isolated growth hormone deficiency in a Chihuahua with a GH1 mutation. Journals of veterinary diagnostic investigation, 32(5), 733-736.
  • O´Neill, D., Packer, R., Lobb, M., Church, D., Brodbelt, D., & Pegram, C. (2020). Demography and commonly recorded clinical conditions of Chihuahuas under primary veterinary care in the UK in 2016. BMC veterinary research diagnostic, 16(42), 1-14.
  • Posada, S., Gómez, L., & Rosero, R. (2014). Application of the logistic model to describe the growth curve in dogs of different breeds. Revista MVZ Córdoba, 19(1), 4015-4022.