A idade do seu gato - dicas para adivinhar quantos anos ele tem
Conhecer a faixa de idade em que está o seu animal de estimação é importante, pois ajuda você a tomar decisões sobre quais são as necessidades especificas que ele tem, por exemplo, em questão de alimentação, exercício ou higiene. Mas não é fácil adivinhar a idade do seu gato só de bater o olho, especialmente se você o adotou já sendo adulto.
Normalmente recorremos ao veterinário para isso, pois ele poderá dizer a idade aproximada, de acordo com certas características físicas. Contudo, vamos passar algumas dicas para que você possa estimar a idade do seu gato.
Os dentes podem te ajudar a saber a idade do seu gato
Uma maneira fácil de saber a idade aproximada do seu gato é observando os seus dentes. Normalmente, os filhotes nascem sem dentes, mas os dentes de leite começam a aparecer perto da segunda semana de vida, sendo todos visíveis (os gatos tem 26 dentes de leite) mais ou menos perto da sétima semana.
É possível diferenciar os dentes de leite dos permanentes porque aqueles são muito menores que os permanentes, parecem grãos de arroz e começam a ser trocados a medida que a mandíbula do gato cresce. Este processo leva em torno de 5 meses e já no sétimo mês de vida seu gato já terá substituído todos os dentes de leite por permanentes.
Normalmente, dentes brancos permanentes indicam que o gato tem menos de um ano e meio. A partir dos dois anos de vida começam a se formar crostas de tártaro visíveis nos dentes posteriores, portanto se você notar que os dentes de trás estão um pouco amarelados e os demais são brancos, isto pode indicar que o seu gato tem entre 3 e 5 anos de idade.
Alguns dentes amarelados indicam um felino com mais de 6 anos, além disso, começa a se evidenciar um maior desgaste nos dentes. Entre 10 e 15 anos de idade, os gatos começam a perder os dentes (Ainda que isto possa ser evitado através de uma higiene bucal adequada).
Contudo, este método não é totalmente confiável, um gato pode ter amarelamento ou perda de dentes devido a problemas de saúde ou das gengivas, da mesma forma que é possível reduzir a ocorrência de tártaro por meio de cuidados adequados.
O pelo
Outra forma de saber a idade aproximada de um gato é através do seu pelo. Os filhotes até os 5 meses, mais ou menos, possuem um manto interno felpudo que os mantêm protegidos do frio. Este manto cai, razão pela qual você deve escová-lo com maior frequência, em especial se é de uma raça de pelo comprido.
Normalmente, o folículo gera um óleo que os ajuda a demarcar seu território e você observará um pelo brilhante enquanto houver um asseio constante (normalmente eles se encarregam disto sozinhos, mas é bom que ajudá-los através da escovação).
Na medida em que envelhecem, este óleo vai ficando mais escasso, e você verá a diminuição do brilho do pêlo do animal depois dos 6 anos.
Podem aparecer alguns problemas na pele devido ao fato dele começar a descuidar do seu asseio a partir dos 12 anos, de modo que você deverá ficar atento para escová-lo com frequência. Outra coisa que você poderá observar é a aparição de fios brancos na sua cara depois dos 13 anos de idade.
Os olhos
Os olhos são um bom indicador da saúde do seu gato, mas também podem ajudar a determinar quando já está mais velho. Os gatos, da mesma forma que os cachorros e os humanos, podem desenvolver cataratas quando entram em idades avançadas, por exemplo, forma-se certa opacidade nas íris, que normalmente precisa de tratamento, depois dos 10 anos de idade.
Este problema é pouco comum em animais jovens, mas pode ser derivado de outras doenças, como o diabetes.
A atividade física pode indicar a idade do seu gato
A medida em que um gato envelhece, este vai reduzindo a sua atividade física, ainda que isto dependa do gato. Você notará uma diferença enorme no consumo energético e alimentício de um gato menor de três anos, que costuma estar sempre mais ativo que um gato mais velho.
A medida que envelhecem, passarão mais tempo em casa, dormirão mais e terão menos apetite.
Você deve estar atento para que ele se hidrate e se limpe, do contrário você deverá ajudá-lo, da mesma forma que controlar para que faça um pouco de atividade física quando chegar a idades mais maduras.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bellows, J., Center, S., Daristotle, L., Estrada, A. H., Flickinger, E. A., Horwitz, D. F., … & Shoveller, A. K. (2016). Aging in cats: Common physical and functional changes. Journal of Feline medicine and surgery, 18(7), 533-550.
- Cats Protection (2015) Elderly cats. Cats Protection Essential Guide 16. Recuperado el 30 de abril de 2022, disponible en: https://www.cats.org.uk/media/1027/eg16_elderly_cats.pdf
- Bellows, J., Center, S., Daristotle, L., Estrada, A. H., Flickinger, E. A., Horwitz, D. F., … & Shoveller, A. K. (2016). Aging in cats: common physical and functional changes. Journal of Feline medicine and surgery, 18(7), 533-550.
- Quimby, J., Gowland, S., Carney, H. C., DePorter, T., Plummer, P., & Westropp, J. (2021). 2021 AAHA/AAFP feline life stage guidelines. Journal of the American Animal Hospital Association, 57(2), 51-72.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.