A importância da saúde bucal dos animais de estimação

junho 17, 2019
A saúde bucal do seu animal de estimação é uma parte vital da sua saúde geral e da sua felicidade a longo prazo. Lembre-se de que, assim como acontece com as crianças pequenas, um animal de estimação precisa que você cuide da sua saúde. Por isso, descubra quais são os passos para manter a sua boca em perfeitas condições.

A saúde bucal é muito importante para que os nossos animais de estimação mantenham uma boa qualidade de vida. Aproximadamente 9 de cada 10 animais sofrem de doença periodontal antes dos quatro anos de idade.

A maioria dos cães e gatos sofre de pequenas doenças dentárias, que felizmente não costumam se tornar problemas mais sérios. No entanto, uma doença dental pode se transformar progressivamente em condições muito mais graves para a saúde dos nossos bichinhos.

As doenças periodontais são condições que evoluem progressivamente e que afetam as gengivas dos dentes. No pior cenário, a periodontite pode levar à perda dos dentes.

No entanto, as doenças periodontais não são os únicos problemas causados por bactérias na boca. Alguns cães podem desenvolver feridas ou até mesmo abscessos quando as suas gengivas estão feridas.

É importante que a saúde bucal do seu animal de estimação seja avaliada por um profissional pelo menos uma vez ao ano. Um veterinário será capaz de limpar corretamente a boca do seu animal de estimação e, assim, restaurar a sua saúde.

Os problemas causados pelo tártaro e pela proliferação de bactérias que podem afetar o seu animal de estimação, como a gengivite, são facilmente reversíveis com a intervenção de um profissional.

Embora as doenças periodontais não sejam reversíveis, seus sintomas podem ser aliviados com cuidados simples.

Limpeza dentária em cães

Importância da saúde bucal dos animais de estimação

A limpeza dentária consiste, principalmente, na remoção do tártaro dos dentes. O tártaro é responsável por promover as bactérias que desenvolvem a gengivite.

Além de limpar o tártaro, o veterinário é responsável por avaliar a saúde da língua, gengivas, lábios e parte superior da garganta do seu animal de estimação. Deste modo, evita-se uma enorme quantidade de doenças subsequentes. Lembre-se de que a prevenção é o melhor tratamento.

A limpeza dentária só pode ser feita se o seu animal de estimação estiver sob anestesia geral. A anestesia evita que ele sinta qualquer dor, e permite que o seu veterinário avalie a sua saúde bucal com maior profundidade.

Por este motivo, recomendamos que o seu veterinário de confiança seja o único a realizar este procedimento.

Uma limpeza dental inclui o seguinte:

  1. Remoção da placa dos dentes.
  2. Remoção da placa abaixo da gengiva, perto dos dentes.
  3. Amostragem da cavidade bucal para avaliar possíveis doenças dentárias (cárie ou outras).
  4. Polimento dos dentes para uma melhor mordida e superfícies dentais mais regulares.
  5. Aplicação de flúor ou selantes quando necessário.
  6. Raio-X, se necessário, para avaliar a saúde bucal do seu animal de estimação.

Sinais de alerta

Se você notar um odor desagradável na boca do seu animal de estimação, é provável que ele precise de uma limpeza dental.

Se você notar manchas verdes ou marrons nos dentes, é necessário levá-lo ao veterinário para determinar a gravidade do problema. Da mesma forma, se você notar uma vermelhidão incomum ou feridas nas suas gengivas, é hora de uma visita ao veterinário.

Cuidar dos dentes dos cães

Você deve estar atento aos padrões de alimentação do seu animal de estimação. Se o seu animal tiver problemas para mastigar ou se queixar enquanto estiver brincando, é provável que ele esteja sentindo dores na boca. Neste caso, a limpeza bucal torna-se ainda mais necessária.

Como manter a saúde bucal dos animais de estimação

Depois de fazer uma limpeza dental, você pode tomar uma série de medidas muito simples. Essas ações ajudarão o seu animal de estimação a manter a sua saúde bucal em perfeitas condições.

Escovar os dentes do seu bichinho uma vez por semana é uma boa maneira de manter a sua boca em boas condições. Além disso, existem vários cremes dentais para cães e gatos que ajudam a fortalecer o esmalte dentário e eliminam as bactérias.

A falta de higiene bucal pode levar a condições bastante graves, como problemas cardíacos, por exemplo. Esses problemas cardíacos surgem quando as bactérias da boca atingem a corrente sanguínea.

A saúde dentária do seu animal de estimação é uma parte vital da sua saúde geral e da sua felicidade a longo prazo. Lembre-se de que, assim como acontece com as crianças pequenas, um animal de estimação precisa que você cuide da sua saúde.

  • Hennet, P. (s/f) Nutrición y salud oral en el perro. Ediciones Royal Canin.
  • Moreno, R.L. (2004) Utilización de plasma rico en plaquetas para regeneración periodontal en un perro. Revista Odontológica Mexicana, Volúmen 8, Número 3.