Inverno e cães: cuidados e considerações

· março 20, 2018

Todos são afetados pelo frio durante o inverno. Os bichos de estimação não são exceção. O frio influencia o estado de saúde dos cães. Os donos devem levar em consideração os cuidados que os bichinhos precisam para que fiquem saudáveis, quando a temperatura cai. Assim, é a combinação de inverno e os cães. Preste atenção nas dicas a seguir.

Quais são os cães mais vulneráveis?

Por causa das dificuldades para regular a temperatura através dos mecanismos naturais do seu corpo, no inverno devem ser atendidos:

  • Filhotes.
  • Cães de idade avançada.
  • Cães de raças de pequeno porte.
  • Cães com pouco pelo.
  • Cães que estejam sofrendo de frio ou tenham sofrido problemas respiratórios.

Existem raças de cães que conseguem aguentar bem as temperaturas baixas extremas. Trata-se de dois cães nórdicos, que provêm de raças originárias do Hemisfério Norte do planeta. Sem importar a exatidão do país de origem, nessas latitudes faz muito frio.

cão comendo

As raças nórdicas mais comuns são: Akita, Broholmer, Chow, Eckhound norueguês, Esquimó-canadense, Husky siberiano, Lundehund, Malamute-do-Alasca, Samoiedo, e o Spitz-dos-Visigodos.

Esses cães não costumam apresentar problemas no inverno, mas sim no verão. É preciso tomar cuidado com a insolação que acaba prejudicando sua saúde.

Cuidados no inverno

Quando se fala em inverno e cães, devem ser levadas em consideração determinadas recomendações. A ideia é que o cão atravesse essa estação do ano saudável e sem incômodos.

Alimentação

Durante o inverno os cães costumam comer mais para ter energia que lhes possibilite conservar o seu calor. Esse calor deve ser compensado, já que se o cão permanecer muito tempo em casa e comer demais, ele poderia ganhar peso sem necessidade.

Água

Embora pareça óbvio, é preciso verificar diariamente se o cão tem água fresca. É preciso averiguar se o líquido nem o bebedouro congelaram, e que esteja limpa.

Patas

As almofadinhas das patas dos cães são órgãos muito importantes. Os chãos frios podem criar fendas nessas almofadinhas. Além disso, os produtos químicos que são utilizados para descongelar a rua costumam ser tóxicos. O cão pode se intoxicar ou lamber as próprias patas.

Para evitar qualquer desses problemas, nos Pet Shops podem ser adquiridas botinhas para as patas de cães. Só devem tomar cuidado para que elas sejam do tamanho apropriado para que não fiquem desconfortáveis para o animal.

Uso da correia

Justamente por causa dos líquidos tóxicos que são utilizados para aquecer as calçadas, recomenda-se levar o cão preso à correia. É uma maneira de controlar por onde ele transita e evitar o contato com esse tipo de substâncias.

O lugar de dormir

Durante o inverno, os cães que dormem na intempérie devem contar com um espaço protegido. Esse lugar deve estar protegido do vento, da chuva ou da neve. Além disso, pode-se utilizar serragem ou cobertores para manter o calor e controlar a umidade.

Quando a temperatura estiver extrema, o melhor é que o cão durma dentro de casa.

Natal e Final de Ano

Quando se pensa em inverno e cães, inevitavelmente e preciso falar das comemorações de final de ano. A primeira coisa que tem que ser levada em consideração é tomar cuidado para que o cão não consuma bebida alcoólica por acidente.

Os convidados à casa do bicho de estimação também podem representar um risco, se lhe forem servidas comidas que não forem saudáveis.

Por último, deve-se tomar cuidado com os adornos de Natal. Mesmo que eles não tenham relação com a temperatura, eles representam sim um risco para a saúde do animal.

cão passeando com donos

Passeios

As caminhadas durante o inverno devem ser curtas. Muito tempo na intempérie pode fazer com que o cão sofra de hipotermia. Se houver espaço em casa, podem ser programadas atividades ou brincadeiras para que ele se exercite um pouco.

Os cães não são um objeto

Inverno e cães costumam vir juntos, já que no Natal as pessoas que buscam um presente especial costumam dar de presente filhotes. Se esse presente foi de surpresa, talvez esteja sendo dada a uma outra pessoa a responsabilidade que ela não deseja ter.

Muitos desses cãozinhos que são dados de presente em festas na rua ou em canis. É melhor dar esse tipo de presente a pessoas conhecidas, que podem ser indagadas se desejam de verdade receber esse tipo de problema.

Carros, inverno e cães

Os cães, da mesma forma que os seres humanos, buscam o calor. Quando o cão dorme na garagem, vai se posicionar próximo ao motor para se sentir mais à vontade. Isso não representa nenhum problema até o momento de voltar a ligar o carro. Deve-se tomar cuidado e averiguar antes de dar partida no carro. Esse cuidado é especial no inverno, porque o álcool pode causar hipotermia.