Jogos ao ar livre com seu cachorro
Os jogos ao ar livre são uma forma de melhorar a relação com o nosso cão e mantê-lo focado em um ambiente repleto de distrações como o exterior. O parque, o campo e a praia são alguns dos locais onde podemos levá-lo para praticar. Um amplo espaço permite que o cão se exercite enquanto nos divertimos com ele.
Passeios diários na rua são bons para manter uma rotina, mas passeios em espaços onde o cão possa correr livremente são uma ferramenta para gastar toda a sua energia.
A natureza oferece aos cães uma infinidade de cheiros diferentes. Por isso, quando o cão tem o primeiro contato com ela, seu grau de excitação fica muito alto. É nesse momento que devemos deixar o cão cheirar, reconhecer o terreno e se familiarizar com o exterior.
Como tutores, devemos respeitar o tempo do ‘passeio livre’ do animal. O mero ato de cheirar os cansa como se fosse uma brincadeira. É uma ótima maneira de gastar sua energia e permitir que ele se comporte como um cachorro: cheirando. Depois de passar a primeira fase de cheirar tudo, durante a qual o cão deve ficar livre para fazer isso, podemos começar a brincar com ele.
Aqui está uma lista de jogos ao ar livre para se divertir com seu cachorro:
1. Jogos ao ar livre: buscar
O jogo do olfato por excelência. Podemos usar uma bola, qualquer outro brinquedo ou até comida e deixar o cachorro procurar pelo cheiro. Podemos até fazê-lo procurar outra pessoa que esteja junto conosco ou nós mesmos, como um jogo de esconde-esconde.
2. Superar obstáculos
O campo pode ser o nosso próprio agility natural. Rochas, troncos de árvores, fendas, etc., podem servir como obstáculos para fazer o cão pular. Também podemos aproveitar as diferentes texturas do solo: areia, terra, brita, água… O fato de poder percorrer diferentes espaços vai dar ao nosso cão segurança e independência.
3. Frisbee
O frisbee é necessariamente um jogo para ser realizado ao ar livre, e alguns cães sentem uma verdadeira obsessão por ele. É preciso muita agilidade e velocidade para pegar o disco no ar.
4. Jogos ao ar livre: cabo de guerra
Pode ser praticado em casa ou ao ar livre. Você pode brincar com seu cão puxando uma das pontas ou dois cães podem até brincar um com o outro. O cabo de guerra é um jogo que nos ajuda a praticar os comandos de pegar e soltar com o animal. Além disso, cordas multifilares são boas para os dentes.
5. Esportes com cães
Outras atividades ao ar livre para fazer com o seu cão são o canicross, o bikejoring e o mushing. Todos esses esportes são pensados para cães de médio a grande porte e em boa forma física. O animal puxa quem corre, anda de bicicleta ou anda de trenó.
Além disso, todos possuem modalidades e competições diversas. Para o canicross e a bikejoring, você precisa de coleiras especiais que podem ser compradas em qualquer loja de animais especializada. A corrida é uma atividade que faz gastar muita energia e exercita a musculatura dos cães. Além disso, é uma boa opção para entrar em forma com eles.
6. Natação
A natação é muito benéfica para os cães. A resistência da água faz da natação um esporte altamente recomendado para ganhar tônus muscular. É um esporte muito completo e menos agressivo para os músculos e articulações que os anteriores, já que o animal não precisa carregar todo o seu peso.
A natação também é altamente recomendada como terapia de reabilitação, sempre após um período de descanso após a cirurgia, embora não seja fácil no início se o cão estiver relutante em relação à água. Existem parques aquáticos para cães e praias que permitem sua entrada.
7. Jogos ao ar livre com outros cães
Parques caninos são uma boa forma de socializar nosso cão. Conhecer outros cães os ensinará a se comportar perto de outros cães. A boa socialização é muito importante quando o cão ainda é filhote para que não tenha problemas de comportamento quando adulto. Além disso, brincar e interagir com outros cães regularmente é uma ação muito positiva para a saúde mental do animal.
Essas são algumas das muitas atividades e jogos ao ar livre que você pode praticar com seu animal de estimação. Escolha a mais adequada dependendo das características, do tamanho e da idade do seu animal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- International Association of Animal Behavior Consultants. (2019). Manual de Entrenamiento Canino. IAABC. Recuperado el 18 de agosto de 2022, disponible en: https://m.iaabc.org/docs/espanol/IAABCManual_digitalv120919.pdf
- Mariotti, V. M., Amat Grau, M., Hervera Abad, M., Baucells Sánchez, M. D., & Manteca Vilanova, X. (2009). Factores ambientales implicados en el control de la conducta del perro y del gato: dieta, manejo y ejercicio. Clinica veterinaria de pequeños animales, 29(4), 0209-215.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.