Limpeza bucal de seu gato, passo a passo

· julho 22, 2018
É essencial manter a boca de seu gato limpa, pois de outro modo ela terá tártaros e bactérias que causarão infecções.

Às vezes deixamos de lado certos tipos de cuidados com a saúde de nossos animais de estimação, porque pensamos que é complicado ou, ainda, porque acreditamos que certos cuidados não são realmente muito importantes. Bem, a limpeza bucal de seu gato é tão necessária como a limpeza de outras áreas do corpo, ou até mais, já que a boca pode se tornar um foco de bactérias e infecções.

Como realizar a limpeza bucal de seu gato

É possível que, como muitos, você também não saiba como realizar a limpeza bucal de seu gato e, portanto, não a realize tanto quanto deveria, ou mesmo nunca. Bem, para mudar isso, nós daremos alguns conselhos que você precisa conhecer para que seu gato tenha uma higiene bucal ideal.

A primeira coisa a saber é que a limpeza bucal de seu gato é muito importante, porque o tártaro se acumula sobre os dentes e este é misturado com pequenas partículas de saliva e alimentos, que geram bactérias que irão resultar em uma infecção em seu animal de estimação.

Além disso, ele pode ter gengivite ou periodontite e, até mesmo, perder seus dentes. Sem contar os problemas de saúde extras que podem causar certas doenças ou desconforto.

Siga estas dicas e realize a limpeza bucal de seu gato de forma perfeita:

Alimentação

A comida é um dos primeiros pontos a serem considerados, há muitos alimentos desenvolvidos para cuidar dos dentes do seu gato, como rações especializadas e petiscos que ajudam a limpar os dentes e a mantê-los saudáveis.

gato comendo

Gatos que comem uma dieta crua ou comida úmida têm mais problemas para manter seus dentes limpos, já que esses tipos de alimentos não requerem mastigação. A alimentação força o animal a mastigar e a quebrar a ração, o que implica em um movimento de fricção que permite que os dentes sejam limpos.

Compre um alimento de qualidade que force o seu gato a mastigar e, assim, favoreça sua limpeza oral. Isto permitirá que quando você se dispuser a limpar a boca dele, que lhe custe menos esforço e que o gato seja mais receptivo, porque não será tão tedioso para ele.

Acessórios

A primeira coisa a fazer é escolher uma escova e uma pasta que sejam adequadas para seu gato. A melhor maneira de obter os artigos apropriados é perguntar ao veterinário e se aconselhar com ele. Muitos recomendam produtos aerossóis especiais para gatos, mas a verdade é que a maioria dos gatos se assustam com o som do pulverizador. Ninguém melhor do que você conhece seu animal de estimação e, portanto, sabe o que é melhor, se isso ou um creme dental.

A escova dental deve ser adequada ao tamanho do seu animal de estimação, com cerdas macias e adaptáveis que podem se encaixar bem em cada canto dos dentes. É importante estar ciente de que não é apropriado usar a pasta ou as escovas que usamos, porque nem os componentes nem os materiais são adequados para os felinos.

Acostume seu gato

Se você nunca escovou os dentes de seu gato, ele pode ficar com medo se, de repente, você chegar com uma escova que cheire a mentol e quiser colocá-la na boca dele. Para que isso não aconteça, seu animal de estimação deverá se acostumar com o creme dental. Para isso, coloque um pouco no dedo e deixando-o cheirar e sentir o gosto.

escovar dentes do gato

Faça isso vários dias seguidos, até ver que isso não é mais um problema para o seu animal de estimação, e você poderá começar a limpar os dentes dele.

Comece a tarefa

Neste momento é hora de começar a escovar os dentes do seu animal de estimação. Se você acha que ele está muito nervoso e que poderá atacar, vista mangas compridas e luvas ou peça a alguém para ajudá-lo nessa tarefa.

Coloque um pouco de pasta na escova, umedeça com água e comece a escovar suavemente, tomando cuidado para não entrar em contato com a gengiva. Quando terminar, verifique cuidadosamente a boca do seu gato para ter certeza de que está limpa e, depois, dê um prêmio a ele. Assim, embora ele possa não ter se comportado muito bem, ele associará a higiene oral com algo positivo e, da próxima vez, será mais receptivo.

Você já sabe que todas as rotinas que têm a ver com nossos animais de estimação precisam de paciência e perseverança, mas se você seguir estes passos simples relacionados com a limpeza bucal de seu gato, você será bem-sucedido.