O mastim espanhol: origem, características e comportamento
Eles são pacientes, trabalhadores e familiares, embora não sejam bons em cumprir ordens. O mastim espanhol é um dos cães tradicionalmente usados para cuidar do gado. Aqui vamos revelar todos os seus segredos.
Origem do mastim espanhol
O mastim espanhol, assim como outras raças de mastim, é um cão do tipo molosso que tradicionalmente se dedica a proteger e acompanhar o gado. Dizem que essas raças são tão antigas quanto a própria transumância, então suas origens datam de milhares de anos.
A função dessas raças é proteger o gado dos perigos, especialmente de lobos e raposas. Os mastins podem ser encontrados em todas as partes do mundo onde existiu ou ainda existe pecuária extensiva, especialmente quando se trata de rebanhos de ovelhas ou cabras.
O mastim espanhol é uma das raças de mastins típicas da Península Ibérica. Embora em cada região receba um nome diferente, o deslocamento dos pastores, do gado e de seus cães pelo território fez com que as características distintas de cada região se misturassem.
É uma raça de cão frequentemente encontrada em áreas rurais: eles continuam a acompanhar e proteger o gado dos lobos, mas também protegem fazendas e casas fora dos centros urbanos. São encontrados nas cidades em menor medida, pois geralmente não se adaptam bem a uma vida longe da natureza.
Características do mastim espanhol
O mastim espanhol é um cão grande, bem proporcionado e musculoso, com uma aparência robusta e larga. Ele tem uma cabeça larga e orelhas caídas para os lados, o que reforça seu visual gigante. Além disso, tem muita pele solta: no peito, na barriga e também na cabeça, aliás, os lábios são tão caídos que o superior cobre o inferior.
O padrão da raça especifica um tamanho mínimo, mas não máximo: os machos adultos devem ter pelo menos 77 centímetros na cernelha. As fêmeas são ligeiramente menores, atingindo no mínimo 72 centímetros. O padrão não especifica um peso, embora eles tendam a ter mais de 50 quilos.
O mastim espanhol tem uma pelagem densa e semilonga. Pode ser de qualquer cor, embora os mais procurados sejam os cães pretos, castanhos, avermelhados, amarelados ou malhados. Como essa raça foi criada para o trabalho e não por beleza, todas as combinações de cores possíveis são aceitas.
Comportamento do mastim espanhol
O mastim espanhol, como seu olhar transmite, é um cão calmo e tranquilo. Ele tem um corpo grande, mas sabe economizar energia: não precisa fazer muito exercício e não é muito ativo.
É uma raça dedicada à proteção do gado, e isso tem moldou seu caráter: é um cão corajoso, determinado e autoconfiante. Quando sente que sua família está ameaçada, não hesita em protegê-la ou afugentar intrusos.
Também por causa dessa característica, é um cão que não pode ser forçado a obedecer: são independentes, por isso devemos buscar a sua colaboração e não a sua submissão cega. Por essa razão, a educação do mastim espanhol deve sempre ter uma abordagem positiva e ser o menos intrusiva possível: o cão é feliz aprendendo por conta própria em vez de seguir longas listas de ordens.
Cuidados com o mastim espanhol
O mastim espanhol em geral é uma raça saudável, embora devido ao seu enorme tamanho esteja sujeito a problemas de saúde que requerem atenção especial: suas articulações, especialmente o quadril, podem sofrer displasia. Também pode apresentar torção do estômago, por isso seus proprietários são aconselhados a tomar cuidado com a quantidade de alimentos que fornecem.
Por se tratar de um cão que trabalha nas montanhas, após cada excursão o corpo do animal deve ser cuidadosamente vasculhado em busca de parasitas ou espinhos espetados. Também é essencial manter atualizado seu calendário de desparasitação interna e externa, bem como as vacinações e os exames médicos.
Devido às características da sua pelagem, necessita de escovações frequentes. Somente assim você poderá se livrar dos pelos mortos e evitar irritações e outros problemas de pele que podem se acentuar devido às rugas que se formam no rosto, peito e pescoço.
O mastim espanhol é um cão de grande porte, sempre ligado ao trabalho de proteção. Eles são leais, mas independentes, trabalhadores, mas calmos, e grandes, mas amorosos e familiares. Sem o trabalho que esses cães realizam, a vida dos rebanhos e dos pastores seria muito mais difícil.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fédération Cynologique Internationale. (2002). Nomenclatura de las razas de la FCI: Mastín Español. Recuperado el 19 de junio de 2022, disponible en: http://www.fci.be/es/nomenclature/MASTIN-ESPANOL-91.html
- Gómez, L. F., Atehortua, C. G., & Orozco, S. C. (2007). La influencia de las mascotas en la vida humana. Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias, 20(3), 377-386.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.