Meu cão morde tudo, como resolver?

· agosto 15, 2018
É normal que os filhotes mordam as coisas, porque querem conhecer o mundo ao seu redor. Eles também mordem para aliviar a pressão causada pelo nascimento dos dentes.

Nós todos amamos os cães quando eles são bem-educados e calmos em seu ambiente. Mas também queremos que eles saibam como controlar seus impulsos para chamar nossa atenção; apesar disso nem sempre acontecer. Há ocasiões – muito recorrentes, na verdade – em que o cão morde tudo.

Há muitas razões para isso acontecer, das quais falaremos hoje. Se você pensa que as soluções são muito rigorosas, não se preocupe; este é apenas um problema de comportamento simples.

Por que seu cão morde tudo?

Este é um problema comum em pequenos filhotes de três meses ou mais. Nesse estágio é algo natural e comum; porque é a maneira deles de conhecer o mundo ao redor. Mas não é só isso; o animal ao mesmo tempo morde para aliviar a pressão do nascer do nascimento dos dentes.

cão morde sapatos

Desta forma, o cão também aprende. Um cão pode saber ou não quais serão seus truques e práticas; pois ele conhece seu ambiente e se desenvolve nele. Além disso, a boca de um cão representa a sensação de toque dos humanos; então morder é completamente normal.

É verdade que um cão pequeno morde com muita frequência; mas e os cães grandesEm teoria, esses animais já devem conhecer com mais profundidade o ambiente que os rodeia; então por que esse morde tudo? Existem muitas razões para isso acontecer.

Seu cão morde tudo por atenção ou tédio, como identificar

Cães são animais muito sociáveis e ​​que gostam de estar acompanhados e de se divertir. Um problema em nossa sociedade é que não podemos suprir essas necessidades o tempo todo. Então, para passar o tempo; eles geralmente mordem tudo o que encontram para prestarmos atenção neles.

Existem dois casos muito específicos em que esta atividade ocorre: o primeiro caso é quando chegamos à nossa casa e o animal causou desastres. O outro caso é semelhante: chegamos à nossa casa e nosso cão nos recebe e imediatamente morde todas as coisas.

Identifique quando se trata de ansiedade e atenção, nestes casos é muito simples. Na primeira nota-se claramente que é algo provocado pela ansiedade de separação; enquanto no segundo é para chamar a nossa atenção. Tratar ambos os casos não é nada difícil; por isso os dois podem ser resolvidos muito rapidamente.

Trate as mordidas incessantes

Primeiro de tudo, você tem que saber muito bem que punir esses animais não traz nenhuma solução. Nós só iríamos piorar a situação; porque o cão continuaria a repetir o comportamento como vingança. Reforços positivos são nossos melhores aliados para lidar com esses problemas.

cão entediado

Agora que esclarecemos esse detalhe, é hora de pensar um pouco: você passa muito tempo longe de casa? A ansiedade de separação é comum quando os cães são deixados muito tempo em casa sem nada para entretê-los; então morder tudo é a maneira mais comum de passar o tempo que eles encontram.

Em casos mais graves, ele poderá até começar a morder seus próprios membros; o que leva à automutilação. Mas se você tratar a questão a tempo, essa situação extrema não irá ocorrer.

Algumas dicas

  • Considere deixar muitos brinquedos de diferentes tipos para o seu animal de estimação se distrair enquanto você não está. Se o seu cão tem uma tendência para morder tudo e os brinquedos não estão no seu orçamento; você pode fazer alguns deles usando materiais tradicionais com materiais descartáveis.
  • Deixe o rádio ligado ou coloque um CD. Isso simulará a presença de um ser humano no espaço ao seu redor e irá acalmá-lo um pouco.
  • Se puder, considere adotar outro animal de estimação e levá-lo para sua casa. Outro cão, ou até mesmo um gato, são escolhas fantásticas para o seu peludo ficar distraído por horas.

Enquanto estamos falando de ansiedade, lidar com esses casos é bem simples, mas quando é atenção, as coisas mudam um pouco. Você tem que aplicar correções um pouco mais diretamente; mas nunca como punição.

  • Você deve ensiná-lo a respeitar: se o cão morde tudo, ele não conhece certos limites; então você terá que ensiná-lo o que deve e o que não fazer desde muito cedo. Desta forma, evitamos que o animal desenvolva esse comportamento além da idade permitida.
  • Se morder é absolutamente necessário, procure por objetos para ele morderNão deixe que ele morda sapatos ou roupas que você não usa; pois isso fará com que ele pense que pode fazer o mesmo com objetos semelhantes.
  • Corrija antes que ele comece a morder. Aumentar um pouco a voz já funciona como uma chamada de atenção; se tocá-lo for absolutamente necessário, um leve toque no nariz é muitas vezes um bom truque.

Como vimos, fazer o seu cão parar de morder é mais fácil do que você imaginava. Só requer um pouco de paciência e um pouco de boa-vontade para ensiná-lo.