Meu cão não come no calor. O que faço?

· junho 29, 2018
O calor pode afetar alguns hábitos dos animais domésticos e requer cuidados específicos para conservar sua boa saúde.

Com a chegada do verão, é muito comum que os nossos bichos de estimação reduzam o apetite habitual. É comum pensarmos que isso ocorre devido ao aumento da temperatura. Entretanto, a maior quantidade de horas de luz também é um fator determinante. A seguir, saiba por que seu cão não come no calor e como estimular o apetite de seu pet.

Por que o meu cão não come no calor?

A maioria dos cães come menos no verão e é fácil perceber isso. Entretanto, seu apetite começa a diminuir já durante a segunda metade da primavera. Como é um processo lento e gradual, é possível que os donos só se deem conta depois de algumas semanas.

O que causa essa falta de apetite? O calor pode afetar alguns hábitos dos animais domésticos e requer cuidados específicos para conservar sua boa saúde. Entre os maiores riscos do verão, encontramos a desidratação e a insolação. Também é possível notar o aumento da fadiga e uma diminuição da atividade física.

Ao contrário dos humanos, os cães não transpiram por toda a pele e só possuem glândulas sudoríparas em suas almofadinhasEles regulam a temperatura corporal através da respiração ofegante.

Quando faz muito calor, é muito provável que o animal necessite beber mais água do que comer. O líquido ajuda a refrescar e diminui a sensação de calor no corpo.

Meu cão não come durante o calor

A luz também afeta o seu apetite

Ao contrário do que falamos acima, não são apenas as altas temperaturas que reduzem o apetite dos cães no verão. Embora não exista uma conclusão exata sobre as razões desse fenômeno, foi observado que existem muitos mamíferos que naturalmente reduzem a ingestão de alimentos quando há mais horas de sol.

Quando o inverno começa e os dias são mais curtos, os animais comem mais. Acredita-se que o cérebro associa a diminuição da claridade à chegada do inverno. Com isso, ele dispara uma mensagem ao sistema endócrino, que acelera o metabolismo para armazenar nutrientes e se preparar assim para a escassez de comida.

Por sua vez, quando o dia conta com muitas horas de sol e há comida abundante, o metabolismo desacelera. Isso se reflete não apenas no apetite intenso, mas também em um comportamento mais sereno.

O que devo fazer se o meu cão não come no calor?

Primeiramente, é importante entender que uma redução de apetite nos cães durante o verão é um fenômeno natural. Se o seu cão não se alimenta no calor, não é eficaz e nem recomendado obrigá-lo a ingerir alimentosÉ importante estar atento para evitar que o animal perca peso e fique desnutrido.

Dicas para alimentar o seu cão no verão

Meu cão não come durante o calor

Reforçar a ingestão de líquidos

O cão deve ter água fresca e limpa à disposição durante todo o ano. Além disso, devemos reforçar esse cuidado com a chegada das altas temperaturas. Podemos estimulá-lo a ingerir mais líquidos com bebidas saudáveis e frescas, como no caso dos sucos de frutas.

Os iogurtes e o kefir também são recomendados para reforçar a hidratação e melhorar a saúde. Esses probióticos naturais são excelentes para repor a flora intestinal, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

Preferir alimentos úmidos

As comidas úmidas são especialmente benéficas para os nossos cães no verãoElas estimulam o apetite ao oferecer aromas e texturas mais agradáveis que a ração seca. Além disso, ajudam a manter os animais hidratados ao oferecer um nível adequado de líquido em sua dieta.

Uma boa opção é preparar comida caseira para o seu peludo, com alimentos naturais e orgânicos. É fundamental verificar se o seu amigo não é alérgico a nenhum ingrediente, como ovos, frango, peixes ou cereais. Consulte um veterinário de confiança antes de realizar qualquer mudança na alimentação de seu cão.

Também podemos optar por uma solução mais simples e temperar sua ração com água ou caldo de galinha quente. Em seguida, basta fazer uma espécie de mingau com a ração úmida, esperando esfriar antes de oferecê-la ao nosso cão. Agora você já sabe porque o seu cão não come no calor.