Razões para oferecer outros alimentos para seus cães além da ração

Desde a antiguidade, temos alimentado os cachorros com comida caseira, como a que fazemos para nós. Como são animais onívoros, essa é sua natureza. Entretanto, não se trata de comer as sobras nem dividir o almoço com eles, mas sim, criar receitas apropriadas, alimentos para os cães elaborados de acordo com seu gosto e necessidade.

Uma questão a se levar em conta é que nosso animal de estimação pode chegar a ficar enjoado, caso sua dieta se limite apenas a rações, tendo assim cada vez menos apetite.

Uma dieta alimentar atrativa para os cães

A ideia principal é que os cães tenham uma dieta bem diferente das rações. Dessa forma, não comerão por obrigação, mas sim por interesse.

É correto afirmar que a ração de cachorros contém muitos nutrientes. Além disso, torna nossa vida bastante mais prática. Entretanto, esses alimentos não são a única opção, nem tampouco a melhor. Devemos considerar outros cardápios diferentes.

Como exemplo de alimentos para os cães estão o peito de frango, carne e alguns tipos de pescado. Tudo deve ser oferecido cru aos animais, além de sem sal, sem condimentos ou molhos.

Produtos naturais, mais saudáveis

Como acontece com as pessoas, os cachorros que se alimentam com produtos naturais melhoram a médio e longo prazo seu estado de ânimo, a qualidade do pelo e sua saúde em geral.

Também seu sistema imunológico se potencializará e melhorará com uma alimentação saudável.

Trata-se de um mito dizer que os cães não podem ser alimentados com peixe. Esse alimento possui as proteínas mais recomendáveis, gorduras insaturadas e outras gorduras, como os ômegas. O salmão, o atum e a tilápia são recomendados.

O cardápio mais indicado para nosso amigo é um bolo de proteína, acompanhado de arroz ou de massa e cozido em azeite de oliva. Como acompanhamento, vegetais picados, como a cenoura, espinafre etc…

A fruta é uma boa opção, utilizada como aperitivo, por exemplo, uma vez por dia. Em função do gosto de nosso cão, recomendamos a maçã, a banana, o mamão e alguns cítricos. Existem algumas frutas pouco recomendáveis, como é o caso da uva.

As sobras de comida, uma má ideia como alimentação para os cães

As sobras e restos de alimentos humanos não contêm nutrientes interessantes, nem para o cachorro, nem para os humanos. Se tivermos nosso animal de estimação mal-alimentado, com certeza, ele buscará nas sobras de comida o caminho mais rápido para obter nutrientes que não são recomendados.

Também não devemos nos esquecer de que o excesso de peso nos cães pode ser a causa de muitos problemas de saúde.

A alimentação dos cães, combinação de ração e comida caseira

No momento em que trazemos um cachorro para casa, preocupamo-nos em oferecer a ele a melhor alimentação possível. Isso inclui a escolha de uma boa ração e também o dividir nossa comida.

Uma alimentação 100% caseira exigiria a assessoria e supervisão de um nutricionista canino. Caso contrário, corre-se o risco de não cobrir todos os requisitos nutricionais de nosso animal. Essas necessidades são mais fáceis de cobrir com a ração ou alimentos balanceados.

Não é complicado pensar em combinar ambos os tipos de alimentos para os cachorros. Quer dizer, o fato do nosso cão não seguir uma dieta baseada 100% em comida caseira não significa que esse tipo de comida não possa formar parte habitual de sua alimentação.

Também pode ocorrer que uma mistura entre a comida caseira e a ração possa anular os alimentos caseiros pela lenta digestão do alimento balanceado. Além disso, podem surgir fermentações inadequadas no estômago, que vão produzir gases.

Qual a solução ideal? Controlar a proporção. Quer dizer, realizar uma mistura em que a comida caseira represente unicamente 5% do alimento processado.

A qualidade da ração balanceada ou industrial

Os nutrientes e a composição deste tipo de alimentos para cachorros podem variar de um produto para outro. É importante analisarmos bem sua composição. Se o produto escolhido não oferece boa informação sobre seus ingredientes, não será uma boa escolha.

Sempre devemos escolher o alimento em que sabemos exatamente o que nosso animal de estimação vai comer . Também temos a opção da comida ecológica para cães, vendida em algumas lojas especializadas. Dessa maneira, teremos certeza que sua comida não terá nenhum tipo de substância que possa ser tóxica.