Oito mitos sobre animais de estimação

Existem muitos mitos sobre os animais de estimação. Aqui nós revelamos oito deles que você certamente não conhecia.
Oito mitos sobre animais de estimação

Última atualização: 06 Agosto, 2020

Como em quase tudo, existem mitos e verdades. Existem muitos mitos e lendas sobre os animais de estimação que muita gente ainda acredita ser verdade. Neste espaço, vamos desvendar alguns deles.

Mito 1: Ter uma ninhada evita o câncer nas fêmeas

Esse é um dos mitos sobre os animais de estimação que pode até ser perigoso para a saúde. Ter uma ninhada pelo menos uma vez na vida não impede tumores ou infecções uterinas nas fêmeas. É totalmente falso, uma invenção. A única prevenção é a castração. Comprimidos para evitar o cio também não são um método seguro.

Mitos: ter uma ninhada evita o câncer nas fêmeas

A cada cio que passa, as fêmeas ficam mais propensas a desenvolver tumores na mama ou no ovário. Elas também têm as chances aumentadas de sofrer piometra ou infecção uterina. É muito comum que as fêmeas mais velhas sofram piometra se não forem castradas.

Mito 2: Os cães enxergam apenas em preto e branco

Na retina, estão localizadas as células especializadas em captar a luz: os cones e as bastões. Os cones percebem os detalhes e a visão cromáticas. Os bastões são responsáveis por alterações na intensidade da luz, visão noturna e detecção de movimento.

Os cães têm menos quantidade e variedade de cones que os humanos. Isso significa que eles diferenciam menos cores, mas ainda assim conseguem diferenciar algumas como o azul do amarelo e alguns tons dessas cores.

Os cães enxergam apenas em preto e branco

Eles enxergam menos detalhes do que nós, têm menos foco e sua visão cromática é reduzida, mas percebem muito bem o movimento. Eles também têm uma maior acuidade visual à noite, o que é ideal para detectar presas em movimento.

Mito 3: Os gatos sempre caem em pé

Os gatos têm um reflexo chamado reflexo de endireitamento, o que os faz girar no ar e posicionar seus corpos para que pousem sobre as patas. Porém, nem sempre é infalível. Dependendo da altura, pode não dar tempo e o gato pode cair sobre o corpo.

Mitos sobre animais de estimação: os gatos sempre caem de pé

Mito 4: Um ano na vida de uma pessoa é igual a sete de um cachorro

Os cães têm uma expectativa de vida mais curta que a dos humanos, mas multiplicar por sete não vai dar como resultado uma idade equivalente. Nem todos os cães vivem o mesmo número de anos. De fato, os cães de raças pequenas tendem a viver mais do que os grandes.

Mito 4: um ano na vida de uma pessoa é igual a sete de um cachorro

Mito 5: A saliva cura

Nem a saliva cura, nem um gato ou cachorro se cura lambendo suas feridas ou cura as feridas de outros animais. A boca dos animais contém várias bactérias que a única coisa que podem fazer sobre uma ferida é infectá-la e dificultar sua cicatrização.

A saliva não cura

Mito 6: Gatos pretos dão azar

Os gatos pretos não dão azar. A cor do pelo está relacionada apenas à genética, e não à má sorte. Depois de serem reverenciados pelos egípcios, os gatos pretos foram perseguidos por séculos na Idade Média. Naquela época, eles eram considerados seres malignos, relacionados à bruxaria, e havia numerosos ataques e sacrifícios de gatos.

Mitos sobre animais de estimação: os gatos pretos dão azar

Hoje parece óbvio que os gatos pretos não são maus e que o fato de serem pretos não condiciona nossa sorte. No entanto, os gatos pretos ainda são os menos adotados.

Mito 7: Se um cachorro abana o rabo, ele está feliz

Nem sempre que um cão balança o rabo é porque ele está feliz. Cada comportamento deve ser estudado dentro do seu contexto. O mesmo padrão pode aparecer em várias situações. Abanar a cauda é sinônimo de felicidade em cães, mas também pode significar tensão.

Se um cachorro abana o rabo, ele está feliz

Mito 8: Nariz seco indica uma doença

Um nariz seco não significa necessariamente que um cão está doente ou com febre. A única maneira de saber a temperatura corporal de um cão é aferi-la por via retal, como é feito na prática veterinária.

Mitos sobre animais de estimação: um nariz seco indica uma doença

Esses são os oito mitos mais ouvidos sobre os animais de estimação. Agora que você já os conhece, pode compartilhá-los e mudar a maneira como as pessoas ao seu redor enxergam os animais de estimação.

Pode interessar a você...
O mito das raças de cães hipoalergênicos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O mito das raças de cães hipoalergênicos

O número de lares com cães aumentou nas últimas décadas. A questão que levantamos é a seguinte: há raças de cães hipoalergênicos?